Vermes Intestinais


bms

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

tenho um aquario de 15L que me foi oferecido no Natal. Fiz o ciclo necessário (cerca de 3 semanas, recomendado pelo lojista). Comprei no inicio 3 guppy's (2 femeas e 1 macho), 2 Corydoras albinos e 1 camarão.

 

O macho morreu 2 dias depois de ter chegado, vermes intestinais (resultado de uma pesquisa pela net) uma fêmea morreu uma semana mais tarde com os mesmos sintomas.

 

Os restantes parecem bem, por enquanto.

 

Faz sentido? Tem cura? É contagioso para os restantes habitantes do aquário?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vermes intestinais (resultado de uma pesquisa pela net) uma fêmea morreu uma semana mais tarde com os mesmos sintomas

Com que sintomas? Tens a certeza que eram vermes intestinais? Nunca ouvi falar de tal coisa em Guppys... :)

 

Quais eram os sintomas?

 

Cumprimentos,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado Nuno,

 

No primeiro caso reparei que o Guppy macho estava com um cordão de cor vermelha a sair do orificio anal. Deixou de comer e mal se mexia. No dia seguinte estava morto!!! Com a fêmea, não foi muito diferente, mas aconteceu uma semana depois.

 

Aparentemente os restantes habitantes estão bem, mas não sei se poderão ficar doentes.

 

Não sei o que fazer!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sinceramente, como já referi, eu nunca ouvi falar de vermes em Guppys.

Não sei se mais alguém se quer manifestar... :)

Podem de facto ter morrido devido a problemas intestinais... no entanto não me quero manifestar muito... 8)

Mas também pode ter sido coincidência...

 

Espera para ver se mais alguém diz algo...

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro BMS,

 

Eu não sou um entendido na matéria, mas penso que o aquário podia ter sido rodado por mais algum tempo antes da introdução dos peixes.

 

Será que efectuaste medições de ph, amonia, nitritos, etc.

 

A causa da morte dos teus peixes pode não ter sido v

dos vermes intestináis.

 

Pergunto isto porque quando montei o meu aquàrio, não percebia mesmo nada disto e meti logo os peixe çá dentro (asneira da grossa) quando o aquario tinha 3 semanas o niveis de nitritos estavam altissimos, não morreu nenhum peixe mas tive de fazer subtituições de àgua diariamente e tomar outras medidas.

 

É só mais uma opinião para te tentar levar a descobrir a causa.

 

Abraços

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caro Guelra,

 

Antes de mais, muito obrigado pela tua contribuição!

 

A partir do momento em que me ofereceram o aqua (no último natal) tentei recolher o máximo de informação possivel ao nível da internet. As conclusões de que cheguei (fundamentadas pelo lojista) é que três semanas eram suficientes para fazer o ciclo do azoto.

 

Mas antes de ir adquirir os futuros habitantes do aqua tive o cuidado de proceder a todas as medições necessárias. Neste caso, se cometi algum erro foi em excesso de teoria com falta de practica.

 

No entanto penso que se tivesse sido um erro habitar o aqua, pelo que me disseram os camarões teriam sido os primeiros a morrer e no entanto ainda hoje lá estão e aparentam estar muito saudaveis.

 

Para finalizar deixo duas perguntas no ar:

 

Será que os Guppy's já vinham doentes? Será que estamos a comprar peixes doentes e com isso dar um bom lucro aos lojistas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se os peixes morrem 24 a 48 horas depois da compra... sem motivo aparente... devias ter ido a loja (com o peixe morto) e explicavas que devia ir morto de lá....

Se eles não quizerem perder um cliente trocam-te o peixe por outro... normalmente nas lojas boas isso acontece...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais