neons a morrer!!! aqua novo!!!


Carlos S.

Recommended Posts

Boas... tou a montar um aqua novo de 110Lts, a ideia era tentar reproduzir um biotopo amazónico com fauna e flora, pelo menos qualquer coisa parecida com isso mas com a agua cristalina!

O que se passa é que iniciei esta montagem á 15 dias e depois da agua estar com os niveis aceitaveis, visto que a agua ainda é nova( Ph-6,4 ; Kh-5 ; Gh-6; No2-0,3 ; Nh3-0), deu-me a pressa e toca de meter lá 20 neons verdadeiros, 5 camaroes nariz vermelho, 2 corrydoras panda, 6 tetra rosa... (pensei eu «eles aguentam-se e sempre ajudam a formar o ecosistema...»)

Pois por esta altura já só tenho 6 neons!!! (estão a ir a uma media de 3 por dia! :P ) e os restantes habitantes aparentam estar bem...

Eu penso q seja da agua ainda n estar estabilizada, mas...

 

Que me dizem? devo continuar a espera, por aí mais 1 mês, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, definitivamente foste depressa demais. A colónia de bactérias ainda não estabilizou e, como intrudoziste tantos peixes de uma só vez é provável que tenhas causado um pico de amónia e nitritos, substâncias nocivas aos peixes.

 

Se calhar a melhor maneira de tentares safar algum é procederes a uma tpa de 20% para reduzir o nivel de amonia e nitritos.

 

para prevenir, não sei se é possivel mas se tiveres alguem que te "abrigue" os peixes por mais cerca de um mês talvez nem tanto desses mais tempo para se recompor a colonia de bacterias os valores da agua estabilizarem. e depois re-introduzi-los mas gradualmente, por exemplo os 6 neons rosa, uma semana depois os camaroes e as corys e depois uma semanada depois 10neons e outra semana depois os outros 10.

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario é o Calypso da RENA 100x44x30, com filtro biologico interno do lado direito, com pré-filtro, carvão resinoso, ceramicas, estrelas, e esponja, o aquecimento vinha integrado, bem como a iluminação.

O substrato é Fundo Vivo, tem dois troncos de secoia e umas pedras olho de tigre.

 

A flora por agora são cabombas, valisnerias, umas anubias, umas glossostigma elatinoides p criar um tapete.

 

A ideia é por neons, tetras rosa, corridoras, rodostumos, tetra viuva, um ancistros pequeno, comedor de algas siamês (ainda na duvida), discus.

 

Um abraço,

Carlos S.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo ao forum.

Dizes:

deu-me a pressa e toca de meter lá 20 neons verdadeiros, 5 camaroes nariz vermelho, 2 corrydoras panda, 6 tetra rosa... (pensei eu «eles aguentam-se e sempre ajudam a formar o ecosistema...»)

 

Respondo:

Vai com calma.

 

O user Rafa best já te deu algumas dicas, aplica-as o máximo que possas.

Tenta utilizar algum "acelerador" de bactérias. Não é a solução, mas enfim pode ser que consigas minimizar o prejuizo monetário e a perda de mais animais.

 

Faz TPA's frequentes e mais uma vez vai com calma.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, num dia o aquário não tinha peixes e no dia seguinte... 33 vivos!

 

Se tivesses introduzido apenas os tetras e os corydoras talvez te tivesses safado.

 

Aliás, com 15 dias já se podem introduzir peixes num áquario, desde de que os mesmos estejam saudaveis e sejam resistentes por natureza.

 

O que aconselho:

 

Faz uma TPA de 20% ( com água sem cloro ) e deixa esses neons no aqua.

Se até segunda-feira não tiveres mais baixas, compra mais 2 para fazerem companhia a esses e formar um mini cardume.

Convém teres alguma plantação pois as plantinhas são boas ajudas nestas situações.

Se até Quinta feira não tiveres baixas, compra mais uns 3 neons e já chega por enquanto.

É que se esses neons não morrerem das más condições da água morrem de solidão, pois eles devem ser mantidos em cardumes de 6-8 no mínimo.

 

A partir deste momento, logo que os valores de nitratos/nitritos/amónia estabilizarem ( por esta altura já deves ter umas algas a passear ) metes uma equipa de limpeza composta por corydoras e otocinclus.

 

Se puderes compra um teste de nitritos, nitratos e amonia e controla estes níveis até teres valores aceitáveis.

 

COM CALMA! cabecadura

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para completar:

 

A alimentação deverá ser o mínimo dos mínimos (e não todos os dias)

Pequenas mudanças de água diárias.

Vai controlando a amónia e os nitritos e nada de colocar mais peixes nos próximos tempos.

 

Tem também atenção ao número de peixes que tencionas colocar. Um Discu adulto necessita de pelo menos 40 litros só para ele. Faz bem as contas cabecadura

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo Duarte, se ele não colocar mais neons, os que ele tem vão acabar por morrer de uma forma ou de outra.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos, já os estou a seguir... os testes tbm já tenho (kit nutrafin) e parece ser bastante fiavel.

Quanto aos neons continuo c 6!!! e as algas essa... ui, ui!!! o vidro da frente tá a ficar bastante povoado, mas acho q foi do acid buffer, enfim deixas andar!!!

Outra coisa!!! Os troncos estão a ficar povoados nas brechas e veios com algo parecido com um fungo branco (veludo muito pequeno)! Eu penso q seja das bacterias a alimentarem-se de algo, mas... penso que não seja prejudicial.

 

Obrigado pelos conselhos, uma vez mais... e sem duvida que estar no forum foi das melhores coisas que eu fiz pelo meu aqua!!! :( Tenho aprendido imenso, espero continuar...

 

Abraço, Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são os valores dos testes?

 

Os peixes tem aspecto saudavel?

 

Experimenta cheirar o tronco que tem esse fungo?

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi boas... tenho feito os testes todos os dias e os valores tem-se mantido

(PH-6.0; KH-3 ; GH-8; NH3Amonia-0; NO2Nitritos-0,3) acho que até são bons excepto o valor dos nitritos, mas...

Quanto aos fungos acho q não tem cheiro, pelo menos eu não notei nada, a agua é que está a ficar c um cheiro de agua velha, tipo a das lojas de aquariofilia.

A titulo de comparação, outro dia morreu um peixito e eu não o tirei logo, entretanto um dia depois já estava cheio desse ditos fungos, tipo um algodão branco! (esse sim tinha um cheiro pouco agradavel!)

 

Bem em todo o caso estou a fazer TPA regulares e os obitos parecem ter parado... :(

 

Um abraço,

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.