NetSpace Publicado Fevereiro 15, 2006 Publicado Fevereiro 15, 2006 Antes de + deixem-me dar os parabéns a este fantástico fórum, pois apesar de só fazer agora o meu 1º post já li e aprendi aqui muitas coisas. Como referi no assunto deste post sou principiante (é o meu 1º Aquario), e tenho algumas dúvidas/incertezas. (desculpem se uso algum termo que n seja correcto) Comprei um kit “Aquastar plus” constituído por aquário 60*30*30 (li que já é um bom tamanho para começar), -tampa com luz d 15W, -termóstato “Jager 3602 com 50W” - um filtro “eheim 2007” (ainda n consegui muito bem ver qual a potencia, acho k é de 240 L/h), - termómetro e um kit com 2 frasquinhos 1 de anti cloro e outro com bactérias. Tudo por 98€ (Acham que é +/- o preço?) Para o solo comprei 1,5 Kg de areao biológico (leve) e 3 Kg de areia de rio escura com 3/4mm… ( Na loja onde comprei disseram-me para lavar mt bem e misturar os 2, foi o que fiz) Também comprei um substrato para as plantas “JBL AquaBasis Plus” em quantidade sufeciente para o aquário. Vou passar as questões: 1º Acham suficiente a luz k tenho no aquário para o plantar? 2º Quais os tipos de plantas de fácil aquisição/preço que necessitem de pouca luz? Devo começar por essas? 3º Estou a pensar faz um aquário comunitário com “guppys”, “molinésias” “limpa vidros” e “limpa fundos” penso que são espécies compatíveis, a pergunta é, n vão eles comer as plantas? 4º Como ainda n comprei nenhuma planta é possível encher já o aquário para que este comece já a fazer o ciclo e só depois colocar as plantas? (isto porque já n tenho grande facilidade na aquisição das mesmas) Espero uma resposta… Obrigado Citar O meu aquário: ...::: V.Perucho :::...
Marco P Fonseca Publicado: Fevereiro 15, 2006 Publicado: Fevereiro 15, 2006 Olá! Para o volume do teu aquário (54L) creio que é pouco. Deverás ter no mínimo 0,5W/L sendo o ideal 1 W /L e deveras começar com plantas mais robustas e de grau de dificuldade mais fácil como por exemplo; Anubias, Sagittarias, egerias, higrophilas, etc e que por sinal são as mais baratas, indo substituindo por outras mais complexas a medida que o aquário amadurece. Convêm também no início adicionares o máximo possível de plantas para que possam consumir os nutrientes em excesso e evitar assim um ataque incontrolável de algas. Quanto aos peixes que escolheste (maioritariamente erbivaros), não tocarão nas plantas se adicionares a sua dieta alimentos a base de espirulina. Boa sorte no teu novo projecto. Citar
gh0st Publicado: Fevereiro 15, 2006 Publicado: Fevereiro 15, 2006 Boas, Antes de mais bem-vindo . A tua luz que é 15W não da para plantar daquelas plantas que tu vés ai, com 15W podes meter anúbias,fetos de java entre outros e sim deves comecar por estas para aprenderes como mantelas. Eu acho que os limpa-vidros e limpa-fundos que tu falas são os ottocinclus e os corydoras, mas nenhum desses que tu referiste te vai afectar as plantas e são especies compativeis. Deixa o aquário com o filtro ligado com o termostacto passado 2 semanas ( se não mais..)depois da aquisição mete lá um guppy ou assim. Se tiveres mais duvidas é so perguntares cumpz Citar >-)))))'> gh0st
NetSpace Publicado: Fevereiro 15, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2006 pois é tb m pareceu 15w pouco para as plantas... mas vou tentar com musgo de java algumas Sagittarias e Anubias. Obrigado pelas dicas! gostava que me respondecem á 4º pergunta... posso encher o aquario sem plantas nem fauna (apenas com umas gotas de bacterias disolvidas na água) e só depois plantar as plantas esperar que o ciclo establise e por fim colocar os peixes... n ha problemas? ou tenho k fazer a plantação a quando do 1º enchimento? Citar O meu aquário: ...::: V.Perucho :::...
rui florindo Publicado: Fevereiro 15, 2006 Publicado: Fevereiro 15, 2006 podes perfeitamente começar já por iniciar o ciclo, podes por o substracto e metes o termostacto á temperatura que desejas e ligas tambem o filtro, se já tens bactérias que vinham com o aqua podes ler as instruções e aplicares o que lá diz. depois disto deixas estar o aqua uma ou duas semanas no minimo sem peixes, ou então podes por exemplo depois do aqua a funcionar com tudo (agua, termostacto, filtro) andicionas as tais bactérias e mete uns flocos de comida dos peixes (não muito) assim penso que vais acelerar mais depressa o ciclo do azoto,depois disto ao fim de uma semana podes por no aqua um peixe (como aqueles que te aconselharam, peixes resistentes). depois é só esperar mais uma semana e já podes começar a põr mais peixes gradualmente, mas não muitos. Citar
NetSpace Publicado: Fevereiro 15, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2006 OK obrigado pela ajuda... em principio amanha ja vou colocar o substrato emxer o aquario ligar tudo (termostato, filtro e luz) e disolver as tais bacterias na agua como diz nas instruções... talvez sábado coloque as primeiras plantas... pois disem k ajuda no ciclo... depois ponho umas fotos... Citar O meu aquário: ...::: V.Perucho :::...
silver_fox Publicado: Fevereiro 15, 2006 Publicado: Fevereiro 15, 2006 as plantas convém meter com pouca agua no aqua, para ser mais facil plantar e não levantar muito depósito. já agora, para encher o aquário eu ponho um pires no fundo com uma chávena em cima e vou enchendo a chávena, para não levantar o areão nem o substrato Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
NetSpace Publicado: Fevereiro 15, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2006 outra questao... as bacterias k se formao com o ciclo ficam no filtro e no solo n é? quando for plantar o aqua posso retirar 75% da agua sem perder as bacterias? Citar O meu aquário: ...::: V.Perucho :::...
Rafa best Publicado: Fevereiro 15, 2006 Publicado: Fevereiro 15, 2006 ya... as colonias de bacterias fixam-se sobertudo no areao e nos filtro, naquelelas massas biológicas... mas de qualquer mani«eira uma mudança dessas iria afectar em muito a colonia de bacterias e alem disso (caso a agua nao seja bem acondicionada à temperatura e quimica da agua do aquario) iria causar variaçoes quimicas e de temperatura podendo provocar doenças como o ictio ou mortes devido a uma mudança quimica muito repentina. espero ter ajudado... Citar bitelink vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil... Rafael Paiva Cumps!!!
NetSpace Publicado: Fevereiro 16, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2006 sim mas a mudança agua que estou a penxar fazer vai ser antes d colocar os peixes... é so pra plantar o aqua (por encuanto enquanto só está cheio com o areao, substrato e agua claro para criar bacterias), depois volto a encher e so kuando o ciclo establizar é k coloco os peixes... Citar O meu aquário: ...::: V.Perucho :::...
Rafa best Publicado: Fevereiro 16, 2006 Publicado: Fevereiro 16, 2006 entao sendo assim axo que nao tens problema nenhum mas é claro que a colonia de bacterias vai ser sempre afectada mas nada de grave visto nao teres peixes... podes tambem se estiveres disposto tirar 50% da agua para garrafoes 25% mantens e tiras 35% para botar fora depois, no fim da plantaçao recolocas e que guardas-te nos garrafoes... Citar bitelink vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil... Rafael Paiva Cumps!!!
NetSpace Publicado: Fevereiro 17, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2006 Obrigado pelas dicas, é isso k vou fazer. Tenho outras questões, essas relacionadas com plantas, acho melhor fazer outro post: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38601 Citar O meu aquário: ...::: V.Perucho :::...
Recommended Posts