Recommended Posts

Publicado

Olá a todos :?:

Preciso da V/ ajuda experiente para resolver o problema :?: dos meus peixes.

Tenho Colisas, Neons, Corys, Bótias, Otos e alguns Guppies num aquário com +- 100 L com um filtro ext.(440l/h).

A temp. está a 26º

O Ph a 7,5

Os nitratos a 25mg/l (já estou a baixá-los)

Os nitritos e amoniaco estão no minimo.

Tenho o aquario à +- 4 meses e sensivelmente à 2 começei a ver os guppies a coçarem-se contra as pedras e plantas, mas muito pontualmente e sem mais nenhum sintoma. Não fiz nada porque pensei ser normal ;) , no entanto à cerca de 3 semanas notei que se coçavam mais, e agora também os colisa, neons e bótias...

Fiz um tratamento com saprocont. Subi a temp. 3º, retirei o carvão activado do filtro e deixei as esponjas e a cêrâmica. Passadas 2 semanas fiz uma TPA e limpei o filtro (a cêrâmica estava verde).

Os peixes continuam a coçar-se... :D

Peço a V/ ajuda para me ajudarem a identificar o problema, e qual a sua resolução.

Vi na caixa da cerâmica que esta se deve retirar durante tratamentos. Concordam?

Agradeço desde já a V/ ajuda.

:)

Célia

Publicado:

Olá,

Primeiro, muito cuidado com os medicamentos e os bótias. Os bótias são muito sensíveis a certo tipo de medicamentos.

Os nitratos a 25mg/l

Estão muito altos.

O problema pode estar aqui. O excesso de nitratos pode estar a provocar irritação no peixe o que os leva a coçar.

O ideal era baixares esses nitratos e esperar uns dias para ver se os peixes melhoravam. Se continuassem na mesma aplicar outro tipo de medicamento.

Vi na caixa da cerâmica que esta se deve retirar durante tratamentos. Concordam?[/quoet]

Isto é para que os medicamentos não matem as bactérias que estão na cerâmica. Eu nunca tiro nem vejo necessidade...

Muitos medicamentos não fazem nada às bactérias ou se matar algumas não é muito importante.

Os nitritos e amoniaco estão no minimo

O que é o mínimo? Bom era mesmo zero! :wink:

Como já dissemos no outro post se tens nitratos na água, em princípio, a colónia de bactérias do filtro está Ok. Estas é que transformam a amônia em nitrito e depois nitrato.

Tens de baixar o valor dos nitratos. Vê novamente se a água da torneira está Ok.

Troca um pouco de água todos os dias até baixarem.... Limpa sem muito bem as esponjas/lã do filtro. Se for preciso todas as semanas.

Dá notícias.

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Isto é para que os medicamentos não matem as bactérias que estão na cerâmica. Eu nunca tiro nem vejo necessidade...

Muitos medicamentos não fazem nada às bactérias ou se matar algumas não é muito importante.

Concordo com a ideia de baixar os nitratos urgentemente e de pores os nitritos e amoniaco a 0.

Não partilho da ideia de não tirar a filtragem biologica' date=' pois existem medicamentos que matam completamente as bacterias, pelo menos é o que diz nas indicações do Furanol da JBL. E que caso não seja possivel retirar a filtragem biologica durante o tratamento, após o mesmo temos de reactivar o filtro com outro produto que agora não sei o nome, que basicamente são bacteria engarrafadas.

Haja saude!

João[/quote']

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Publicado:

Olá,

Normalmente quando se trata o peixe este deve ser isolado num aqua hospital. Como parte dos tratamentos incluem (a maior parte, senão todos) nas muitas trocas de água não nos temos de preocupar com a colónia de bactérias nos filtros bem como amônia/nitritos/nitratos.

Quando o tratamento é feito em aquas comunitários é preciso de facto ter cuidado.

pelo menos é o que diz nas indicações do Furanol da JBL

Sim, mas a maior parte dos medicamentos diz isso. É para jogar pelo seguro.

O ano passado fiz um tratamento com Bactopur Direct durante 1 mês no comunitário.

Amônia 0; nitritos 0... nitratos subiram para os 5mg/l... ( nos primeiros 15 dias)

Depois da TPA os nitratos baixaram e nunca mais subiram (nos restantes 15)...

Parto do princípio que não tive problemas nos filtros. Certo?

A ideia das "bactérias engarrafadas" é uma solução... mas aqui à tempos li, se não me engano neste fórum, que as bactérias podem vir mortas. A garrafa tem de ser guardada a uma temperatura específica (baixa) o que muitas vezes não acontece. Ao colocares isso no filtro estás a aumentar, se não me engano, a amônia (corrijam-me se tiver enganado).

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá !!

Quando foi a ultima vez que aspiras-te o areão ?

Deves aspirar o areão, pois pode ser esta a razão dos nitratos...

Quanto as ceramicas... Só se deve retirar o filtro biologico do aquario quando se faz tratamento que possa interferir nas bacterias. Então faz-se o seguinte: retiram-se os cestos com as ceramicas, colocam-se num balde com agua do aq. coloca-se uma pedra difusura e alguns flocos...E assim pode se ter o filtro a trabalhar no aq. É claro que esta situação só se deve manter durante o tratamento, que normalmente dura entre 3 a 5 dias apos isto deve-se mudar entre 50 a 80 % da agua e recolocar as ceramicas no filtro...

Existem pessoas que defendem que se deve lavar o filtro biologico de 3 em 3 meses, com agua do aquario...E deve-se lavar o filtro mecanico, pelo menos de 15 em 15 dias...

Quanto à doença: Verifica se os peixes têm os operculos bem abertos e se respiram bem, pois podem ser parasitas nas guelras...

Boa Sorte

Publicado:

Bem eu...

Nunca aspirei o meu areão.

Limpeza ao filtro mecânico / biológico, só quando a água começa a ter partículas em suspensão.

Mas e daí também tenho o aqua bem plantado :roll:

Problema:

Excesso de nitratos (pouco provável) ou micro-parasitas. Estes podem atacar as guelras, intestino e barbatanas e são invisíveis a olho nú.

Solução:

Trocas parciais de água e se os sintomas se mantiverem, Waterlife Sterazine nos dias 1 3 6 8 e 10.

Beijinhos,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Olá a todos ;)

em primeiro lugar peço desculpa por responder só agora, mas acreditem que tenho tido uns dias complicados... :)

Mais uma vez obrigado pela V/ disponibilidade e ajuda.

Em relação ao meu problema e respondendo as V/ dicas:

- Os peixes já se coçavam antes da subida dos nitratos, sempre tive os nitratos a 0 mg/L, só durante o tratamento c/ saprocont é que subiram.

com TPAs tenho conseguido baixá-los,

- Os valores dos nitritos e amoniaco estão realmente a 0 mg/L,

- Antes de fazer uma TPA, verifico sempre os valores da água da torneira, e tenho a sorte de estarem sempre a 0 mg/L...(nitritos,nitratos e amoniaco),

- Aspiro o areão sempre que faço TPA, normalmente de 2 em 2 semanas,

mas ultimamente tenho feito 2 x por semana.

Quanto aos meus peixinhos, continuam a coçar-se e tenho notado que talvez a respiração esteja mais acelerada, principalmente os colisa abrem muito as guelras...

vou fazer o tratamento que o Pedro recomendou, espero que resulte.

Se tiverem mais alguma dica, eu agradeço.

Célia

• 6 anos depois...
Publicado:

Olá

Penso que estou com o mesmo problema. Conseguist resolver o teu? como?

Inês Daniela

gallery_50179_2546_11427.jpg