de comunitario a plantado (despedida)


CarcajoU

Recommended Posts

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

..Podes descrever toda a alimentação que dás ao aquário? (ou todos os produtos que lá colocas regularmente)..

 

claro que posso. água da rede:

PH - 7

KH - 3

NO2 - 0

NO3 - 0

PO4 - 0

CU - 0

Todos os dias dava comidas congeladas de manha, que alternava entre o coração de boi, artémia e larvas de mosquito vermelhas, e a noite dou comidas secas, alternando entre flocos de spirulina (sera flocos), granulados mix (sera vipagran) e aquelas pastilhas para os peixes de fundo (sera vipachips) mas que parto aos bocados para os discus e restantes comerem, já que não tenho peixes de fundo.

 

desde a minha msg postada em "Sex Jun 23, 2006 10:38 pm" neste tópico, começei a dar menos comidas congeladas, de dois em dois dias e em menos quantidade e sem deitar os "restos" do copo ja quase líquidos pa dentro do aqua.

Só com esta mudança já obtive melhores resultados traduzidos em menos algas, mas mesmo assim não chega..

 

Fertilização - estou a usar aquele da tropica (Master Grow - 5ml/semana) aliado com fosfatos (KH2PO4 - 2,5ml/ semana).

 

e já agora acabo o serviço..

 

TPA´s - semanais de +- 17% (40 litros)

 

CO2 caseiro (e que está a acabar.. tenho de ir as compras again..)

 

iluminação - fundiram-se 3 das minhas 4 lampadas (marca branca) de 10.000k.. ja fui buscar 2 mas desta vez apostei numas OSRAM Dulux L 2G11 de 55w e 4800 Lumen, mas não sei quantos Kelvin têm.. mas são concerteza menos de 10.000 já que a luz é muito mais amarelada..

 

filtragem - limpo os filtros e mangueiras mensalmente ou de 2 em 2 meses no max.

 

acho que não me faltou nada a não ser agradecer a todos pela ajuda e partilha de conhecimentos! :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Bem pelo o que eu vejo, o problema poderá mesmo estar na tipologia da comida que forneces aos teus peixes, e as quantidades das mesmas. No meu entender dás comida muito rica muitas vezes. O tipo de comida coração de boi, senão for consumida imediatamente, polui a água do aquário. Sugiro que não dês comidas congeladas todos os dias, podes reduzir esta dosagem para dois em dois dias a ver no que dá.... :oops:

 

Relativamente á fertilização, reparei que não fertilizas com o potássio que te arranjei. Já não tens? Posso arranjar mais. Convém que continues com o potássio, pois o consumo dos nutrientes é realizado entre os três, ou seja senão tiveres um dos três macros em quantidades equilibradas (relatiamente aos outros macros) não terás um crescimento equilibrado da massa vegetal. Poderá estar aí o teu problema com excesso de nitratos e carência de fosfatos....é uma suposição... :twisted:

 

De resto resta-me dar-te os parabéns pela aquisição das lâmpadas OSRAM, que me parecem de 6500k pela tua descrição, e aconcelho-te a complementar estas, ou seja tens duas de 6500k e agora tenta de 4200k ou 7000k-8000k, mas aconselho-te duas de 4200k.

 

Espero que com este testamento te tenha ajudado....espera pela opinião do Pedro porque ele sabes mais do que eu sobre este mundo.... :oops:

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... dados não faltam :P assim sim. No entanto é muito estranho a não existência de nitratos nem fosfatos no aquário. Presumo que tenhas muitas plantas e de crescimento muito rápido, mas mesmo assim a coisa é sempre difícil de acertar no 0,0. Já despistaste com outros testes? Tenta o seguinte: molha o dedo em adubo NPK tipo substral ou semelhante e deita para dentro do copo do teste quando tiveres uma leitura de 0 NO3 ou 0 PO4 a ver se os gajos reajem. Só por descargo de consciência. Nunca ví um aquário com discus e comida congelada e coração de boi (uiui) a não acusar fosfatos, não quero dizer que seja impossível, mas não custa nada suspeitar dos testes e tentar despistar eventuais problemas.

As lâmpadas amareladas servem perfeitamente. da OSRAM têm um código tipo 810 820 840 865 940 que é a referência da cor, se por aí não der, deves conseguir saber mais características delas através do site da própria osram com o código de modelo delas.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pedro ele tem nitratos na água...se leres bem os valores que ele pôs são os da água de rede.

 

O estranho é teres muitos nitratos e pouco fosfatos...mas isso já tentei perceber mais acima...

 

Mas reparei agora quando li outra vez que adicionas somente 2.5 ml de P DIY....isso não é qualquer coisa como 0.1-0.2 ppm(mg/L) de cada vez?

Parece-me pouco para quem tem uma carência notória de fosfatos e altos indices de nitratos....

 

Pode ser arriscado mas aconcelho-te a subir essa dosagem para cerca de 0,5 mg/L para veres se baixas os nitratos....

 

Não custa tentar.... :P

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas reparei agora quando li outra vez que adicionas somente 2.5 ml de P DIY....isso não é qualquer coisa como 0.1-0.2 ppm(mg/L) de cada vez?

Parece-me pouco para quem tem uma carência notória de fosfatos e altos indices de nitratos....

Isso depende da concentração do fertilizante que ele usa...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro ele tem nitratos na água...se leres bem os valores que ele pôs são os da água de rede.

Ah, my mistake :P mas mesmo assim a coisa não seixa de espantar pela proporção estranha entre os dois elementos na água, eu testava pelo menos o teste de fosfatos, e já agora DIY por DIY adiciona mesmo fosfato de potássio.

 

Abraços,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem-me a demora.. :twisted: .. isto de entrar de ferias ja sabem como é :D

 

Tiago - a comida congelada ja tou a dar em menos quantidade como ja tinha dito uns posts antes :twisted: .

ainda tenho muito dos teus fertilizantes, mas entretanto arranjaram-me o fertilizante da tropica (aquele que apertas o frasco e ele enche um copinho de 5 ml) que me parece ser bom. So complemento com fosfatos.

As lampadas afinal são de 4000k ou 4200k (corresponde ao código 840), e acabei por ficar com 4 iguais..

 

Pedro Borges - voltei a fazer os testes ao aquario antes e depois de uma TPA com fertilização (5ml da tropica + 2,5ml de PO4) resultados:

 

Antes:........................................Depois:

ph - 6,5......................................ph - 6,8

kh - 5.........................................kh - 5

NO2 - 0mg/l................................NO2 - 0mg/l

NO3 - 30mg/l..............................NO3 - 10mg/l

PO4 - 0mg/l................................PO4 - 0,5mg/l

 

pela diferença de resultados os testes devem tar bons, embora não tenha feito o "despiste" mas tenciono fazer se acharem que estes resultados não são conclusivos de alguma forma..

 

ivanpantz - foi o madvieri que me arranjou as quantidades de cada fertilizante e acho que estou a usar as mesmas concentrações que ele ;)

 

resumindo, vou aumentar a quantidade de PO4 (o que me assusta!) e de K para ficar proporcional á quantidade de NO2 que tenho.

E para terminar as tais fotos que andei a prometer ha ja um tempo, por isso levam com uma data delas :lol:

 

algas!! tufos + green spot + algas pretas ...enfim..

Pic_8147_27.jpg

 

antes da poda

Pic_8147_29.jpg

Pic_8147_28.jpg

Pic_8147_26.jpg

 

depois da poda

Pic_8147_25.jpg

Pic_8147_23.jpg

Pic_8147_21.jpg

 

discus

Pic_8147_22.jpg

Pic_8147_24.jpg

Pic_8147_30.jpg

 

caridina gracilirostris

Pic_8147_17.jpg

Pic_8147_19.jpg

 

pormenores

Pic_8147_18.jpg

Pic_8147_20.jpg

 

e já chega senão adormecem

[]´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pic_8147_27.jpg

Uma vez mais...

 

Dá-lhe nos Fosfatos e Potássio. Eu já tive o meu aquário assim, e em 5 dias (após começar a fertilizar com Fosfatos) essas algas desapareceram por completo.

Não digo que seja essa a causa directa, mas eu creio que sim...

 

Vê lá como é que eu tinha o aquário:

 

RedCherrypequeno_5.jpg

 

RedCherry_1.jpg

 

Repens_3.jpg

 

Desculpa lá invadir-te o tópico com imagens minhas ;)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tens cerca de 220 litros com 220watts de luz, certo?

Bem segundo o Amano e o TheKrib(penso que tambem) para um aqua desses, a potencia em watts deve rondar os 140 a 150watts.

Ja pensastes nisto?

Ainda ha poucos dias vi por aqui um post sobre uma tabela online sobre Litros/watts, a fazer referencia ao theKrib e ao Amano...

 

O chato é estares a gastar mais papel em lampadas e balastros...

 

Espero que isto ajude.

PS- ja experimentastes o nitratex ou outro semelhante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanpantz - já começei a carregar nos fertilizantes, vamos lá ver se resulta comigo tb...

e tas sempre a vontade para pores o que quiseres nos meus topicos! tu e toda a gente :wink:

 

ARTART - tenho 220w para 260l, que dá +- 240l se tirarmos as pedras, areias etc...

sempre ouvi a regra do 1watt por litro em aquas "grandes", mas de certeza que esses Senhores que mencionas sabem bem mais do que eu.. mas por outro lado ja vi aqui no forum aquas com mais potência de luz do que eu uso e com óptimos resultados..

posso apenas falar do que ja experimentei, sempre tive menos potencia do que agora, e é certo que tive menos algas, mas tambem não tinha as plantas que tenho e as que tinha não estavam em boas condições.. não quero com isto deitar abaixo essa hipotese dos 150w..

no fundo não sei nada.. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

venho aqui despedir-me deste aquario que muita dor de cabeça me deu, e alegria tb :)

 

surgiu uma proposta de viagem daquelas em que "não" como resposta nao serve, e como tal vou ficar fora durante meio mês e nao tenho maneira de tratar do aqua. Claro que a verdadeira razao é que vou entrar no meu ultimo ano de universidade em que vou ter que dar o litro e assim se ja tinha pouco tempo para o aquario, entao quando iniciar o ano é que não vai funcionar mesmo.. entretanto tenho de conseguir vender tudo e mais alguma coisa o mais depressa possível para ajudar a financiar a tal viagem.

O que me está a custar mais é vender os discus, porque ja os tenho á 3 anos e conheço-os tão bem.. mas tem de ser.

 

queria so agradecer a todos os que tiverem a boa vontade de me ajudarem, e de ajudarem outros noutros topicos, já que as duvidas dos outros serviram como minhas e de dar os parabens a este forum pela magnifica qualidade e pelas pessoas envolvidas.

 

obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o teu trabalho até agora foi muito bom.... qualquer dia voltas ...

 

Vai fazer um post na oferta ? tens testes, vais vender ?

como pretendes fazer a coisa....

 

avabei de ver na oferta, já enviei MP... :oops:

 

 

bjs

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CarcajoU: Na vida temos sempre que fazer escolhas... infelizmente é assim...

Mas no teu caso não desesperes pois vais ver que quando estabilizares na vida, vais ter muito tempo para a aquariofilia.

Deixa que te diga que teu aqua foi dos mais bonitos que já vi por aqui no forum.

E isto é como andar de bicicleta...

 

Um grande ben haja para ti e acimad e tudo boa sorte para o futuro!

 

Um abraço.

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentario Escova :lol: e para ti e restantes igualmente!

 

é este tipo de atitudes que me fazem querer voltar o mais depressa possivel para este mundo 8)

 

Quanto ao aquario, sejamos modestos.. tirei tantas ideias de aquarios aqui do forum, e não só, muito melhores do que o meu.. portanto sem a vossa ajuda directa ou indireta nunca teria chegado ao que apresento.. e que ainda tem muito que evoluir.

 

Só espero saber "sacar cavalos" na "biciclete" quando voltar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também tenho sempre elevados valores de nitratos, e amonia nitritos e fosfatos nem ve-los.....e dou muita comida congelada aos discos..

Pois... :lol:

 

Porque as tuas plantas "mamam-nos" todos e ficas com carências de fosfatos... :oops:

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

 

Acrescentando ao que já foi dito, visto teres o áqua com muitas plantas aconselhava-te a subir os fosfatos para 1.5ppm.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

 

venho aqui despedir-me deste aquario que muita dor de cabeça me deu, e alegria também (palavra corrigida)  :lol:  

 

surgiu uma proposta de viagem daquelas em que "não" como resposta não (palavra corrigida) serve, e como tal vou ficar fora durante meio mês e não (palavra corrigida) tenho maneira de tratar do aqua. Claro que a verdadeira razao é que vou entrar no meu ultimo ano de universidade em que vou ter que dar o litro e assim se ja tinha pouco tempo para o aquario, entao quando iniciar o ano é que não vai funcionar mesmo.. entretanto tenho de conseguir vender tudo e mais alguma coisa o mais depressa possível para ajudar a financiar a tal viagem.

O que me está a custar mais é vender os discus, porque ja os tenho á 3 anos e conheço-os tão bem.. mas tem de ser.

 

queria so agradecer a todos os que tiverem a boa vontade de me ajudarem, e de ajudarem outros noutros topicos, já que as duvidas dos outros serviram como minhas e de dar os parabens a este forum pela magnifica qualidade e pelas pessoas envolvidas.

 

obrigado a todos

 

Este aqua já não existe, no entanto estas informações são sempre bem vindas, muito úteis e muito ricas... para quem anda a aprender,

 

bem hajam,

Liliana

 

Tomei a liberdade de "postar" no tópico do Diogo, porque sei que neste momento ele vem muito pouco ao Forum.... a não ser que lhe dê o bichinho de cuscar... :D , e se assim for...

- espero que não leves a mal...

Este Aqua está comigo, mas vazio claro, a aguardar melhores ventos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola de novo, vim matar a curiosidade! ja nao vinha ca á muito tempo.. pois é, o aqua já não existe (com muita pena minha), mas agradeço na mesma os conselhos porque podem sempre servir a outros, como diz a lirio com muita razão :?

 

claro que não levo a mal e fico de olho aqui no forum a ver quando apareçe o teu aquario montado !

 

[]´s !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Agora sim, posso dizer que já não vinha mesmo há muito tempo, último post dia 26 nov 2006!!

 

Pois é, parece que chegou a altura de voltar a este hobbie que tantas saudades e boas memórias me traz!

 

Se não fosse a NATURLINE com os seus "malditos" e-mails constantes das chegadas de stock, que devo admitir que abri todos, não sei se estaria de volta.. Isto é que é trabalhar um cliente até á última!!

 

 

Bom, depois de andar a cuscar os aquários alheios presentes neste fórum, devo dizer que a qualidade do que aqui se apresenta é no mínimo inspiradora, motivo que me leva a querer fazer um novo plantado versão 3.0.1 com anti-vírus activo!

 

Enquanto apreciava uns quantos aquários, lembrei-me que quando tinha o meu gostava de espreitar sempre de lado, tanto para ver a "qualidade" da transparência da água como para ver a profundidade da mesma, coisa que não conseguia ver de frente (vista panorâmica), daí estar a pensar fazer um novo aquário com 100cm x 100cm x 60cm, ou mesmo um 120cm x 120cm, um grande "cubo".

 

Gostava de perguntar se alguém já experimentou montar um aquário com estas medidas, ou próximas destas, e que preocupações deveria ter!?

 

 

Um grande [ ] para a equipa e membros do fórum

 

 

... é bom estar de volta ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.