Recommended Posts

boas

tenho um minireef com 100 cm.

adquiri uma calha com uma lampada de 150 w, 12000 k

gostaria de saber a que altura da agua devo colocar a calha.

já a tive a 25 cm, dava uma tonalidade fantastica, mas penso que será luz a mais.agora coloquei-a a 42 cm. estará bem?

obrigado

RUI36

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais próxima da superfície:

 

maior a "quantidade" de luz que chega ao fundo; (BOM)

maior o efeito negativo na temperatura; (MAU)

maior a frequência com que tens de limpar o vidro da calha; (MAU)

mais concentrado fica o foco o que num aquário baixo pode significar muitas zonas mal iluminadas (MAU).

 

Penso que o equilíbrio destes factores, dependendo dos corais que vais ter no aquário, estará entre os 10 e os 20 cms mais coisa menos coisa.

 

Um aspecto é importante: quando procurares o ponto óptimo começa da maior para a menor distância e faz isso gradualmente (1cm/dia). De outro modo podes provocar um stress muito elevado nos corais que não têm tempo para se adaptar ao aumento da "quantidade" de luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

Tenho lido varios artigos de fabricantes(no meu caso aquamedic) que recomendam 40 cm, por ex aqua com 50 altura e 150 w de hqi???????????

sendo assim como posso por a 15, 20?

no entanto está colocada a 20 cm, pois 40 é muito.

existe algum site onde eu possa verificar o cone da luz, isto é neste caso a minha lampada tem 15 cm +/-,supondo a lampada 1 ponto, gostaria de saber qual o tamanho da base do triangulo, em que a luz é eficiente, e assim det a altura cientificamente e não a olho.

espero me ter feito entender

cumprimentos

RUI36

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha está no máximo a uns 10cm do topo da água e consigo manter uma temperatura de 26.

Tenho 60cm de altura.

 

Quando o tempo aquecer terei de a subir com toda a certeza mas até lá...

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais