Recommended Posts

Publicado

oi pessoal!!!!!

Não tenho muita experiencia para Discus, já tive 4 num aqua de 100l!!!Mas pelo que apurei com a vossa ajuda, era muito pequeno, mas qualquer vendedor me dizia que ainda podia ter mais :(:wink:

levei-os a uma loja e lá estão a venda, mas sempre que la vou, fico :cry::cry: e da-me muita pena os ver la :cry:

Agora gostaria a vossa completa opinião!!Para ter 4/6 Discus,qual o tamanho minimo recomendavel????Qual o minimo de Discus aconselhavel??

Já ouvi cardumes de 6 mas ja ouvi quem tivesse 2/4 ha muito tempo!!!!

espero que colaborem para minha experiencia e não ser mais enganado( :? ) por quem não se interessa!!1

Abraços

Publicado:

Isso do espaço é relativo.

Diz-se que para um disco adulto são 40lts mas isso seria o ideal.

Eu já tive por um ano 7 discos adultos em 200lts, agora já têm casa nova, mas porque tive possibilidade disso, se não tivesse, se calhar ainda estavam na mesma, tinha era 2 filtros a bombar por causa do lixo.

Agora fica ao teu critério.

 

Fica bem!

Publicado:

Vivas Cesar.

Como o Pedro diz, o espaço é relativo. Importante, mas relativo...

Pelo que relataste, um aqua de cem litros é manifestamente insuficiente para manteres 4 discus, e muito menos teres grandes esperanças de os fazer crescer em condições: com essa litragem, o ideal seriam 2, eventualmente 3, mas muito a queimar... mas se tivesses um agua de 200 litro, já era possivel manteres uma quantidade percentualmente maior, poderias colocar um cardume de 6 , a menos que fossem 'jumbo size', desde que tivesses cuidado com a agua...e essa, para mim, é a chave de quem quer manter solhas: a agua. Quanto mais agua os discus tiverem, mais possibilidades tÊm de ter um crescimento e de se tornarem uns animais bonitos, em cor e tamanho...muita agua, e boa agua. e se não couber toda dentro do aqua que temos, temos sempre uma solução: tpa's. e mais tpa's. Dar o devido tratamento á agua antes de a inserir no aqua, de modo a que algumas caracteristicas dela fiquem o mais parecidas possivel com as que já se encontram dentro do aqua(temperatura, pH).

A titulo de exemplo, no meu caso, tenho um aquade 460 litros, onde neste momento tenho 10 animais pequenos a crescer (8 a 10 cms) dois já grandes (16 cms); um jovem adulto que ainda está em crescimento(13/14 cms, +-), e um outro, que tem uns 10 cms já adulto e que não me cresceu, e eu nunca tive coragem de me ver livre dele.

por semana faço duas tpa's, de 70 a 80 litros cada, fazendo, portanto, uma média de 150 litros semanais. A agua é da torneira, embora préviamente tratada, como já disse, a nivel de pH (com turfa) e de temperatura (no inverno, no verão nem me dou ao trabalho).

 

Penso de deve ser consensual que para manter discus em casa, o tamanho minimo de um aquario deve ser 120 cms de comprimento; 50 cms de altura e 40 de largura. Claro que se poderá manter em aquas mais pequenos, mas será muito mais dificil manter equilibrio, assim como se terá de ter, obrigatóriamente, menos animais. A partir destas medidas, os discus agradecem, mostrando para nós comportamentos que , de outro modo, estariam mais inibidos ou condicionados....

 

espero não ter sido muito confuso

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Boas!! :arrow:

Agradeço a atenção dada.... :)

Já tenho melhor ideia do que poderei fazer!!!Obrigado :D