Duvidas: nano especifico palaemon serratus


pgustavos

Recommended Posts

sou apaixonado por aquariofilia de agua doce já a cerca de 5 anos e agora surgiu-me a ideia de montar um salgado,já pesquisei bastante no forum acerca de como manter o nosso camarao da costa mas pouco encontrei,o que eu venho aqui pedir é alguns conselhos sobre como manter e criar esta especie, desde a montagem do aquario até a alimentação.tenho já algum material disponivel como : aquario 65 lts,filtro interno construido por mim, oxigenador e como vivo perto do mar agua e areia.

o que eu vos peço é que digam algo acerca da manutenção e criação desta especie bem como se é necessario fazer o ciclo da agua ( visto ser agua do mar e nela habitarem seres marinhos), a areia a introduzir se a da praia ou da que se encontra junto as rochas, se posso acrescentar areao de rio por cima da areia ou é prejudicial e mais alguma dica que vos venha a cabeça.

 

deixem a vossa contribuição,

 

um abraço,

 

Pedro Batista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

tenho um camarão desses há um ano e 4 meses num mini reef estilo tropical. O bicho come desde algas a larvas de mosquito vivas. Tive outros que foram morrendo incluindo uma fêmea que desovava de 3 em 3 semanas.

 

Se o objectivo é mais biológico do que estético eu iria por um aquário (mínimo 60 litros) com água natural, um termostato regulado para 20 graus, alguma rocha viva (10 a 15 kgs para 60 litros) e umas powerheads para agitar bem a água fazendo correntes aleatórias e um escumador simples.

 

Quanto ao resto teria muito cuidado em manter a densidade da água estável e iluminava numa base de 0.5watts por litro com fluorescentes vulgares das mais baratuchas (para 60 litros podes ter por exemplo duas 18w).

 

Areia, sinceramente não utilizaria ou iria pela aragonite. Usar a da praia pode provocar explosões de diatomáceas dado o alto teor de silicatos.

 

Esperaria no mínimo um mês para introduzir os primeiros (poucos) camarões mas só uma semana para colocar burriés (para controlar algas).

 

Alimentação só começaria a fornecer a partir do segundo mês e muito provavelmente só duas vezes por semana.

 

Resiste à tentação de lá colocar peixes porque mudam por completo o equilíbrio biológico do aquário.

 

Ficam as sugestões :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais