Descodificação de informação de uma lâmpada


Recommended Posts

Tenho uma lâmpada que vinha com uma calha aquapor e não percebo algumas coisas que ela tem escrito. Já pesquisei algumas coisas mas como é uma lâmpada em particular gostaria de saber.

 

F 30 T8 / GR

 

A única coisa que percebo é que são T8 e comprova-se.

Depois do workshop no aniversário fiquei mais interessado por a parte de iluminação :roll:

 

Gostaria de colocar uma lâmpadas que deitem uma luz mais branca e não tão amarelas como estão. Algum desses número/letras me diz se é por isso que é mais amarela?

Os 30 serão os kelvins?

 

Obrigado desde já.

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para tentar já começar a responder, encontrei este texto:

 

"Temperatura de Cor: Temperatura de Cor é a grandeza que expressa a aparência de cor da luz, sendo sua unidade o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor , mais branca é a cor da luz. A luz quente é que tem aparência de cor amarelada e a temperatura de cor baixa: (menor que 3000 K). A luz fria, ao contrário, tem aparência azul - violeta, com temperatura de cor elevada: (6000 K ou mais). A luz branca natural é aquela emitida pelo sol em céu aberto ao meio dia, cuja temperatura de cor é 5800 K."

 

 

- Pelo que percebi e se a informação está correcta o que procuro é lâmpadas com cerca de 5800 K.

 

- se aquele 30 for 3000K já tenho a razão por ser amarelada.

 

- vou abandonar as marine glo por não gostar do efeito nas pedras escuras do meu aqua mas gostaria que ele ficasse branco e não amarelo.

Alguém sabe os kelvins da marine glo já agora para puder comparar. vou pesquisar tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

F 30 T8 / GR

 

F será de fluorescent

30 será de 30 watts

T8 será de 26mm

GR é concerteza GROLUX que são as lampadas que acompanham as Starpor...

 

Tens a certeza que a lampada não tem mais nenhuma informação?

 

Para teres lampadas com luz branca tens de procurar temperaturas na ordem dos 6000 kelvin.

 

As lampadas não têm temperaturas pré-definidas.

 

Por ex. o Oinq disse que apenas conhece 5400 e 6000.

Eu tenho em minha casa por estrear três lampadas T8 de 5600 kelvin, com IRC 9 da OSRAM.

 

Deve haver mais alguma observação na lampada que tens...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar e eis o seguinte:

 

Grolux é da Sylvania como todos devem saber.

 

Esta lampada é propositada para crescimento de plantas e estimulação da fotossintese.

Temperatura de 3000 kelvin.

 

Se tens apenas esta lampada no aqua, aconselho-te a trocar por uma de 5500 a 6500 kelvin.

 

Se outras para além desta, tenta colocar temperaturas nas outras lampadas da ordem dos 6000 kelvin.

 

Dá uma vista de olhos:

http://store.aquaristic.net/AQ93470f3cf53b...6100+1143122690

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Obrigado pelos esclarecimentos!!

 

Penso que está explicado então.

 

O aquário é de ciclideos africanos e neste momento tem 3 lâmpadas, é uma calha de 2metros que vinha com 4 lâmpadas, mas meti-me a inventar e retirei um balastro e uma lâmpada, para ver como ficava com 1 marine glo atrás e 2 dessas sylvania à frente (não gostei pelo azul nas pedras mas tambem não gosto de ver o amarelo!!)

 

Portanto acho que vou trocar as lâmpadas actuais por outras na ordem dos 5500 a 6500 kelvin como sugeres.

 

Um amigo aconcelhou estas:

- sylvania - 860 deluxe,

- Osram - 865

 

Agora é só escolher umas e ver o efeito. ( com a marine glo os azuis dos peixes ficavam mais bonitos mas o efeito no aqua com pedra escura não estava tão porreiro como no que eu tinha antes com pedra branca).

 

Não sei se combine as actuais com 1 ou 2 novas ou se coloque todas novas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas Marine Glo há quem goste do efeito e há quem não goste.

 

Como não tens muitas plantas não vais necessitar de muita luz.

 

E convem não stressar os meninos yikes com demasiada luz.

 

Deixa ficar a Marine Glo e acrescenta duas da Sylvania ou da Osram com essas referencias.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois só que agora só com uma marine glo nota-se bem a diferença de amarelo e azul nas pedras e não fica um efeito muito giro.

 

Vou comprar duas novas etentar com a marine e pode ser que não se note tanto a diferença do azul, senão deixo uma das de 3000K e pronto.

 

Já agora se alguém quisere 2 lâmpadas dessas de 3000K, têm pouco uso, não faço ideia do preço portanto uma troca por anubias ou valisnérias serve.

 

EDITADO: Ahh e os kelvins da marine glo de 30w alguém sabe?? no site da hagen não diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por ex. o Oinq disse que apenas conhece 5400 e 6000.

Eu tenho em minha casa por estrear três lampadas T8 de 5600 kelvin, com IRC 9 da OSRAM.

 

não as compraste numa loja de material electrico... Ainda ontem tive com o catalogo da osram na mao, e no dito catalogo ( com o material comercializado em Portugal ) com IRC 9 com existe uma lampada ( ja não me recordo qual ) e as outras, grande parte delas temos de ficar a espera 2 ou 3 semanas que venham do distribuidor europeu...

 

as mais curriqueiras são mesmo as 840 e 854

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um amigo que trabalha numa empresa de instalação de material electrico e ele arranjou-me três que estavam encostadas no armazem.

 

Por acaso já verifiquei no site myosram e não encontro nenhuma 956 como as minhas.

 

Eventualmente já deixaram de as fabricar... yikes

 

Acho que as minhas, por terem IRC 9 são da gama De Luxe ou Du Luxe...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui a dois AKI's e nada de 90 cm - 30w ...

 

Depois passei numa lojita na minha zona e tinha umas philips 765.

Ainda não as coloquei mas vou ver isso mais daqui a pouco.

 

Uma coisa que reparei que das outras nem sei é a eficiência energética,

estas são de classe B. É substancial a diferença de A para B. É normal ser B?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lampadas de 30W usadas na construcção com os K que queremos não é muito facil encontrar ou talvez não existem. Facilmente encontra-se em casas da especialidade os tamanhos mais standart.

Relativamente ás lampadas de IRC 9, a osram ainda fabrica mas informaram-me, bem ou mal, que essas lampadas emitem radiações ultra-violetas. Penso que não seja boa ideia para os nossos peixinho.

Por isso aconselho a sylvania 860 ou a osram 865, são as que refletem as cores naturais dos peixes e podem-se comprar cada uma entre 1€ e 2€, conforme os tamanhos.

Lampadas salgadeiras no meu não entram.

 

Cump.

Jorge Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Relativamente ás lampadas de IRC 9, a osram ainda fabrica mas informaram-me, bem ou mal, que essas lampadas emitem radiações ultra-violetas. Penso que não seja boa ideia para os nossos peixinho.

Quanto a isso também não posso dizer nada. Apenas que depende do UV. Se for UV perto do visível, creio não haver grande problema, pois é menos energético e até é bom.

Por exemplo nós humanos, necessitamos de apanhar um pouco de raios UV para passar de Vitamina Pro D a Vitamina Pre D e consequentemente, a Vitamina D. Daí que se aconselhe levar os "putos" à praia :lol:

 

Além do mais, que o vidro (creio ser do que os tubos das lâmpadas são feitos) absorve grande parte dos UV (mais energéticos) emitidos no interior da lâmpada.

Se assim não fosse estavamos um pouco tramados :lol:

Salvo erro, a excitação -> desexcitação dos átomos de mercúrio no interior da lâmpada produz radiação UV, na boa. Depois temos é os fósforos depositados na lâmpada para converter em radiação visível.

 

Mas mesmo que não sejam absorvidos pelos fósforos, devem ser retidos pelo vidro do tubo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei aquelas lâmpadas e ficou logo melhor. Pelo que tou a perceber se em vez de uma 765 colocasse uma 865 iria ter mais intensidade de luz...

 

Caso ainda encontre e visto que são baratas ainda experimento as da osram ou sylvania. Estas philips ainda foram 7 euros!!

 

Já agora na questão da eficiência energética ser A ou B não tem grande diferença? Já tentei procurar nas GLO's só para comparar mas tb não encontro.

 

Obrigado pelas explicações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com T8 só se arranja classe B, penso eu de que.

 

O facto de ser 765 ou 865 não tem nada que ver com intensidade de luz.

 

Esse valor é indicativo da qualidade de reprodução de cor das lampadas.

 

Quanto maior ( máximo é 9 ) melhor são reproduzidas as cores.

 

Para aquários apenas recomendo valores de 8 ou 9...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Carlos

 

no aquario que vou montar vou por lampadas de 10000k. Isto porque, como não é para plantas, esta cor realça muito a cor dos peixes. È uma luz muito branca, já com uma pequena incidencia nos azuis.

 

Em T8 de 30wts com esta cor tens a aquastar da sylvania e podes comprar por exemplo no Leroy e Merlin em Mem Martins

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá luis,

 

pois nas pesquisas feitas hoje tambem já reparei que essa loja é que deve ter.

 

Não sei se estou errado mas as marine glo da hagen teriam 18000K?

Vou esperar para ver o efeito no teu aquário :D estas de 6500K já dão um efeito porreiro (se quiseres ver é só dizer).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lampadas com 10000K vai realçar muito os azuis mas vai esconder os amarelos.

As cores predominantes nos mbunas são o amarelo e o azul, com 6000 K consegue-se o equilibrio entre as essas cores.

Eu ja tive uma lampada com 10000K, realmente os peixes ficaram muito bonitos, os azuis, mas os amarelos ficaram com a cor um pouco escondida.

 

Cump

 

Jorge Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Product Details: L 58W/865 FLH1

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

EAN/ Product : 4050300517933

Product description: L 58W/865 FLH1

Miscellaneous: Further information and pictures available here

 

General Description

Base G13

Energy label A ;)

ILCOS FD-58/60/1B-E-G13-16/1500

 

Technical - Electrical Data

Luminous Efficacy in lm/W 86 lm/W

Rated wattage in Watts 58 W

 

Technical - Light Technical Data

Luminous output in lumen 5000 lm

 

Technical - Colors

Colour appearance LUMILUX Daylight

Colour rendering group 1B

Colour rendering index (Ra) Min. 80 Max. 89

Colour temperature in Kelvin 6500 K

 

Technical - Geometries

Length in mm 1500 mm

Tube diameter in mm 26 mm :oops:

 

Technical - Life

Average lamp life in hours 20000 h 1)

Economic life in hours 18000 h 2)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois por acaso passei num outro sitio onde tinha lampadas e reparei que algumas t8 tinham classe A também.

 

Agora isto da eficiência energética é ao nível da prestação da lâmpada ou ao nível de consumo? uma lâmpada de 30 watts gasta sempre 30w quer seja classe A ou B ou não é bem assim?

Penso que não é relevante mas já agora caso alguém saiba uma resposta fica aqui mais uma informação para quem está a ler.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há o consumo energético que no caso especifico é de 30W.

 

E há o aproveitamento que se consegue fazer destes watts em iluminação.

 

Quanto maior for a classe energética, melhor é o aproveitamento destes watts, logo se quisermos colocar as coisas desse modo, mais iluminação teremos.

 

Exemplificando:

uma lampada de 30W classe B pode iluminar o equivalente a 26W

 

uma lampada de 30W classe A pode iluminar o equivalente a 29W

 

Os vulgares focos ( há quem lhes chame foxes :shock::wink:;):lol: :lol: ) de halogéneo que temos nas habitações por ex., devem ter uma classe energética muita baixa pois parte da energia consumida é desperdiçada em calor.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.