Algas castanhas???


matchus

Recommended Posts

Recentemente começaram a aparecer zonas acastanhadas em vários pontos do aquário, quer no areão, quer nas plantas (artificiais), já por 2 vezes que limpei completamente o aquario, mas acabam sp por aparecer. Alguém sabe como acabar de vez com isto?

 

Não tenho plantas naturais no aquario, limpo o filtro e mudo 30% da agua de 2 em 2 semanas. Nenhum peixe costuma ficar doente nem morre nenhum, mas o aquario assim fica feio.

 

Já agora; quais as plantas naturais com que eu poderei começar? Aquario de 60*30*30.

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Carlos

 

Um dos "mitos" que circula pelos fóruns de aquariofilia é que as algas castanhas são indício de falta de luz e as verdes de excesso de luz.

No entanto há outras condicionantes, como o excesso de alimentação ou o excesso de nutrientes na água.

 

Os "problemas" de algas castanhas que já tive foram sempre em águas novas e com poucas plantas naturais. Depois de ter peixes e plantas naturais começaram a desaparecer as "sombras" castanhas pelo aquário. Também ajudou revolver um pouco o cascalho de vez em quando.

 

Por isso, fazer uma limpeza total ao aquário e mudar a água toda também favorece o aparecimento destas algas.

 

Verifica a quantidade de luz que tens e acrescenta algumas plantas naturais que consomem os nutrientes e não deixam as algas desenvolver.

 

Quanto às plantas, dá uma vista de olhos neste site http://www.tropica.com e vê quais se adaptam melhor às condições de luz que tens e o grau de dificuldade em mantê-las.

 

Espero ter ajudado

 

Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Realmente eu tenho o mesmo problema, apesar de fazer a mudança de a 25% da água de 2 em 2 semanas, e aparentemente os peixes se encontrarem todos bem de saúde, confesso que desde há 2 meses para cá tenho tido o mesmo problema sem nenhum resultado práctico. Já mudei completamente a àgua ao meu aquário e no entanto estou constantemente assolado por essas algas, verdes no meu caso.

Li aqui que possivelmente se deve ao excesso de luz, é mesmo assim?

É que sempre o tive no mesmo sitio e não encontro nenhuma explicação para nada anormal que tenha acontecido.

Desde já o meu muito obrigado por este fórum que realmente faz falta a pessoas leigas, como eu. (assim como a menos leigas, claro) :)

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais