Dúvida iluminação (mais uma....)


Recommended Posts

Boas, a semana passada fiz uma calha home-made e tenho agora la duas lampadas económicas brancas 2x 9w.

 

O meu aqua é de 35 litros e tem uma beca de plantas, antes tinha uma lampada de 20 w, coloco esta dúvida porque agora embora com menos potencia tem mais luz.(devido ao papel reflector).

 

obrigado pela atenção.

 

rui

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah foste rápido =) obrigado!

 

ok, as lampadas sao económicas, daquelas florescentes com casquilho incorporado sabes? (philips)

 

Vi-me obrigado a fazer uma nova iluminação porque a que vinha com o aquario era muito má, uma caixa de plastico colada a tampa com um casquilho...

Entretanto ao consultar o diy aqui do forum vi varios projectos de pessoas que trocaram as lampadas vulgares por lampadas económicas.

 

A questao é esta, eu tinha uma lâmpada de 20w antigamente (essa pifou).. e substituí-a por duas de 9w.(com a nova calha) é pouco watt?

 

estranhei porque agora o aqua tem muito mais luz...

 

tenho a impressão que ainda nao me expliquei bem.

 

um abraço

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

pera vamos ver se percebi:

 

ok, agora tens 2 lâmpadas de 9w fluorescentes com BALASTRO incorporado, não o casquilho incorporado :shock: (o casquilho é a "BASE" da lâmpada, estás a falar de um casquilho tipo E-27).

 

Como são fluorescentes, são MUUUUUITO mais económicas do que as incandescentes, logo, por exemplo, 20w de uma fluorescente, ilumina tanto como por exemplo 100w (mais ou menos, tou só a dar uma ideia) de uma incandescente. Tens um FLUXO LUMINOSO (LUMEN) semelhante, com potências tão díspares...

O que acontece é que gastas muito menos e iluminas tanto ou mais...

 

para a antiga ser uma lâmpada de 20w, não estou a ver que seja tubular fluorescente, pois para 35 litros de aquário, só se tivesses uma lâmpada de 60 cm!!! portanto, isso seria uma lâmpada incandescente?????

 

não sei, mas seja como for, já dá para teres uma ideia de que NORMALMENTE, quando as pessoas falam em 1 watt de luz por 1 litro de água, falamos em potência de luzes convencionais fluorescentes para aquário, logo cuidado com o tipo de lampadas diferentes. concluíndo, é bem possível que esses 9+9 watt sejam MUITO mais luminosos do que os 20watt antigos, mas agora também se tem de ver outra coisa: a temperatura de cor das luzes, que influencia também no aspecto visual da "coisa"

 

espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9w+9w=18w

 

tens 18w com essas lampadas que comparado com os teus anteriores 20w é praticamente a mesma coisa.

 

Tens é de certeza mais lumens, por isso te parece que tens mais luz.

 

Quanto ao aspectro das lampadas, quanto mais perto dos 6500k melhor, é a "cor" da luz solar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.