OUTRA VEZ???


Recommended Posts

oi

 

antes de mais bom dia.

 

e assim eu li e tornei a ler, mas ainda tenho esta pequena duvida e peço gentilmente a alguem que me ajude.

 

e referente aos balastros:

 

- se eu puser um balastro que uma potencia inferior a da lampada ele vai trabalhar em esforço, e durará menos tempo, certo???

 

- e se puser um balastro (mais concretamente 40W) de potencia superior a da lampada (mais concretamente 23W) ele ira trabalhar folgado nao havendo problema certo????

 

e um dia mais tarde posso tirar a lampada de 23W e por uma de 38W que nao havera problema, certo???

 

agora outra coisa:

 

eu tinha no meu aquario um filtro externo com a saida num canto mas direcionada para o vidro em frente, para nao movimentar muito as plantas.

 

agora que o limpei pus o co2 a entrar no sitio onde e puxada a agora e ele passa pelo filtro e fica desfeito e consiguo ver mesmo a sair na saida do filtro em forma de pequenas bolinhas so que para espalhar melhor direcionei a saida para o meio do aquario o que faz com que umas plantas (poucas) se movimentem um bocado com o movimento do filtro.

 

o que queria saber e se com esta nova ''tecnica'' essas plantas irao fazer o chamado pealling???porque antes de o por assim faziam e bues, e agora nao sei se vao fazer????

 

alguem pode ajudar

 

obrigado

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- se eu puser um balastro que uma potencia inferior a da lampada ele vai trabalhar em esforço, e durará menos tempo, certo???

 

2- e se puser um balastro (mais concretamente 40W) de potencia superior a da lampada (mais concretamente 23W) ele ira trabalhar folgado não havendo problema certo????

 

3- e um dia mais tarde posso tirar a lampada de 23W e por uma de 38W que não havera problema, certo???

 

1-Certo ou não, se a lampada for "muito" superior ao balastro, podes queimar o balastro.

 

2- Certo

 

3- Certo

 

Tens de ter atenção ao arrancador, deve ser sempre igual ou superior à potência da lampada. ( Tal como o balastro )

 

 

Qualquer coisa apita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, uma nota em relação ao balastro ter uma potência superior à lâmpada, neste caso a lâmpada irá dar mais luz e como consequência o seu tempo de vida util diminui substâncialmente. À quem utilize esta técnica em aquas que têm pouco espaço para colocar mais lâmpadas e precisem de aumentar a luminusidade.

 

Quanto ao CO2 não será a melhor solução fasê-lo passar pelo filtro, seria mais indicado introduzir o CO2 à saida do filtro, basta fazer um furo na mangueira de retorno ao aqua e introduzir a mangueira do CO2.

 

Um abraço,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.