Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Apenas uma pequena pergunta, pelos setups que tenho visto de plantados pareçe-me que a luz do meu aqua não é suficiente.

Aqua é de 125 Litros com as dimensões: 81L x 50H x 36W cm

Neste momento tem a calha que vinha com o aqua 2x18W, e uma extra tambem de 18W, todas com refelectores.

As flurescentes são da Arcadia:

1 x "Original Tropical Lamp" ( http://www.arcadia-uk.info/product.php?pid...an=en&sub=&id=4 )

2 x "Freshwater Lamp" ( http://www.arcadia-uk.info/product.php?pid...n=en&sub=&id=4)

Tenho espaço para mais uma lampada, a questão é se já tenho luz suficiente ou mais uma lampada ajudaria as plantas, e se sim qual delas? Original tropical ou Freshwater??

Muito obrigado

Publicado:

Depende do tipo de plantado que pretendes.

Se quiseres ter Anubias, Echinodorus, Ceratophyllum etc... tudo bem.

Se quiseres ter Rotalas, plantas tipo tapete, Eusteralis, enfim plantas mais exigentes esquece a iluminação que tens. Nem com mais uma lampada de 18W chegas lá.

Se fosse a ti mudava o tipo de lampadas de T8 para Power Compacts ou de preferencia para T5.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

O problema é que provavelmente vais ter uma coluna de água de aprox. 45cm, o que é bastante para lampadas T8.

Ao inves de teres 4 x 18 = 72W de T8, tivesses 2 x 39 = 78W de T5 ( lampadas com 850mm de comprimento ) estarias muito mais bem servido pois a tecnologia T5 permite colunas de água até 60cm.

Também há tapetes e tapetes...

Se quiseres fazer um tapete de Marsilea crenata ou hirsuta não há problema.

Agora se falares de Glossostigma, Eleocharis ou Riccia começa a tirar esses balastros e a meter T5 ou no mínimo PCs...

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Que dizes se deixar a calhar original e adicionar dois T5? um da parte de trás do aqua e outro á frente? já estive a ver e na calhar apenas posso meter T5 de 24W pelo tamanho das lampadas, sempre ajudava mais não?

Publicado:

É uma hipotese.

Mas tenta saber preços primeiro.

A solução ideal é T5 mas os balastros são carotes.

Se achares as T5 demasiado caras podes sempre optar pelas Power Compacts que, embora usem a relativamente antiga tecnologia T8 permitem duplicar no mesmo espaço os watts disponíveis.

E são consideravelmente mais baratas.

Isto para não falar em HQIs pois parece que tens o aquário tapado, logo esta solução é inviavel.

Em suma:

T5 = bom e caro

PCs = médio e barato

À escolha do freguês...

Nota:

Aqui há uns dois meses eu comprei dois balastros da Arcadia T5 2x54W cada. O que dá 216 W assim de rajada para o meu aqua de 1,50x50x60.

Preço em Portugal? 150 euros no mínimo, cada.

O que é facto é que optei por colocar uma balastro de cada vez ( 108W entenda-se ) para não assustar muito os peixes.

De referir que tinha 2x36W T8.

Bem, eu quando liguei as duas T5 até me passei.

Percebi que até então estava às escuras no meu aquário.

São espectaculares. :lol:

Conclusão: Como não preciso do outro balastro pu-lo à venda aqui no fórum.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40686

Para teres uma ideia de quanto isto custa em Portugal:

150 euros ( preço de IP64, as minhas são IP67, melhores ) mais 30 euros por dois reflectores = 180 euros

Claro que sempre podes optar por uma solução DIY... :D

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Muito obrigado pelo teu tempo e pela informação :D

Estive a fazer uma pesquiza na net e encontrei os balastros para T5:

Arcadia - Electronic Starter Unit (Twin 24-39W waterproof ends T5)

http://www.fishfurfeather.com/arcadia-elec...-t5-p-3038.html

O preço é +- 85 euros pelo balastro + o preço das lampadas (10/15 euros cada T5 24W) e reflectores (não vi nada á venda, mas isso resolve-se facilmente).

Assim ficaria com 2 x 24W T5 e 2 x 18W T8 = total 84W para um aqua de 80cm.

Boa solução?

Publicado:

É das tais coisas que compensam comprar lá fora...

As minhas lampadas são Osram 860 54W e custaram 11 euros cada.

Como as de 24W são mais pequenas não podem ser mais caras.

Os reflectores podes ver aqui:

http://aquario-online.com/oscommerce/index...f59eec6e3cc8fd1

Se fossem 84W de T8 para 81 comp. x 50 altura diria que para tapetes pode ser complicado, mas como mais de metade são de T5 eu acho que vais ter sucesso.

Cuidado que as T5 são fortes e vais precisar de injecção de CO2 e fertilização a bombar bem. :D

Vai dizendo coisas...

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Eu já faço injecção de CO2 usando o kit da nutrafin:

nutrafinnaturalplantsystem_176.jpg

Já vi varias pessoas usarem mais que um kit nutrafin no mesmo aqua, sera necessario?

E tambem já adiciono fertilização todas as semanas, uso FE (ferro) e K (Potassium) e um que tem uma mistura de vários. Que mais recomendavas adicionar?

Publicado:

Quanto a fertilização recomendo que adiciones o que é necessário.

Se tens falta de ferro, bota pra lá ferro.

Se tens falta de potassio, bota prá lá potassio.

Basicamente, tens de perceber as necessidades do teu aqua e só após consegues saber o que tens de colocar, quando e quanto.

Quanto ao CO2, eu uso dois desses kits da Nutrafin. Um em cada ponta do aquário.

São eficazes se utilizados com a solução de fermentação caseira.

Para o teu aqua chega um kit desses.

Um pormenor:

Convém teres as TPAs em dia e fazer uma de 25% no mínimo antes de colocares as T5.

Não faças como eu, que espetei com 108W de repente e agora tenho um biotopo de Algas. :lol:

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:
Quanto ao CO2, eu uso dois desses kits da Nutrafin. Um em cada ponta do aquário.

São eficazes se utilizados com a solução de fermentação caseira.

Para o teu aqua chega um kit desses.

Um pormenor:

Convém teres as TPAs em dia e fazer uma de 25% no mínimo antes de colocares as T5.

Não faças como eu, que espetei com 108W de repente e agora tenho um biotopo de Algas. :lol:

Mais uma vez obrigada pelas dicas :) Ver se é desta que tenho um plantado como deve ser! hehe

Apenas mais uma pequena pergunta, como fazes a fermentação caseira? Eu compro os pacotes da nutrafin para esse efeito. Gostava de tentar fazer eu, tenho que andar sempre á procura disso nas lojas que quase nunca encontro!

As TPAs estão sempre em dia isso nunca falha ;) e quando adicionar as T5 fazerei entao uma TPA de 25% ;) thanks

:)

Publicado:

Eu uso uma receita que dura +- 3 semanas.

7 colheres de Sopa de Açucar

1 colher de Café rasa de Fermipan ( produto que se encontra à venda nos hipermercados Jumbo por ex. )

2 colheres Café de Bicarbonato de Sódio ( à venda também em qualquer hipermercado )

Encher de água sem cloro ( por ex. água engarrafada ou do aquário ) até à marca no interior da garrafa.

Ficas com CO2 para quase um mês e mais forte que o que a marca oferece.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Muito obrigado, vou tentar isso do CO2 caseiro! :lol:

Hoje depois do trabalho, passei na loja e comprei as T5.

Já está tudo no sitio e a funcionar, grande diferença que faz com as duas T5 :)

Comprei duas lampadas de 24W tambem da Arcadia "T5 Plant Pro", diz que tem 80% mais potencia que as normais.

Quinta feira recebo as plantas de tapete, vamos ver a diferença que noto daqui para a frente, é que axo que as minhas plantas estavao muito fraquinhas e maior parte delas acabavam por morrer.

Many thanks dude :)

Abaixo como ficou, meti o setting da maquina em manual para se notar a diferença ;) (ficou um pouco mais escuro que ao vivo, mas dá bem para notar a diferença)

Apenas as T8 ligadas:

before_989.jpg

Com as T5 ligasdas tambem:

after_301.jpg

;)

Publicado:

Pouca diferença... :oops::wink::wink:

Algumas pessoas duvidam da capacidade das T5...

Eu não.

Já agora tens um bonito aquário...

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:
Pouca diferença... :oops:  :wink:  :wink:  

Algumas pessoas duvidam da capacidade das T5...

Eu não.

Já agora tens um bonito aquário...

Thanks, ainda precisa de muito trabalho ;) mas acho que lentamente estou no caminho certo ;)

Hoje de manha fiz uma TPA como sempre, ver se não apanho algas com as novas lampadas. E no final da semana recebo uma encomenda de algumas plantas novas, incluindo duas de tapete.

Só agora reparei que és de Famalicão!! Eu nasçi em Famalicão mesmo ;) vivia nos arredores, na estrada que liga Famalicão á Povoa de Varzim em uma aldeia chamada Gondifelos, mundo pequeno ;)

Mais uma vez obrigada por tudo :)

Publicado:

Sou de Famalicão emprestado.

A minha esposa é daqui e vim acompanha-la depois de casarmos.

E tu, de Famalicão para Londres... é quase como passar de T8 para T5... um grande salto... :oops:

Como é o mercado de aquariofilia por aí?

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Foi um grande salto mesmo, mas um bom salto ;)

O mesmo posso dizer das T5 :D vou ver como as coisas correm com 2xT8 e 2xT5, se vir que não está como eu quero depois mudo as duas T8 para T5 tambem ;)

Mas é como tu disseste, o meu aquario antes estava ás escuras :P:?

Aqui em Londres até que nem á muitas lojas de aquariofilia, tenho duas aqui perto, uma apenas tropical, a outra com salgados tambem.

Mas a gente encontra muita coisa na internet em sites ingleses, por isso compro muita coisa online já que os preços são mais acessiveis. Encomendei online umas plantas a semana passada, chega na quinta, vamos ver se vale apena comprar online, é que nas lojas aqui perto não encontro nada de jeito é teem sempre a mesma coisa.

Que dizes mudar o difuzor do kit nutrafin com este:

gc_aquacup_med_866.jpg

gc_aquacup_lrg_238.jpg

Sera que irei benificiar? ou vai dar ao mesmo?

Publicado:

eh pá isso parece interessante... será eficaz?

eu conheço é malta que usa (tal como eu ;) ) soluções DIY onde colocam uma caixa cilíndrica de rolo de fotografia virado ao contrário, para acumular na saída da pedra difusora, as bolhinhas de CO2, ao invés de subir logo para a superfície. Eu não tenho assim, mas estou MESMO a pensar usar isso, porque vejo muitas vezes que pela movimentação de água na superfície, que as bolhas rapidamente sobem e desaparecem.

Publicado:

Ola;

Parece-me um difusor com membrana ceramica, se for então é dos melhores difusores que conheço ( devo estar a receber um que mandei vir da alemanha), o meu receio nesses difusores ( os de membrana) é no caso das sujidades/algas se agarrarem a membrana; será facil de limpar/ não corremos o risco de se rasgar?

Quem tenha que responda a esta pergunta sff.

Publicado:

Apenas um update, desde que meti as novas T5 tenho visto cresçimento fora do habitual, e pela primeira vez no meu aquario vi as plantas a fazer "pearling" :lol:

Pareçe que aquilo está a dar resultado :D

Publicado:

No meu aqua até parece que chove lá dentro, só que de baixo para cima... :D :D

Só agora reparei que compraste duas lampadas com espectro plant grow.

Cuidado com essas meninas pois podem promover o crescimento de algas. :lol:

O ideal é variar nos espectros... tipo daylight, sunglo e 10000k.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:
Só agora reparei que compraste duas lampadas com espectro plant grow.

Cuidado com essas meninas pois podem promover o crescimento de algas.  :lol:  

O ideal é variar nos espectros... tipo daylight, sunglo e 10000k.

Não tenho as T5 ligadas o mm numero de horas que as T8, tenho as T5 ligadas apenas 7 horas, e as T8 10/11 horas. Faz tipo um efeito do nasçer e por do sol lol

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!