ajuda com a sump


Recommended Posts

olá a todos!

 

Eu estou a começar a montar o aquario, ainda n tenho cmg o aquario principal (240L), mas já tenho o aquario q vai fazer de sump ( 90L).

 

O aquario principal nao está furado, e nao estou a pensar em furar. Podem-me dar algumas sugestões... alguma coisa prática de fazer e q seja funcional, isto é q tenha uma caudal adequado!

 

Desde já o meu Obrigado!

 

João

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Viva pessoal,

Estou a montar um aqua nas mesmas circunstancias c120x50ax40p,e nao esta furado,estou apensar furalo e tenho um aqua de c60x30ax30p e que sera a sump, gostava de saber se e o suficiente ou tenho de comprar uma sump maior? 3 divisorias de 20 sera o suficiente? tendo em conta que se a bomba avariar a sump tera de suportar a agua que desce, terei serca de 20litros de agua na sump que podera suportar 54L,acham que deva optar por uma maior?

 

desde ja obrigado pelas respostas[/b]

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando, benvindo ao fórum.

 

Em relação aos reservatórios (sump) a minha opinião é quanto maior melhor mas nem sempre é possível ter um reservatório grande, muitas vezes por questões que se prendem com a falta de espaço.

 

O volume de água que o reservatório consegue "amparar", no caso de falhar a luz ou de uma avaria, depende da altura a que se encontra o tubo que introduz a água no aquário, ou seja o tubo que vem da bomba que está no reservatório. Se a parte mais baixa do bocal do tubo estiver dois centímetros abaixo da superfície por exemplo, quando a luz falha esse reservatório terá que ter capacidade para acomodar 120 x 40 x 2 = 9600 cm^3 = 9.6L. O que tens que fazer é jogar com a distância a que fica o tal tubo abaixo da superfície da água e encontrares o equilibrio com o espaço disponível no reservatório.

 

Em relação às divisórias eu não punha nenhuma. Se é para teres apenas a(s) bomba(s) de retorno, aquecedores, escumador e afins não vejo qual a vantegem das divisórias, antes pelo contrário.

 

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado manklit pela resposta rapida.

Só ia fazer as tais divisorias uma para o escumador outra para o refugio e outra para a bomba, mas a sump e um bocado pequena não achas?

Sou novo nos salgados, é o que tenho lido é, 3 ou 4 divisorias, mas se não e necessario tudo bem.

Já agora como é que eu faço com a sump sem divisorias, e só meter o material la dentro,escumador,resistencias,e bomba de retorno?

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só ia fazer as tais divisorias uma para o escumador outra para o refugio e outra para a bomba, mas a sump e um bocado pequena não achas?
Se queres ter um refúgio na sump então é conveniente fazeres uma divisão para o refúgio. No entanto é preferível colocar o refúgio num aquário próprio acima do aquário principal de forma a que a água do refúgio caia por gravidade para aquele.

 

Já agora como é que eu faço com a sump sem divisorias, e só meter o material la dentro,escumador,resistencias,e bomba de retorno?

 

Sim, é assim que tenho no meu sistema à excepção do escumador que é externo.

 

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais