plantados VS discus


CarcajoU

Recommended Posts

Pela minha experiencia os discus não se dão assim tão mal nos plantados, desde que consigas algumas zonas mais sombrias e onde eles se possam esconder aguentam-se bem, quanto a mim o unico problema é que os plantados requerem que andes lá bastantes vezes com as mãos dentro por causa das podas e acabas por stressar um bocadinho os peixes, mas nada de mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discus são sinónimo que confusão, pelo menos para mim.

 

Durante a Expozoo estive a falar com um individuo aqui do Norte que está a fazer criação de Discus.

O senhor investigou muito e até me disse algumas técnicas para fazer criação mas, não me interessei muito pelo assunto.

O que interessa é o seguinte:

 

- Discus recém-instalados convém iluminar o aqua ininterruptamente durante 36 horas pois a escuridão pode stressar bastante aquando da ambientação.

 

- Para surpresa minha ( eu que sempre pensei que os Discus não podiam receber muita iluminação, e que preferem zonas mais escuras ), o senhor disse que a iluminação é irrelevante no que à manutenção de Discus diz respeito.

Ele próprio tem Discus em aquas com forte iluminação, PH de 5 e nenhuma planta.

 

Só para terminar, o senhor com quém falei disse que muitos segredos de manutenção e reprodução de Discus são quase que mantidos em segredo pela comunidade que se dedica a este hobby/profissão.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

élá! tenho que conheçer essa pessoa! :? tou a ver que ha mts segredos ainda por descobrir :D

ainda bem que dá para os ter com luz de plantado, eu achava que devia dar se tivesse os tais lugares com sombras, que n tenho.

quanto á confusao ser sinonimo de discus, nem por isso, sao os únicos peixes do aquario que me dao sinais de algum problema com a agua ou outra coisa, ja que resistem bem e apresentam sintomas, já o resto dos peixes simplesmente morre sem que se perceba o q os afectou (tou a falar mt genéricamente claro).

de qualquer maneira é so a minha opiniao e estou mt agradecido por ler as vossas!

 

obg e []´s!

 

PS - se alguem tiver alguma coisa a dizer, por mais pequena que seja, n ponha a mão no ar.. escreva logo! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Pessoalmente acho que o principal problema de ter discus em plantados, prende-se com o problema das temperaturas.

Enquanto os discus preferem uns viçosos 28-30º, já a esmagadora maioria das plantas prefere uns amenos 24-25º.

Claro que existem plantas que suportam temperaturas de 28 ou 30, mas desconfio que 'metabolicamente' falando não 'carburam' muito bem.

 

Eu apesar de não ter nem nunca ter tido discus (sim, são muito caros) já 'brinquei' com as temperaturas. O que te posso dizer da minha experiencia é que a temperaturas de 29º só algumas Echinodorus e Anubias nana é que resistiram por um periodo de temperaturas desta ordem, não inferior a 3 meses.

 

Não sei tambem se a temperatura mais elevada não matará mais bacterias. Bacterias essas, tão necessarias à decomposição da materia organica, que num plantado será necessariamente maior.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!olha eu n tenho grande experiencia..mas possote dizer que tenho um aqua com uma razao de 1wlt e tenho 5 discos,discos esses que tenho a relativamente pouco tempo,e possote dizer que ate comem na minha mao e sao super calminhos,fartome de mexer dentro do aqua meto as maos la dentro e para eles é igual ate ha 1 que me da "dentadas" nos dedos...por isso não acho incompativel!mas este é o meu caso..e deve variar secalhar de peixe para peixe...digo eu....abraços

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho que o principal problema de ter discus em plantados, prende-se com o problema das temperaturas.  

Enquanto os discus preferem uns viçosos 28-30º, já a esmagadora maioria das plantas prefere uns amenos 24-25º.

Claro que existem plantas que suportam temperaturas de 28 ou 30, mas desconfio que 'metabolicamente' falando não 'carburam' muito bem.

 

Boas,

 

Discordo dessa teoria... Os meus plantados têm picos de temperatura, basta as lâmpadas aquecerem a água.

Em norma o áqua está nos 26º, assim que as lâmpadas se acendem é esperar 1 ou 2 horas que é o suficiente para a temperatura começar a subir... até aos 29º/30º.

Como podes observar os meus plantados resistem a essas temperaturas, por isso temperatura não é um problema... o que seria de mim no verão?!?!

Creio que estas mudanças de temperatura possam mesmo ajudar no metabolismo e respectivo crescimento, ajudando mesmo a simular um ambiente natural... afinal essas diferenças existem na natureza ou não!?!

 

Eu sou daqueles que é contra a utilização de Discus em plantados, mas também convem definir em que tipo de plantado estão a pensar!

Se for um amazónico, á base e anubias, fetos, echinodorus... etc é uma coisa... se for um denso e com uso de tapete; cuidado!!!!

Discus não comem apenas granulado... são muito lentos a comer logo a comida que não é injerida vai ficar no fundo. Logo os niveis de fosfatos vão começar a subir e as algas vão aparecer em força.

 

Fica a minha opinião... "Este o motivo pelo qual nunca tive Discus!!!"

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a demora!

antes de mais, quando iniciei este topico instalei umas novas luzes ficando com uma potencia de quase 1 watt/l em vez da antigo 0,5 watt/l e tive de ferias esta semana sem poder acompanhar o comportamento dos discus e do resto dos animais, mas umas horas antes de ter partido para ferias e ja com as luzes instaladas reparei que os discus estavam mt stressados e escondidos.

quando cheguei, ontem dia 4, fui a correr para o aquario para fazer um check up e tava tudo normal e pelos vistos os discus habituaram-se as novas luzes :D

 

fazendo um apanhado do que foi aqui escrito:

quanto ao stress que possa causar nos discus devido ás constantes podas que venha a fazer, nisso nao tenho problema porque estes também são do tipo que vêm comer á mão e nao têm medo nenhum se puser a mao dentro do aquario para fazer seja o que for desde que seja feito com mta calma e sem movimentos bruscos :wink:

 

quanto á temperatura estou a ver que tambem nao vou ter problemas, ja que acompanhei varias montagens do membro FAAO e tudo se apresenta em excelentes condiçoes, mesmo com as tais temperaturas superiores.

 

e por último, quanto a restos de comida deixados pelos discus e que possam aumentar os níveis de fosfatos, aí é que me apanharam.. so esta semana que estive ausente bastou para criar algas, poucas mas mais do que tinha antes de me ter ausentado.. nao sei se foi da comida se da nova potencia das luzes.. e ainda por cima alimento-os mtas vezes com coraçao de boi :o

acho que a unica maneira de verificar será medir os fosfatos antes e depois de alimentar e depois comparar os resultados, mas em principio nao deve fazer grande diferença pq tenho muitas outras bocas dentro do aqua á espera da sua parte e que depressa acabam com os restos deixados pelos discus :P

 

assim que tiver resultados dou noticias e obgd pelas respostas!

[]´s!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

começo a ver efeitos negativos nos discus.. ;)

eles estão a produzir uma quantidade de muco que nunca vi! ate as bolhas dos pearlings ficam agarradas a eles e ate pareçe que estao cobertos de neve. o muco é tanto que quando se solta da pele fica agarrado ás plantas ou a boiar em vez de se "dissolver". Eles tambem andam a fazer "arranques" mais vezes e a tremer as barbatanas como a coçar-se. O estranho é que mantêm uma boa coloraçao sem sinais de parasitas na pele ou manchas. Tb ja lhes dei flagyl e nada..

que é que se passa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma hipotese que nao me tinha lembrado ..

mas nao me parece que seja isso que esteja de facto a acontecer, ate porque andam os três discus sempre muito juntinhos e os tremeliques que eles fazem, o suposto casal, nem sequer sao feitos ao pé um do outro a maior parte das vezes.. :twisted: mas tambem nunca tive nenhum casal, por isso nao sei..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A luz e os discus, segundo a minha experiecia é apenas um mito. É verdade que estes necessitam de algum tempo para se habituarem as luzes fortes, mas após este periodo, não e normal haver qualquer problema, nem sequer é necessario criar sombras.

O grande problema no meu caso que nunca consegui resolver tem a ver com o alimentação dos animais ("discus"), estes requerem uma alimentação como coração ou outra dieta com alimentos vivos ou congelados, e isto, dá normalmente algas, consegui mais ou menos um equilibrio com as mudas de agua constantes, mas não me posso distrair muito senão, algas de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, por acaso eles andam mt melhores! :D

devem-se ter habituado á nova luz, ja que sombras nem existem no meu aquario!

quanto ás comidas eu dou de tudo um pouco. de manha dou sempre comida congelada que vou variando entre coraçao de boi, larvas de mosquito vermelhas e artemia grande. a tarde dou sempre comidas secas desde pastilhas de fundo partidas em bocadinhos, flocos vegetais, granulado para discus e uma daquelas embalagens q traz de tudo um pouco liofolizado (acho q é assim).

Tanto o teste dos nitritos como o dos fosfatos dao sempre no valor minimo, e no entanto aparecem-me algas, poucas mas chatas!

é da luz concerteza..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais