Rochas X Iluminação Solar


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Como meu primeiro post, gostaria de parabenizar a todos pelos excelentes posts aqui feitos e comentados.

 

Vamos a parte dramática ou nem tanto da coisa, to mais querendo economizar uns Kwh na minha conta sem as HQI. :D

 

Moro em uma casa onde tenho um grande e espaçoso terraço, onde a incidência solar é praticamente o dia inteiro, pois a casa é alta e não temos condomínios a nossa volta.

 

Como no Brasil creio eu está proibida a extração de Rocha Viva, estou pensando em montá-las no DIY mesmo e mantê-las em alguns aquários de 100 cm larg. X 50 cm comp. X 50 cm alt., com fluxo constante de áqua com 2 bombas de 2500 L/h em cada aquário, agora a iluminação ficaria por conta do sol, sei que parece algo meio doido mas estava tentando fazer algo parecido. (10 aquários)

 

Na salina nós utilizávamos esses aquários para controle de qualidade da artêmia vendida e hoje em dia não precisa mais era um custo muito alto pra pouco retorno que antigamente a artêmia gerava, hoje basta levar as amostras no laboratório que fazem isso em 3 dias.

 

Fico no aguardo de suas respostas e agradeço.

Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi evandromureb,

 

Não sei em que zona do Brasil moras mas quanto mais perto da linha equatorial morares melhor pois maior é o fluxo luminoso.

 

Penso que o fluxo luminoso aí é excelente para ser utilizado na iluminação dos aquas, no entanto adicionava umas lâmpadas actínicas ao sistema pois a altura da coluna de água nos recifes produz uma alteração na temperatura de côr do sol.

 

Só um alerta: Com esse sistema ao "ar livre" não terás grandes problemas com a temperatura nos aquas? ...

 

Outro aspecto negativo poderá ser o facto de teres tanta luz à volta dos aqua que, devido aos teus olhos se adaptarem a essa luz toda, os próprios aquas não chamem a atenção :roll: ... Uma ideia quanto a isto: Que tal abrir uma "janela" na parede de forma que o(s) aqua(s) fiquem do lado de fora para serem vistos do lado de dentro da casa :wink:

 

Não deixa de ser uma ideia interessante.

 

Cumprimentos,

 

Vitor Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo a todos,

 

Não sei em que zona do Brasil moras mas quanto mais perto da linha equatorial morares melhor pois maior é o fluxo luminoso

 

Moro na Região dos Lagos, Interior do Rio de Janeiro em uma cidade chamada Cabo Frio, fica ao lado de Búzios (uma cidade mais conhecida que a minha para vocês).

 

Praia do Forte

cabo_frio.jpg

 

Só um alerta: Com esse sistema ao "ar livre" não terás grandes problemas com a temperatura nos aquas?

 

Eu pensei nisso também, nesta época de verão aqui rodeia a facha dos 35° em média, porém hoje batemos 40°, realmente tenho este grande problema em relação a temperatura, porém todos os aquários estarão interligados um ao outro, pelo menos gostaria de ativar 5 dos 10 aquários e com isso usar um Chiller, que de qualquer maneira iria comprar para o aqua talvez resolva o problema com a temperatura eu tenho uma alternativa também é a cobertura elétrica, ela fecha toda a cobertura com um tipo de lona, serve pra proteger da chuva e esta área eu poderia cobrir também com isso, porém perderia luminosidade, no caso este sistema tem sensores de chuva que abrem e fecham automaticamente e também vi com o fabricante que existe um tipo de timer que poderá abrir e fechar esse sistema automaticamente.

 

 

Outro aspecto negativo poderá ser o facto de teres tanta luz à volta dos aqua que, devido aos teus olhos se adaptarem a essa luz toda, os próprios aquas não chamem a atenção  ... Uma ideia quanto a isto: Que tal abrir uma "janela" na parede de forma que o(s) aqua(s) fiquem do lado de fora para serem vistos do lado de dentro da casa  

 

Acho que não me expliquei bem quanto ao que pretendo fazer, esses aquários servirão apenas para manter as rochas mortas pra virarem vivas enquanto não monto a estrutura total do aquário, juntamente com a água ciclando, estou para fazer obras em minha casa e com isso estarei abrindo em meu laboratório espaço para colocar meus aquários.

 

Estou tentando ver se essa possibilidade é válida para assim poder planejar com mais facilidade, já que até montar toda a estrutura e a casa for reformada terá bastante tempo.

 

Resumindo todo o sistema que estará montado no terraço da casa será para a ciclagem da água, cerca de 2500 litros do mar mais a produção de rochas artificias em rocha viva, já que não pretendo extraí-las do mar.

O aquário em si deverá ficar pronto lá pelo meio do ano.

 

Deverá contar com:

 

1 Chiller (Radical Chiller 1 HP)

1 Skimmer (Dymax Skimmer VS60 com bomba 2500 l/h)

Talvez um Reator de Cálcio (Morato Reator de Cálcio 1500l)

 

Desculpe pelo livro que praticamente escrevi :oops:, e agradeço ao Vitor por ter me respondido.

 

[]´s

 

Evandro Mureb

Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe mais um brasileiro em Portugal.

 

O maior problema em manter um reef nestas condições tange a manutenção da temperatura, as vezes os gastos energeticos para mante-lo estável podem superar os gastos que se teria com a iluminação dependendo do tipo de organismo que pretende manter.

 

Ao optar pela luz natural estamos sujeitos as variaçoes climaticas .. (obvio)... entao um aquario APENAS com luz natural vai ficar escuro nos dias chuvosos ou entao a noite, qdo normalmente voltamos do trabalho para aprecia-lo.

 

Outro detalhe importante a ser lembrado eh a proteção da chuva... pois isso pode alterar a salinidade... no mar isso eh desprezivel...

 

 

reef166vi.jpg

 

Este eh mantido em Waikiki

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe mais um brasileiro em Portugal.

 

Grande Celso,

 

Já o conheço de alguns posts espalhados pelos fóruns brasileiros, essa parceria Brasil / Portugal, também acontece por lá. Conheci este fórum graças ao "Diogo Lopes", com aquele belíssimo aquário que ele montou e que fez "estragos" no Brasil e deixou o povo com inveja. hehehe.

 

Agora voltando ao assunto, realmente o caso do consumo de energia elétrica será igual ou superior estando dentrou ou fora de casa pelo uso do chiller, porém como estou quase começando uma obra inacabável como sempre, estou pretedendo colocá-lo no terraço assim evito o deslocamento desnecessário do sistema de um lado pro outro, como ficarei na casa da minha mãe todos meus equipamentos elétricos assim espero ficarão desligados, somente um frigobar pro povo da obra tomar uma água gelada e não me chamarem de mnão de vaca.

 

Creio que nesse momento seria o mais fácil, deixaria a rocha morta se tornar viva, ela pega um solzinho e vai maturando enquanto o prazo de 120 dias da obra que terão em média mais uns 30 não acaba e eu vou planejando com muita calma o que vou montar, ontem quando vi a conta média da obra lá de casa quase pensei em montar um aquário de 8 litros com um betta bonitinho, sairia muito mais em conta, porém vou arriscar mais um pouco, acho que se tudo der certo como planejo vou tentar contornar isso.

 

Se alguém tiver alguma experiência com esse tipo de situação fico grato se me derem mais uma ajuda. Agradeço a todos que me ajudaram até agora.

 

[]'ss

Evandro Mureb

Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai no RJ tem um aquarista que mantem o reef assim.. mas deixa pra lá...

 

Outros seriam o Alex Correa em Waikiki e o Matias de Ilha Bela

 

Eu ja´tive aquarios de guppies montados assim... mas a variação de temperatura eh o ponto critico, tanto alta qto baixa.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão se calhar um pouco descabida mas cá vai.

 

Se o objectivo é apenas "fabricar" rocha viva em vez de aquários de vidro é possível usar grandes depósitos em plástico (no post do Diogo Lopes sobre o aquário dele há um bom exemplo).

 

Utilizando medidas a apontar para o bastante largo e baixo maximiza-se a incidência luminosa pela superfície.

 

Depois poderia envolver-se os lados e o fundo em isolador térmico e colocar um revestimento espelhado.

 

Isto não dispensaria o chiller mas seguramente que poupava uns bons watts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o objectivo é tornar a rocha morta em rocha viva ( e esquecendo a parte da alga coralina que é na minha opinião apenas um aspecto estético da mesma) não seria melhor manter as rochas em escuro completo fomentando assim a actividade bacteriana e diminuindo a actividae das algas?

 

é que as algas competem pelo mesmo alimento que as bacterias (amónia, fosfatos, etc) e portanto reduzem a eficácia destas.

 

Estive à dias a ler sobre o processo que os americanos denominam de "cooking" da rocha viva para baixar a matéria orgânica que se vai acumulando na mesma e o processo passava exactamente por deixar a rochas completamente ás escuras, com circulação e aeração e com trocas de agua e limpeza de residuos ao longo do tempo. Eram ainda acrescentadas fontes de carbono sobre a forma de açucares para fomentar a actividade bacteriana.

 

É obvio que a coralina, sendo fotossintetica se ia ressentir bastante, mas segundo eles limpa bastante a rocha viva, abrindo muitos dos poros fechados por acumulação de matéria orgãnica e portanto melhorando a eficácia da rocha viva.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Se o objectivo é apenas "fabricar" rocha viva em vez de aquários de vidro é possível usar grandes depósitos em plástico (no post do Diogo Lopes sobre o aquário dele há um bom exemplo

 

Eu estive vendo alguns destes depósitos para compra e estou pensando seriamente em usá-los, apesar do preço meio absurdo que se encontra um desses por aqui. Vou verificar com alguns fabricantes que se eu comprar pela empresa uns 10 desses consigo que eles me entreguem a preço de custo, seria uma alternativa as lojas daqui.

 

 

não seria melhor manter as rochas em escuro completo fomentando assim a actividade bacteriana e diminuindo a actividae das algas?  

É que as algas competem pelo mesmo alimento que as bacterias (amónia, fosfatos, etc) e portanto reduzem a eficácia destas.

 

Se for realmente funcional isto que disse seria uma melhor alternativa poderia optar realmente pelos depósitos com tampa, porém mantendo a circulação de água com as bombas e o uso do skimmer e me pouparia muito espaço pois os aquários são bem grandes e para interligá-los ficaria pior ainda.

Agora uma pergunta este método é realmente funcional? Teria de ter querendo ou não um controle de temperatura e constantes testes para ver se anda tudo bem. Creio que maturando as rochas nesses depósitos escuros mesmo assim tenha que ter um mínimo um pequeno tempo de iluminação, acho que um fotoperíodo deve existir mesmo que baixo. (Posso estar enganado, porém é só uma suposição).

 

Nem comecei a montar o danado do aquário e já to me descabelando, imagina quando acabarem as obras e colocar a mão na massa de verdade, vou ter que sair de férias durante uns 3 meses pra me acertar direito.

 

Valeu galera, um grande abraço e obrigado de novo.

 

[]´sssss

 

Evandro Mureb

Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ops li desatentamente e nao percebi que a intenção era fazer RVs... hehehe deve ser o fuso horario ;) É que recentemente respondi um topico semelhante no Brasil...

 

Eu usaria apenas uma caixa pra cura-las e depois qdo for adicionar no reef usar um pouco de rocha viva natural pra coloniza-las.

 

Ou entao deixa-las no mar por um periodo .

 

Costuma-se usar cimento portland e aragonita ou halimeda misturados.

 

Aqui em Sampa e no RJ tem bastante gente fazendo...

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais