Duvida com CO2 caseiro.ajuda sff


Recommended Posts

Boas estou com um problema hoje usei uma receita caseira de co2 no meu turbo co2 bio system de red sea e nao vejo a sair bolhas de co2 gostava que me ajudacem pois parece-me ver agua dentro do tubo isso é normal é o co2 ou o co2 nao é perceptivel no tubo e o que eu vejo é mesmo agua do aqua a recuar para o tubo ? já agora o co2 quando começa a sair é sempre constante ou sai aos soluços? agradecia a vossa ajuda pois tenho medo de estar a fazer alguma coisa mal e ja tenho o aqua rasoavelmente plantado e nao queria tratar mal as minhas plantinhas.

 

Desde já o meu obrigado e aguardo a vossa ajuda :oops:

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

 

Omeu Aqua!!!!

Pic_7651_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pajo...

 

quanto a teres agua no tubo e perfeitamente normal...quando a tua receita de co2 começar a fazer efeito....(ja agora podias por as quantidade e o que usaste para o pessoal dizer se faltou alguma coisa...)vais ver que a agua sai dando lugar ao co2...quanto a ser perceptivel no tubo...não o vais conseguir ver ja que o gas nao tem cor...quanto a ele ser constante...tudo depende do difusor que tas a usar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal que isso aconteça nas primeiras horas, mas depois o CO2 produzido na garrafa vai empurrar a àgua que está no tubo.

Se continuar a àgua no tubo, então tens um problema.

Podes ter uma fuga de CO2 algures no sistema, ou então o preparado não tem força suficiente.

 

Das duas vezes que isso me aconteceu, eram as duas vezes fugas nas tampas das garrafas.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Frederico e Xalam.

As quantidades que usei foram as seguintes:

 

1L de capacidade:

 

1 colher de sobremesa de fermento

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

cerca de 4/5 colheres de sopa de açúcar

 

Será que estao bem estas quantidades?

Ps: O difusor que estou a usar é o que vem com o Turbo CO2 Bio System da Red Sea é um Venturi

 

Pic_7651_16.jpg

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola de novo pajo,

 

se tas a utilizar todo o sistema da red sea e muito improvavel que seja uma fuga...bem aqui ficam umas dicas....a agua que adicionas tem de ser morna tipo 28 graus podes aumentar as doses de fermento e de bicarbonato de sodio e abanas bastante a garrafa onde tens o preparado para tudo ficar dissolvido ou quase para começar a fazer efeito e começar a sair as bolhas de co2, quanto a agua dentro do tubo é cmo o xalam disse o co2 empurra a agua e depois o gas e libertado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Sim estou a utilizar todo o sistema da red sea ja reforcei com mais uma colher de fermento e ate agora nada de co2 a agua ja diminuiu no tubo mas co2 nada e ja la vao 10 horas desde que recarreguei a garrafa com os componentes: agua,fermento,bicabornato de sodio e açucar.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pajo

 

diz-me uma coisa desculpa tar a bombardearte de perguntas...utilizaste agua quente?que fermento tas a utilizar?quando a agua sair toda do tubo empurrada com o co2 e que comecas a ter co2 libertado no teu aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frederico nao tens nada que pedir desculpa estas a ser uma boa ajuda .

Sim a agua era quente e o fermento é em pó da Royal.

 

Diz de tua justiça :oops:

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda

 

cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha pajo tenta usar fermento de padeiro...vais ver que isso e melhor que esse fermento que tas a utilizar...se precisares de mais alguma ajuda avisa.... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim a agua era quente e o fermento é em pó da Royal.

O problema está aí... o Fermento Royal não tem leveduras. É apenas constituído por Bicarbonato de Sódio e Pirofosfato de Sódio (ácido).

Em água, o ácido vai reagir com o bicarbonato de Sódio ("catalizado" pela temperatura do forno) e vai-se libertar CO2, o que origina as bolhinhas na massa que "incha".

 

O que tens de usar é Fermento de Padeiro, leveduras...

Podes usar fermento de padeiro "vivo" ou Fermipan (liofilizado).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes,

 

daquilo que tenho lido pelo fórum queria deixar aqui algumas observações...

quanto à água, já li que o efeito se processa mais rapidamente se a água estiver morna, mas se estiver bem quente em vez de acelarar pode é acabar com essa mistura e depois só fazendo uma nova...com água fria demorava-me 1h30 +/-, com água morna 30/40 min..

 

quanto à mistura eu não adicionava mais bicarbonato, adicionava era BEM mais no açucar, uma chávena de chá ou parecida, mas bem cheia...

 

quanto à água estar dentro do tubo podem existir várias situações, além de poder haver fuga como o xalam disse (e eu também já tive exactamente no mesmo sítio) pode ser como está a garrafa...está muito abaixo do aquário ou ao mesmo nível? a água que vês no tubo é normal no início mas encontra-se logo no início do tubo a subir a seguir à pedra difusora ou já se encontra a descer em direcção à garrafa?

 

se a garrafa estiver por baixo do aquário convêm antes de mais ter aquela válvula anti-retorno para ela não entrar para a garrafa, depois....se a água já estiver a descer em direcção à garrafa muito mais pressão vai ser necessária para que a água suba (regresse ao aquário)...e quando isso acontecer vai sair o gás com mais força e talvez reduza mas rapidamente....

 

essa pressão que o gás sofre para sair também levei em conta onde coloquei a pedra difusora, mais facilmente ela começa a borbulhar se a pedra difusora estiver mais perto da superfície do que se estiver no fundo e mais rapidamente se gasta....(não sei se isto é um efeito das misturas caseiras, mas também é a única que usei até agora :oops: )

 

De qualquer forma, em qualquer uma das situações eu soprava pelo tubo antes de colocar a garrafa caso visse que estava água la dentro (sempre poupava trabalho à mistura eheheh)

 

espero ter ajudado de alguma forma

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos ,talvez o problema seja entao do fermento,em relaçao á agua no tubo ela ja esta perto da saida do difusor mas mesmo quando usei os compostos da red sea fez sempre isso ou seja houve sempre aquele bocadinho de agua junto á saida e realmente reparei que a saida do co2 nunca foi continuo saia sempre aos soluços era como se estivesse sempre em esforço a emporrar aquele bocadinho de agua junto á saida do difusor.Nao sei se este sistema da red sea é mesmo assim pois ainda nao apareceu aqui ninguem que ja o tenha esperimentado, mas era interessante que houvesse mais testemunhos para realmente saber se é mesmo assim ou se o difusaor estara com problemas o que nao me parece , talvez se usar outro difusor o que é pena pois este parece-me ser algo enovador pois promove movimento na agua junto as partes baixas das plantas e quando o co2 sai saem microbolhas que se espalham quase ate meio do aqua.

 

Digam o que axam disto e se ja alguem usou ou usa este sistema era bom que partilha-se aqui no forum a sua esperiencia para comparar.

 

Muito obrigado a todos :oops:

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente...

 

Para mim o teu problema está resolvido a partir do momento que troques de fermento.

A receita que uso é praticamente igual à tua com a diferença no fermento (Fermipan) e a minha medida de açucar é uma chávena de chá.

Acho que fugas não deves ter, pois tens um sistema próprio e não as belas das garrafas de àgua ou coca-cola.

Em relação à àgua quente ou fria, eu sempre fiz com àgua fria e dá na mesma, mas se é mais rápido, vou testar na próxima garrafada.

 

Se fores aqui da minha zona ofereço-te uma saqueta de Fermipan, que dá para montes de garrafadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado xalam

Aceitava de bom agrado o fermento mas moro no casal da serra povoa de st iria perto de alverca , mas obrigado na mesma .

Já agora onde se compra esse fermento?

 

cumps

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok mais uma vez muito obrigado a todos amanha ja irei testar com o fermipan depois darei noticias.

Sem duvida que este forum é fantastico e o que o faz fantastico sao os membros com a sua vontade de ajudar.

 

Cumprimentos a todos e ca estarei sempre que possa :oops:

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pajo

 

tenta usar fermipan....e vai a uma padaria e pede um pouco de fermento de padeiro...e depois diz o que achas-te melhor... :lol: experimenta as duas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para evitar o retorno de água do aquário para a "sopa" de CO2, coloquei uma válvula que apenas permite o circuito de água / gás num único sentido, da "sopa" para o aqua.

 

Esta solução parece-me indicada para evitar possíveis desastres, em especial no momento em que se efectua a substituição da “sopa”.

 

Ninguém quer ver a água do aqua a ser espalhada pelo chão da sala.

 

Para a difussão do CO2, coloquei o tubo diretamente no filtro, que desta forma distribui o gás por todo o aqua.

 

:lol: Rui :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

Já fiz a mistura com o fermipan e depois de andar a porrada com aquilo decidi tirar o tubo do venturi e por uma pedra difusora e la começou a bombar tipo uma bolha por segundo vou deixar estar mais uma meia hora e depois vou tentar ligar o tubo ao difusor da red sea (venturi) a ver se começa a trabalhar como deve ser ja que da pedra saem bolhas grandes e que chegam muito depressa ao topo :P assim que tiver novidades volto aqui para vos transmitir :?

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todps novamente :P

Entao é assim: depois de o co2 começar a sair com a pedra difusora voltei a colocar o tubo no difusor da red sea (venturi) e agora assim aquilo bomba que se farta tem muito mais força do que com as recargas proprias que se compram na loja, está espectacular ( só espero que nao seja demais lolll)

 

Tenho entao muito a agradecer a todos os que me ajudaram neste problema , muito obrigado a todos :?

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola xalam sim realmente tenho de ter atençao ao ph tens razao mas apesar daquilo bombar que se farta o indicador de co2 que tenho no aqua está a dizer que o nivel de CO2 é insuficiente, o indicador tem 3 cores:

 

Verde: Nivel óptimo

Amarelo: Nivel demasiado alto

Azul: Nivel insuficiente

 

E está azul apesar de nao ser um azul muito carregado como o da escala

Como nunca tive indicador de Co2 estou um bocado na duvida.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o meu indicador é a medida do PH versus o crescimento das plantas :wink:

 

Mas por experiencia própria, a primeira garrafada que fiz de CO2 alterou o PH brutalmente e fiquei com os peixes "com a lingua de fora"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.