Mais um principiante...


Lelo3

Recommended Posts

Olá a todos!!

 

Aqui há uns dias comprei um aquário ao meu cunhado como prenda...de repente pensei...pq não comprar 1 para mim...???? O problema é q não percebo nada...a não ser os peixinhos vermelhos do globos...lol

E assim foi...como não queria nada mto caro, optei por um kit da aquapor com capacidade de 33 l, mede 50x25...

Trazia um termostato de 75w, 1 filtro interior 200 e comprei uma bomba de ar Elite 802.

Penso q neste momento falta-me o areao para começar a preparar tudo...

Hoje fui a uma loja , pedi areao e quiseram-me vender um cheio de cores...como quero colocar plantas verdadeiras não fiquei mto confiante se aquilo bastava...não comprei!! E é aqui q vcs entram...com a vossa sapiencia!! O q comprar para revestir o fundo...??

Para já não quero saber dos habitantes...quero apenas ter o seu habitat pronto para eles de maneira perfeita para evitar dissabores...

Gostava q me dissesem tb o q cuidados terei q ter para preparar o habitat...e peço-vos q não utilizem termos mto complicados pq sou mesmo mto leigo no assunto!

Já agora no aquario do meu cunhado estão -se a formar mta bolhinha no cimo...o q pode ser!!!

 

Desde já o meu MUITO OBRIGADO!!

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qualquer areão que se venda em lojas de animais virtualmente pode ser utilizado, quase todos são inofensivos, não te vão trazer dissabores. Tens que ter é cuidado a escolher o areão que te agrada mais visto que vai lá estar para sempre. Se quiseres dar um aspecto mais natural ao teu aquário, e se estás a pensar em arranjar plantas verdadeiras compra areão de rio, de granulometria mais standardizada, é bastante barato e há em quase todo o lado. Lembra-te que tens que ferver o areão e de o passar várias vezes por água até a agua estar cristalina. Boa sorte.

Espero ter ajudado,

Cumps.

Static Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo ao fórum e ao hobby,

 

Peço-te que leias as regras para evitar falhas como a que se sucedeu neste teu primeiro tópico (escreve-se em português e evita-se abrevituras). Falha que estou confiante que desaparecerá :D .

 

Quanto ao conteúdo da mensagem gostava só, antes de ser mais objectivo, deixar uma pergunta no ar. Tu dizes "O problema é que (palavra corrigida) não percebo nada...a não ser os peixinhos vermelhos do globos...lol ". Será que percebes realmente desses? Deixo um apelo a todos os que pensam que "os peixinhos do globo" são resistentes a tudo e que até num globo vivem bem que se informem bem sobre cada espécie antes de a comprarem porque a maioria dos peixes que se compram sem informação prévia dão asneira.

 

Atacando agora a tua questão: substracto. Este vai depender muito do tipo de aquário que é. Como manifestaste interesse em plantas, remeto-te para um artigo localizado neste fórum com o título "Escolha do Substracto". http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33662 . É sucificientemente elucidativo para quem se inicia (e não só!).

 

Em relação à aquariofilia em geral dou-te mais um link que considero a base para a aquariofilia: http://faq.thekrib.com/pt/ . Se leres esse site do princípio ao fim (não é assim tanto) evitas muitos erros, dúvidas e a tua performance na aquariofilia será sem dúvida melhor.

 

Resta-me desejar-te sorte para este teu novo mundo e mais qualquer coisinha, há gente entendida por aí que concerteza terá todo o gosto em ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora... O teu filtro de ar certamente tem sistema "venturi" pelo que a bomba de ar e desnecessaria... Nao a consegues devolver?? Aproveita e troca-a por outra coisa qq, tipo comida, anti-cloro, plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! :D

 

Recomendo florapol da jbl misturado com areao normal numa camada de +/- 3 cms e depois uma camada só de areao no cimo.

