mudança para apistos


danielcvieira

Recommended Posts

estou a pensar reformolar o meu aqua que neste momento tem uns apistos e 2 escalares(um panda e um com riscas).

 

tava a pensar me desfazer dos escalares e ter só apistos.

 

tava a pensar nesta população:

:( 4 rams(2 casais; 2 machos já existentes)

:) 2 apistos agassi(1macho já existente)

:) 2apistos que não sei o nome(já existentes...venderam me como casal... mas se querem que vos diga nem da mesma especie parecem :) um é muito maior que o outro e pouco parecidos morfologicamente...tem o corpo cinze e a cauda ,e umas riscas azuis na cabeca...http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?p=27720#27720)

:) 2 apisto red(1casal...já não me lembro do resto do nome também precisava de ajuda para encontrar...1 femea já existente)

:) por fim algumas corys

:) 2 pleucos existente(que mais tarde vou ter que me desfazer deles...1 as pintas e outro vermelho)

 

:) queria apistos faceis de reproduzir para começar(algum destes é?), se não quais são e acham que ainda posso coloca-los?

o aqua tem a volta de 60L e queria tentar um biotopo...acham que todos os peixes se encaixam?

e plantas que devo por ...ou decoração?

 

 

desde já obrigado!!!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o 'Red' for o cacatuoides então é facil, mas tens muitos apistos, pode haver guerra, qual o tamanho do teu aqua?

Fornece-lhes esconderijos, eles precisam de tocas com tecto para desovar (desovam no tecto)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o 'Red' for o cacatuoides então é facil, mas tens muitos apistos, pode haver guerra, qual o tamanho do teu aqua?

 

o aqua tem a volta de 60L e queria tentar um biotopo

 

até agora os que estão ninguem se tem dado mal...a não ser os dois rams que dominam cada um metade do aqua e apenas afugentam um ao outro...mas nada de mais.

 

 

Fornece-lhes esconderijos, eles precisam de tocas com tecto para desovar (desovam no tecto)

 

que tipo de esconderigos?pedras ou troncos? podes me dar uma ideias geral desses esconderigos?!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Se o teu aqua tem 60L tens q repensar nessa população...tamos a falar em 6apistos e 4ramirezis...mm a 1cm-L esse aqua ficava sobrelotudado! Agora tamos em falar em apistos...se por acaso os catatuoides começam em reprodução (c os parametros certos é bte facil haver reprodução) tens mortes de certeza! Para esse aqua eu aconselhava no max 1casal de apistos... :)

 

Mas espera por mais opinioes...

Há aqui no forum gdes expertes em apisto!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapaz assim vais criar uma tempestade num copo de água(aquário).

Para esse tamanho não aconselho mais que um casal de apistos e apenas de uma unica espécie. No maximo poderas tentar recriar um harem de apisto tenho um macho dominante e varias fêmeas, de qualquer das maneiras nesse aquário torna se muito dificil podendo haver a morte das fêmeas em tempo de reprodução....

 

Eu reproduzo os meus apistos em aquas de 60 litros, mas apenas com um casal em cada aquário, como te disse anteriormente nestas condições é muito dificil o macho adaptar o instinto de harem e acasalar com várias fêmeas ao mesmo tempo. Tenho um colega que tentou isso à pouco tempo, resultado final: morte de várias fêmeas!!

 

Posto isto só te posso dizer para repensares as tuas ideias iniciais, eles são anões, mas acredita que é só no tamanho!!!!

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era o que pensava.

 

então quantos litros de agua preciso ter para estes apistos?

 

tava a pensar num aqua de 1metro(qualquer coisa entre 200L e 300L)

pensei primeiramente em discus mas tou-me a fascinar por apistos...acham assim que já será fiavel?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tou em erro tem a ver com a dimensão da area de superficie do aqua...há uns tempos um amigo meu disse-me q o ideial (ou por ser esta a disposição na natureza ou algo do genero)eram 9 apistos por m2. para o teu aqua 0,6x0,3=0,18 m2, assim o total de apistos será de 9x0,18=1,62... :oops: com jeitinho entram lá os dois...embora em epoca de reproduções seja melhor retirar o macho...segundo o q li... :oops: para 10apistos tens q ter um aqua c mais de um metro quadrado de superficie... :)

Mas segundo esta regra... :oops:

Agora não sei... :oops:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então um aqua com 1metro em principio dá para os manter todos certo?

bem plantado e com pedras?!

e fazia a criação no de 60L

 

:) ja agora podem me dar link's com fotos de aquas com apistos para ter uma ideia?!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para os 10?! Não me parece... tava a falar em metros quadrados! 9apistos por cada metro quadrado! Portanto tens q fazer as contas à area de sup do aqua! Pra ter um metro de frente tens q ter um metro de lado!!! :)  :oops:  

 

abraço

 

não achas isso um pouco exagerado 100x100x40(por exemplo) dá 400.000L

 

tava a pensar em algo com cerca de 100x50x50(cerca de 250L)ficando com o de 60L por baixo apenas para criação.

que acham desta ideia?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá 400L! :oops: dm3=L 10x10x4=400! :oops:

 

Um aqua de 1,00m c 0,50cm de lado dá-te para 4/5acho eu...não dá para esticar mto mais...

São peixes mto territoriais! E q em altura de reprodução são bastante violentos! A ideia dos dois aquas é boa...mas sinceramente acho q tens q por menos peixes...por exemplo 4agassizi....1macho e 3 femeas...é uma hipotese... :)

 

mas espera pela opiniao do rui...ou de outro expert em apistos!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe, pois o ppl já te está a meter medo n é?

Eu concordo com o que a malta está a dizer em termos de espaço, mas estão a falar de valores óptimos. Tenho algumas ideias que te quero passar:

 

:) Apistos ocupam principalmente o fundo do aqua, por isso comprar um aqua de 1m de 200l é estares a ter água para o boneco.

 

:oops: Ao contrário do que dizem, eu acredito (e tive durante algum tempo) que podes perfeitamente manter 2 casais em 0.6 x 0.3 de fundo DESDE QUE cries divisórias naturais (plantas oiu troncos) para os ajudar a delimitar o aqua em dois e prevenir bulha - com uma divisória virtual já têm meio caminho para se entenderem sobre onde acaba o espaço de um e começa o espaço do outro.

 

:oops: Em termos de biótopo é difícil seres exacto uma vez que não há pedras nos rios de onde os apistos são originais, mas sim troncos e lodo. Por isso só por usares areão estás a fugir ao bíótopo. Eu não seria muito específico com isso, o importante são umas grutas (eu fiz com seixos em construções tipo dolmen) que mesmo que sejam baixas permitem aos peixes cavar por baixo (sim eles cavam, é um espectáculo vêr a fêmea a carregar grãos de areão para um montinho fora do buraco)

 

:oops: E é isso, se tens assim tantos apistos, aconselho-te a comprares outro aqua de 60x30x30 para os dividir, podias mesmo comprar mais dois (é o mmo preço de um grande) e depois fazer uma estante em calha de ferro para os manter todos em cima uns dos outros.

 

:oops: Já sabes, águas muito moles (mete umas plantas flutuantes que ajuda) e (onsequentemente) ligeiramente ácidas e os gajos vão estar na boa.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais