caracol physa... bons ou maus?


NetSpace

Recommended Posts

Physa_Snail_1.jpg

 

depois da compra de algmas plantas deparei-me com a existencia destes caracois "physa" neste momento tenho uns 4 entre 3 a 8 mm num aqua de 60*30*30

 

ja lí que ajudam na eliminação de algas mas tambem que podem chegar a ser prejudiciais ás plantas...

 

que me podem diser quanto a este assunto?

se alguem ja teve experiencia com estes caracois acha que os devo retir ou deixo ficar...

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas.....

Em caso de praga compra um "bota-palhaço" ou mesmo uma rã qualquer um deste lhes xama "um figo" basta que os deixes no aqua sem alimento que eles logo dao conta dos caraçois.....que na minha opiniao dao uma certa graça a um aqua mas é certo e sabido que eles viram praga.....atençao que há quem afirme que certos tipos de caraçois comem certos tipos de plantas ve la bem ixo......

abraços....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

ora muito boa noite!

 

venho reavivar este tópico, uma vez que me deparo com a mesma dúvida...

 

já li que sao muito bons, ja li que sao muito maus, fico na duvida... afinal sao herbivoros ou detritivoros? ou homnivoros?

 

de certeza que nao atacam as plantas?

 

eu tinha cabombas no aquario que acabaram por quase sucumbir, nao sei se à voracidade destes caracois ou a outro motivo qualquer...

 

se eles forem realmente uteis gostaria de os introduzir de novo...

 

peço desculpa por me intrometer assim num topico que nao é meu, mas foi para evitar abrir outro...

 

obrigado!!

 

cumprimentos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

em resposta á pergunta so tenho a dizer que são beneficos por um lado pois eliminam as algas, mas por outro são uma autentica praga, tinha um sozinho num aquario e ele reproduziu-se não sei como já tinha ouvido dizer que acasalavam 2 independentemente do sexo agora sozinho não, é que tanto caracol como disse o RASA torna-se inestético mas ainda pior entram no filtro e depois pode danifica-lo, eu abri uma guerra com eles, matei todos, mas há sempre ninhos agora tenho de estar atento á nova geração.

 

Rui Gonçalo, rãs num aquario tudo bem mas cuidado com os peixes, elas comem os peixes, sujam a agua, podem ferir os peixes, e em caso de o fundo ser "solto" tipo areia ou substrato elas levam tudo a nadar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente estes moluscos vêm junto com as plantas vendidas nas lojas. Tratam das algas mas como se reproduzem com grande facilidade podem começar abrir uns buraquinhos nas plantas e acabam por ser uma praga. É na verdade relativo, pois até gosto deles. Se não os quiseres, compra um bótia palhaço que eles desaparecem num instante.

Salreta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente estes moluscos vêm junto com as plantas vendidas nas lojas. Tratam das algas mas como se reproduzem com grande facilidade podem começar abrir uns buraquinhos nas plantas e acabam por ser uma praga. É na verdade relativo, pois até gosto deles. Se não os quiseres, compra um bótia palhaço que eles desaparecem num instante.

 

 

esses buraquinhos nas plantas devem-se a carencias de nutrientes e nao dos caracois

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses buraquinhos nas plantas devem-se a carencias de nutrientes e nao dos caracois

se quiseres que eles desaparecem em 10 minutos compra 1 tetraodon mbu,so que depois ficas com 1 besta que te come metade do aquario e metade do teu dedo se lhe deres de comer a mao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais