Joao Pedro Faria Publicado Fevereiro 13, 2006 Publicado Fevereiro 13, 2006 Comecei um aquario de 50l à 6 meses, criei n guppies é engraçado vê-los reproduzir e é pouco exigente. Tenho um aquário de 120l e quero subir de nivel até chegar aos famosos discos que pelo que li são bastante exigentes e requerem muita experiência. Não curto muito comunitários, pensei em colocar uns escalares, também ainda não sei quantos posso colocar no aquário e se reproduzem bem. gostava de ter um pleco mas acho que comem os ovos. Podem me dar ideias de peixes maiores e que se reproduzam bem, ou acham que começar com discos não é assim tão dificil? "Time is money spend it"
Fausto Vicente Publicado: Fevereiro 15, 2006 Publicado: Fevereiro 15, 2006 Vivas ou acham que começar com discos não é assim tão dificil? Depende. Começar nunca é dificil, é natural. Começar com objectivos altos e imediatos é que é mais complicado, nomeadamente nas solhas. Os discus são animais esplendidos, que muita gente pensa serem muito complicados, atreitos a doenças, muito sensiveis, etc... O discu, só te faz uma exigência: agua boa! Dá-lhe agua boa e boa agua, que ele vive nas suas 7 quintas.Ou mares, por ser mais apropriado. Quanto ás doenças, o discu faz uma coisa que muitos dos outros animais não fazem: avisa-te. E muito. E com antecedência. Assim, se souberes ler o comportamento do animal, poderás, calmamente, intervir e efectuar o tratamento adequado. Vidé, para o efeito, o excelente artigo do Rui Ferreira de Almeida, no sub-forum Doenças, assim como as inumeras intervenções do amigo João Machado. É claro que depois temos algumas especificidades próprias, que tens de ter em atenção, mas essas são tão normais nesta especie, como outros cuidados que tenhas de ter com outros animais aquaticos. É o caso, por exemplo, da iluminação, que não deve ser forte. Terás de ter plantas cujas folhas ofereçam abrigo aos animais, quando estes queiram-se 'recatar'. Não deverás ter corrente muito forte. Não sou adepto da ausencia de corrente, ou muito fraca, mas muito forte tambem não.Vai aumentando/diminuindo a pressão da agua, observando o bem estar dos discus. A comida deve ser parasitas-free, opta por mistela feita em casa, com proteina animal, etc, granulado, flocos, artémia. Duas coisas que os discus muito gostam, e na mesma proporção muito lhes faz mal, é a larva de mosquito vermelho e o tubifex. Bombas de parasitas. Pessoalmente só uso a larva, quando algum discu está doente, recusa-se a comer, e eu suborno-o com a larva...é claro que cheia de flagyl Outro dado assente dos discus, é que são peixes caros. Muuuito caros. Poderás solucionar, em parte, este problema, comprando-os ainda jovens, a criadores nacionais.Saem muito em conta e sempre os podes ver crescer. Atenção, contudo. Mesmo para quem tenha alguma experiencia, é arriscado adquirir discus muito pequenos. Discus com 4 cms, custumam ser um pouco mais em conta, mas se tens algum azar com eles, pouco poderás fazer, a nivel de tratamento. Um bom tamanho, onde o discus já tem mais defesas será os 6 cms, e o preço é, ainda, acessivel.--- Por último, e creio que é o que mais querias saber (daí ter deixado para último,, assim 'obriguei-te' a ler o resto) a reprodução. A reprodução dos discus não é facil. Para inicio, os casais. Ou compras um casal já formado, caro para caraças (e atenção ás banhadas) e saltas esse nivel, ou então terás de ter paciência para andares a formar casais. E aqui não é só por um macho e uma femea dentro de um aqua. Quer porque a determinação do sexo seja virtualmente impossivel só pela observação, quer porque eles, mesmo tendo sexo diferentes, podem não curtir a cara do outro. E se não curtem, não há nada a fazer, é arranjar outros. A seguir, imaginemos que já existe um casal: posturas num comunitario, ou mesmo num aqua onde só hajam mais discus, tÊm fortes probabilidades de estarem destinadas ao fracasso, por vários factores: a água não ser propria para os ovos/alevins, existir muita corrente, os pais ficarem nervosos com a vizinhança de outros animais e paparem os ovos, os alevins quando se libertam do saco vitelino, em vez de irem para os pais, vão direitos a uma folha qualquer, etc, etc, etc... Terá, então, de separar os papas, e colocá-los num aqua preparado para o nascimento... Pois é, a conversa já vai longa, e tudo o que falei parece conversa para desanimar...mas não é essa a intenção. Antes pelo contrario. è alertar-te (e a todos quantos possam estar na mesma situação) para alguns pontos essenciais para quem quer manter/reproduzir discus. Como disse, são meramente tópico, muito mais há a dizer e a estudar. Opiniões diversas das minhas poderão surgir, algumas tão ou mais válidas. Mas se te servir para te meter o bichinho dos discus, optimo. Força com isso. Quanto ao resto, verás (ou verão) que as dúvidas serão sempre dissipadas por alguem, pois quanto a discalhada, a malta ajuda-se sempre. Estuda os bichos o forum é um bom ponto de partida,mas não só. Fala com malta que os mantenha, ouve experiencias. E qualquer coisa, dispoe. Abraço F.Vicente (P@rra, que grande testamento!!!) "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Quinzico_The_Twin Publicado: Fevereiro 15, 2006 Publicado: Fevereiro 15, 2006 Olá, Só queria adicionar mais uma coisa ao que o F. Vicente disse: É muito importante saberes se os peixes comem granulado antes de os comprares. Eu iniciei-me em discus e posso dizer que foi um fracasso devido a isso! Não perguntei, os peixes só comiam congelados...a comida congelada não consumida cria parasitas e dos 4 só ficou 1 depois de tanto tratamento. O herói que ficou é mantido noutro aquário. Aconselho-te a iniciares com discus médio (8-10 cm), já que são mais robustos no que diz respeito a doenças, adaptações, alimentações, etc. Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
Joao Pedro Faria Publicado: Fevereiro 15, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2006 Obrigado pelas explicações!! Vou estudar e, depois vejo se tenho o conhecimento e tempo suficiente para me iniciar nos discos. Entretanto quem quizer pode dar mais opiniões de peixes de exigência intermédia, sempre com a intenção de reprodução, para mim é o incentivo máximo da aquariofilia, é sinal que os peixes estão adaptados. "Time is money spend it"
Recommended Posts