Recommended Posts

Publicado

Boas.

Venho aqui para tentar perceber o que pode ter causado a morte de dois Ramirezis no meu aquário :roll:

Há cerca de duas semanas fiz uma remontagem no meu aquário (100x40x30). Como tinha tido uma praga de cianobacteria e algas, desmontei tudo, limpei os vidros, o areão e plantei o aquário.

No aquário só tinha 2 ottos que já lá estão há bastante tempo.

Mantive as mesmas matérias filtrantes e usei cerca de 20 litros de 30 litros de água do anterior.

No passado domingo comprei dois ramirezis.

Ambos estavam com excelentes cores na loja e com um aspecto saudável. Trouxe-os para casa, fiz a aclimatização e passado cerca de 30 minutos soltei-os.

Nesse dia como sai logo de imediato já não vi como ficaram.

Segunda-feira estranhei estarem os dois escondidos!

Eles passaram o tempo todo escondidos, nunca vinham comer, numa atitude que não é muito comum nos ramireziz e que achei que não podia dever-se à mudança uma vez que já tinha passado muito tempo.

Quarta feira à noite consegui ver um deles (era mesmo dificil porque se metiam no meio das plantas) e estava com a respiração bastante ofegante.

Fiz testes à água e obtive os seguinte valores:

ph - 6.4

gh - 3ºd

kh - 3ºd

Nitritos - 0

Nitratos - 0

(os testes são de tirinhas por isso os valores não são muito exactos)

Os únicos dois outros habitantes do aquário são os dois ottos que se encontram perfeitamente normais.

Como não tinha nem os nitritos nem os nitratos elevados retirei o co2 porque pensei que pudesse ser disso. Aumentei também a circulação da água e fiz ainda uma TPA.

Quinta feira à noite um deles estava morto :shock: (o outro estava já de lado, com a respiração muito acelarada...)

Hoje de manhã o segundo também morreu :shock:

Queria tentar perceber o que pode ter causado a morte de dois peixes aparentemente saudáveis...

Não queria meter mais peixes sem antes ter a certeza que não é nenhum problema com a água...

Alguma sugestão? :roll:

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

Aparentemente, falta de O2 dissolvido!

Estás a injectar CO2? Se sim, tens muitas plantas e muita luz?

Publicado:

Olá Regal

Sim, estou a injectar Co2. Mas só consegui pô-lo a funcinar regularmente a partir de 2ª feira à noite (quase dois dias depois de os ter no aquário)

Plantas tenho algumas sim. Não tenho o aquário a abarrotar mas está bem composto e todas as que tenho necessitam de muito c02 e luz

Tenho 2 garrafas de 1,5L a funcionar e tenho 108 watts de luz.

Também me lembrei que pudesse ser disso por isso é que retirei o Co2 na quarta-feira à noite, fiz uma TPa e aumentei a circulação (e consequentemente a oxigenação suponho) na aguá.

O facto de os dois ottos estarem normais leva-me a crer que possa não ser disso... mas também não sei... :shock:

Publicado:

valores nitritos em baixo tens duas opçoes

para sitas,

falta de O2

eu inclinava-me para a flata de O2, mas se dizes que os otos estavam bem...

ja alteraste a saida do filtro para teres circulaçao de agua no aquario? se nao alteraste, n tens como ter oxigenio a noite.

sem nutrientes na agua, as plantas tambem nao fazem bem a fotosintese, logo nao produzem oxigenio, e durante a noite ajudam-no a consumir.

no entanto dizes que os otos estavam bem, por isso a hipotese de parasitas n fica de parte.

smflogo.gif
Publicado:

Sim, os Ottos continuam normais.

Quanto à saída do filtro sim, alterei-a, aliás na quarta à noite até teriei alguma água do aqua exactamente para ter a água que sai do filtro a cair mais de cima, movimentando assim toda a superficie de água.

Quanto à falta de nutrientes para as plantas realmente continuo a ter nitratos a zero mas na terça-feira se não me angano, acrescentei uma porção de ferilizantes... mas não pareceu acusar... talvez não tenha sido em quantidades suficientes mas também não quero promover o crescimento (por si só já acelarado das algas!)

Há alguma forma de saber se foi falta de O2?

Ou alguma outra subtancia quepossa ter causado isso e que possa testar?

na hipoteses de parasitas só acho estranho terem sido logo os dois... e logo desde inicio...

Não sei que Ph tinham os peixes na loja... poderia um choque de ph causar isto?

Os unicos sintomas que tinham era a respiração muito acelarada. No corpo não encontrei qualquer marca, excepto a zona das gelras um pouco levantado o que julgo ser normal do esforço da respiração.

Publicado:

Algumas questões:

:wink: como verificar se há co2 a mais na água?

Suponho que haja testes próprios para isso... há mais alguma outra maneira de ver?

(como o meu difusor é uma pedra não tevo ter uma difusão assim tão boa que pudesse causar um excesso de co2, acho.. mas gostava à mesma de afastar por completo esta hipotese)

:D poderia um choque de ph ter causado a morte aos Ramirezis?

E algum outro elemento em excesso?

:wink: Há alguma loja na zona de Lisboa onde possamos fazer testes à nossa água?

Agradeço a quem puder ajudar!

Publicado:

Olá, pode ter sido variadíssimas coisas, mas pela descrição, nomeadamente, respiração ofegante e apatia, será falta de O2 ou excesso de CO2, mas pelo teu PH não acredito que estejas com excesso de CO2.

Mantiveste a luz apagada algum dos dias? Qual o período de luz acesa que tens?

Sim, também pode ser uma alteração de PH brusca!

Os Ramirezis são extremamente sensíveis. Já li em vários sites que são os únicos mais sensíveis que os Discus e, por isso, mantive um casal de Ramirezis junto com os meus Discus, enquanto estes estiveram a crescer, porque a garantia de saúde dos Ramirezis era uma garantia de que a água estava boa para os Discus.

Ficava mais assustado se fosse ao contrário. Se morressem os Ottos e ficassem os Rams.

Publicado:

Quando comecei a fazer injeção de CO2 no meu aqua comunitário, por sinal igual ao teu, passadas duas horas já tinha os peixes com respiração ofegante.

A solução rápida e eficaz foi a colocação de uma bomba de ar a produzir O2, que ainda hoje lá está, apesar de muito pouco aberta.

Eu só estou a usar uma garrafa de 1,5lt de CO2 e a pedra difusora está bem alta, e mesmo assim deu no que deu...

Agora tu com duas garrafas, e sem bomba de ar, ainda é mais complicado...

Abraço

Publicado:

nao acredito no excesso de CO2.

num aquario de 30l que tenho, com poucas plantas ainda, tenho uma garrafa de 1,5L a bombar forte e feio com um difusor de membrana ceramica e onde tenho bastantes camaroes, alem de um betta e kulies. nunca se queixaram.

quanto ao choque de PH talvez seja possivel, mas da experiencia que tenho com ramirezis eles nao são tao sensiveis assim.

smflogo.gif
Publicado:

Olá,

não me parece que seja falta de O2, os sintomas dessa falta são os peixes à superficie...eu tive falta de O2 com ramirezis e eles ainda aguentam bem e dirigem-se logo para a superficie.

Apesar de o teste indicar nitritos e nitratos = 0, penso que esteja ligado a isso e a niveis de amónia. Se limpaste o aquário à 2 semanas, possivelmente ainda estas a fazer o ciclo de azoto.

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com