ph baixo - como manter o equilibrio


joel

Recommended Posts

o meu aqua. tem 1m e depois de muitos meses a fazer o ciclo (sou novo nisto) introduzi 2 palhações que morreram em pouco tempo. entretanto mudei a água toda e passei a utilizar a osmose inversa o que contribuiu para um bom desenvolvimento da alga coralina. à cerca de um mês introduzi 7 camarinhos. 2 morreram (apareceram agarrados à bomba de circulação) e 3 desapareceram - isto de forma progressiva e não ao mesmo tempo. ontem medi os parâmetros e estão todos normais à excepção do ph=6, o KH é de 5 mg/l. como tenho algumas algas verdes (incluindo caulerpas) penso que pode ser dioxido de carb. em excesso.

como o aqua. é pequeno estou a pensar fazer mudas de agua de 5% todas as semanas (ate agora fazia 10% de 15 em 15 dias) e tirar todas as algas verdes.

no aqua. tenho uma rocha pouco calcaria que trouxe da praia de Porto santo e q apesar de ter desenvovido alguma alga coralina,estou a pensar tirar deixando só as rochas de coral.

 

agradeço a vossa opinião/sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola ricardo

Nem sei por onde começar, mas um aqua que ao fim de meses que tem esse parametros muita coisa deve estar mal bigsmile Começado pela rocha pelo que percebo nao tens rocha viva nenhuma, logo ai nao te faz nada a rocha que tens dentro do aqua, nao referes a areia que meteste tb....e para nao falar das mudas de agua o que utilizas? outra coisa fazes adicao de agua como?osmose com kalk ou sem?

Para Ja penso que xega

abraços boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes indicar o setup que tens no aquário?

Para te poder dar umas ideias/opiniões tens de indicar é qual o escumador, quanta rocha tens que tipo de substrato circulação etc....

 

Assim é muito vago.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Joel,

 

Tens a certeza que tens água salgada no aquário? :D

Desculpa a pergunta mas um pH de 6 é impossível a níveis normais de salinidade, assim como o KH tão baixo. Dessa forma é impossível suportares vida marinha nesse aquário. Certifica-se desses parâmetros e da salinidade.

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

as caracteristicas do meu aqua:

aquario= 100m

rocha viva= +- 20kg

2 bombas circulação lifetech 1500 l/h

1 escumador prizm

2 camarinhos (eram 7)

areia de aragonite

mudas de água de 10% - quinzenal e com água de osmose e sal da red sea

2 lampadas t8 (uma é actinica)

 

os parametros estão tds correctos c/ excepção do ph que é baixo (notem que o KH tem os valores correctos- usei 2 tipos de teste).

ontem tirei toda a alga verde (incluindo caulerpa) que estava agarrada à aragonite deixei apenas umas poucas agarradas á rocha. uma das rochas é pouco calcaria (as outras comprei nas lojas)devo tirá-la?

as bombas permitem ligar um tubo de borracha por onde entra ar, será que posso faze-lo para provocar mais agitação na água ou isso é nocivo e vai prejudicar os futuros habitantes?

 

em suma, o que me sugerem?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tens essa areia de aragonite é impossivel teres um ph tao baixo, eu tenho aragonite e faz de tampao ao ph... anda sempre na volta dos 8.5..

 

a tua areia n deve ser aragonite....

 

nao metas isso nas bombas, os corais nao gostam...

 

a iluminaçao ta muito fraquinha mesmo 8)

 

:P

sousa3.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verifica o ph e o kh com testes novos.

Verifica a salinidade com um densimetro pois podes estar a adicionar pouco sal nas mudas de água.

Se a areia que tens é mesmo aragonite o teu teste de ph deve é estar mesmo estragado.

Será que adicionaste algum produto à base de acidos para, por exemplo, matar aiptasias ?

Relativamente à iluminação, adiciona mais uma T8, eu no meu antigo de 200 L tinha 2 T8 de 30 W, 1 power glo, uma life glo 2 e uma actinica azul, mas também só tinha corais moles.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Joel,

 

não sei como está a tua situação...mas adicionas Kalkwasser? se não devias, já que o Kalk (hidroxido de calcio) ajuda-te a manter a reserva alcalina e ajuda a estabilizar o Ph.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais