Recommended Posts

Publicado

olá a todos,

gostava de saber se se podem usar medicamentos num aquário comunitário, e até que ponto podemos controlar uma doença que manifestamente ainda não se mostra, mas que pode estar lá? (pelo próprio contacto entre peixes)

imaginem, têm 1 peixe doente, outro que aparenta começar com o mesmo sintoma, poderiam trata-los no comunitário, e assim evitando a propagação aos outros?

obrigado!

p.s. desculpem abrir este tópico tendo o outro a correr cujo tema é semelhante, mas penso valer apena até pq o tópico é mais sugestivo e o texto MUITO menos maçador :shock::lol:

Publicado:

Posso te dizer que neste momento estou a fazer um tratamento com Flagyl, porque suspeitei que um disco(juvenil com +- 5cm, com 3 semanas no aqua) estivesse com parasitas intestinais, apenas suspeitei... não comia, estava-se a esconder, parecia apático. Neste momento(3º dia de tratamento) já vem procurar comida, mas só se for larva de mosquito vermelha, de inicio até flocos comia e granulado também, agora anda armado em esquisito com a comida... até na artémia ele pouco pega.

Tenho os discus juntamente com outras especies, penso não existir problemas em estar a realizar o tratamento, mas não sou a pessoa mais indicada para te responder a isso, alguém com mais experiência nesta matéria, seria útil aqui.

Cumps.

Publicado:

amanha tenho de ir comprar medicamento para combater a doença... que medicamentos posso colocar em comunitários? as embalagens dizem isso taxativamente?

é para combater ICTIO, que se manifestou primeiramente com um aveludado, num só peixe, e agora está em quase todos os peixes... em forma de pintas brancas!

Publicado:

já vem procurar comida, mas só se for larva de mosquito vermelha

:roll::roll::roll:

umas das grandes causas dos parasitas...sao as larvas de moskito

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Publicado:

O primeiro passo é um diagnostico acertado, é melhor ver melhor, poque o ictio e esses sintomas de pele aveludada podem ser coisas diferentes, depois regra geral se respeitar as dosagens não há problema em usar no comunitario, e normalmente nos folhetos dos medicamentos diz se afecta peixes, bacterias dos filtros ou plantas, mas atenção que há peixes sensivies aos tratamentos, normamente peixes sem escamas

Publicado:
poque o ictio e esses sintomas de pele aveludada podem ser coisas diferentes

creio ser mesmo ictio, o synodontis apresentava um "aveludado" mas que agora passou a ser pintas pequeninas brancas, em todo o corpo, mt mais pequenas do que o tal aveludado... de resto os outros peixes demonstram as pintinhas nas barbatanas, por exemplo (escalares, ramirezi´s - se bem que estes ultimos no corpo também - etc), ou em todo o corpo (pleco)

ok espero escolher bem o medicamento que não me afecte em demasia o comunitário :roll: obrigado!

Publicado:
já vem procurar comida, mas só se for larva de mosquito vermelha

:roll:  :roll:  :roll:  

umas das grandes causas dos parasitas...sao as larvas de moskito

Eu sei que muitos dizem isso, porém outros tantos dizem o contrário... é complicado... se pesquisares por criadores de discus na net, vais encontrar várias opiniões acerca disso. Ainda mais por serem larvas congeladas, diminuindo e muito o risco de infecções. Mas este discu não pega em mais nada...