Epa, nao compres plantas no hiper, pois nenhumas sao plantas aquaticas, quando muito sao paludarias ( espero nao estar a dizer nenhuma asneira :D ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Hugo,

Partes de um príncipio errado, quando referes que para já não te interessam os habitantes. Pois são estes mesmo que ditam a forma como preparamos o setup inicial.

Para te podermos ajudar, tens de nos indicar o tipo de aquário que queres montar?

- Aqua doce comunitário c/ plantas (normalmente este é o aquário para iniciados, contendo fauna e flora básicas - plantas de crescimento lento e algumas espécies de peixes de poucos cuidados (ex. guppy, escalar, platty, eventualmente betta, etc.)

- Aqua doce comunitário plantado (com uma flora densa e fauna mais exigente - não recomendável a iniciados, pelas exigências em manter uma flora vistosa e sã)

- Aqua doce de Ciclideos Americanos (estilo Amazónia, àguas àcidas, para ramirezis, apistogramas, etc.)

- Aqua doce de Ciclideos Africanos (Lagos Malawi OU Tanganyika OU Victoria, aquarios idealmente sem plantas e com muitas rochas para formar culturas de algas e esconderijos, de àguas duras e alcalinas - atenção que esta fauna é muito territorial e agressiva, e muito grande no seu estado adulto, tendo de haver muito cuidado na selecção dos habitantes)

- Aqua doce para criação de Discus (os Discus são, na sua essência, cilídeos americanos - mas são peixes muito exigentes pelo que não recomendáveis a iniciados)

- Aqua salgado (não é de todo recomendável a iniciados)

Desta lista, escolhe, e depois diz coisas para continuarmos a nossa ajuda, ou seja, oferecendo-te as dicas para a montagem do layout (substracto ideal, decoração, etc.) e para o inicio da ciclagem do aqua antes da introdução dos peixes (condicionamento da àgua, carga da primeira cultura de bactérias úteis, etc.)

Fica bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua doce comunitário c/ plantas (normalmente este é o aquário para iniciados, contendo fauna e flora básicas - plantas de crescimento lento e algumas espécies de peixes de poucos cuidados (ex. guppy, escalar, platty, eventualmente betta, etc.)

 

Este é sem duvida por onde quero começar...quando disse que os habitantes não interessavam...é uma maneira de dizer que não quero por a " carroça á frente dos bois" o que realmente quero é fazer tudo com muita calma e fazer as coisas a seu tempo respeitando os ciclos. Bem sei que se sofrem dissabores de inicio mas queria minimizar ao máximo essas situações.

 

Desde já agradeço todas as opiniões

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

Acima já outros companheiros expressaram as suas dicas sobre o substracto, pelo que te aconselho a observar atentamente as suas recomendações (a minha opinião - areão de rio, granulometria aprox. 3mm - é inerte - não provoca qualquer alteração na química da água - e barato).

Coloca o substracto (não esqueças o fertilizante como uma camada intermédia), liga o termostato, a iluminação (aconselho o uso de um temporizador analógico para que a iluminação se ligue e desligue TODOS os dias à mesma hora) e o filtro (o venturi é uma tomada de ar junto à saída do filtro para o aqua, composto de um tubo de borracha e de uma válvula, que tem a finalidade de oxigenar a água já filtrada), e inicia a ciclagem.

A ciclagem é como que um estágio em que as primeiras culturas de microorganismos (bactérias) úteis se vão formar. A finalidade destas culturas é optimizar a posterior filtragem biológica do aqua, ou seja, a decomposição natural dos compostos azotados (Amónia, Amoníaco e Nitritos - tóxicos para os peixes). Existem no mercado cargas de bactérias que aceleram e exponenciam este processo - recomendo o Denitrol da JBL. Aconselho a aplicação deste ou outro produto similar - seguindo escrupulosamente as indicações de utilização.

Depois de 8 dias desde o início da ciclagem, volta aqui ao Forum para continuarmos a nossa ajuda, pois vamos escolher 1 ou 2 peixes resistentes para carregar amónia no aqua... :wink:

Fica bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.