Iluminação desenvolvi/ plantas


Recommended Posts

Olá amigos Aquariofilistas!!

Tenho um aquario 150x40x50 com 300lts +/- onde tenho discus dos quais até ja obtive criação... a meu problema é relacionado com a iluminação e com o desenvolvimento das plantas... é muito lento e muitas até morrem com facilidade... gostava que me ajudassem!!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de fornecer mais info.

 

Quantidade de iluminação em Watts, lampadas utilizadas e fertilização...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 x 40W Sylvania Gro-Flux... e pelo que ja me informei são mt fracas para as plantas... quanto ao fertilizante actualmente não uso nenhum porque tenho poucas plantas, de qualquer forma aceito sugestões. Relativamente à iluminação independentemente do valor gostava que me aconselhassem as melhores para as plantas sem esquecer os peixes claro (discos)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas que tens não são muito fracas para as plantas.

 

São é muito fracas para algumas espécies.

 

Se colocares Anubias, Echinodorus, Elodeas, Ceratophyllum, Vesicularia dubyana ( musgo de java ), Microsorium e muitas outras, não terás problemas com o desenvolvimento destas.

 

Eu próprio tive uma aqua de 1,50x50x60 com 2x36W por mais de seis meses e estas plantas e outras cresceram sem dificuldades.

 

O problema está quando se pretende colocar outro tipo de plantas tais como, Glossostigma, Eleocharis, Rotala, Eusteralis, Didiplis, Riccia ( submersa ) e muitas outras...

 

Se é este o caso, então aconselho-te a colocar 2x54W de tipo T5 ( lampadas com 16mm de espessura e 1,15mt de comprimento ).

 

Não terás mais problemas com iluminação...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso as únicas plantas que tenho são as anubias... a iluminação que tenho é T8, de qualquer forma acho que tenho pouca iluminação para o volume do aquário 300lts para 80W, diria que talvez deveria de ter prai uns 150W +/- corrige me se estou errado... e já agora os kelvins na iluminação são importantes?

 

Desculpa tantas perguntas e desde já obrigado pela paciência!!!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens Anubias, a iluminação que tens é suficiente.

 

O calculo de luz necessária para um aqua não se baseia apenas na quantidade de litros que este tem.

 

A altura da coluna de água e o comprimento do aqua também interferem.

 

No teu caso em particular e partindo do principio que irias colocar plantas exigentes, eu faria o seguinte:

 

1.acrescentaria T5 ( pois as T8 não conseguem penetrar muito bem na água a profundidades de 50cm ) 2x54W ( como tens um aqua de 1,50mt estas lampadas têm 1,15mt ).

Ficarias com 188W que ACREDITA chegam e sobram.

 

2. retiraria essas T8 que tens e colocaria T5 2x80W ( lampadas com +- 1,50mt creio eu ).

Ficarias com 160W de T5. Muito bom!

 

Atenção que 160W de T5 é muito mais luminoso que 160W de T8.

 

 

Quanto aos kelvin.

 

o kelvin é uma medida que visa definir a cor emitida pela lampada.

 

Existem no mercado varias especificações, desde 2000k até 20000k.

 

Na aquariofilia de água doce, aquilo que se pretende é recriar o ambiente dos rios.

Assim sendo, espectros na ordem dos 6500k serão ideais para traduzir a luz dos tropicos.

 

Mas é aconselhável ter uma amplitude espectral, isto é, se tiveres 4 lampadas por ex. colocarias 1 de 3700k, 1 de 5000k, 2 de 6500k.

 

Valores acima dos 10000k não são próprios para água doce, mas sim para água salgada.

 

 

Quanto às perguntas, estamos aqui para isso mesmo. :D

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação!!

Sendo assim acho que vou optar por comprar 2xT5 de 80W com o nivel de kelvins diferentes entre 3000 a 6500 k ... e substituo estas que tenho, é a solução mais simples pois não quero tar a comprar outra calha!!

 

Por acaso sabes +/- o preço que elas rondam!???

 

 

Desde já obrigado... Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Balastros electronicos T5 são caritos.

 

Houve aqui há uma ou duas semanas um membro que vendia um balastro T5 de 80W por 50 euros.

50x2=100 euros mais lampadas a 10 euros cada, mais reflectores a 15 euros cada e mais casquilhos IP67.

 

São caros mas são mais economicos e as lampadas tem uma vida útil mais longa.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.