bolhas não sobem num difusor da nutrafin....


Recommended Posts

ola pessoal.

comprei na 6º um difusor de escada da nutrafin igual a este nutrafinco2.jpg para um plantado que montei nesse mesmo dia e até agora estou-me a debater com um grave problema: as bolhas não percorrem a escada, ficam coladas ao plastico logo nos primeiros degraus :twisted:

ja tentei varias coisas, desde limpar com alcool, detergente, sabao, esfregar com escovas e não consigo fazer com que as bolhas andem. a superficie de contacto está rigorosamente limpa e não parece ter nenhum impedimento ao movimento das bolhas. isto já tinha acontecido a alguem?será que este plastico pode ter alguma propriedade que não devia?

tenho um difusor igual a este no meu plantado de 60cm e sempre funcionou bem desde o 1º dia, sem necessidade de nenhuma limpeza inicial.

alguma sugestao?

obrigado

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Space Cowboy eu tambem tenho um sistema de co2 mas nao dessa marca, o meu é o turbo Co2 Bio System da Red Sea mas tambem tive um problema desse genero e o problema era a temperatura ou seja se a garrafa estiver muito fria pode diminuir ou ate parar a produçao de Co2 . Eu resolvi o problema pondo a garrafa em cima da calha da lamp do aqua , passados apenas 20 minutos já estava a sair Co2 e até agora tem estado a funcionar sempre bem por isso tenta aumentar a temp da garrafa de alguma maneira que vais ver que resolves esse problema :twisted:

 

Cumps. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Space Cowboy eu tambem tenho um sistema de co2 mas nao dessa marca, o meu é o turbo Co2 Bio System da Red Sea mas tambem tive um problema desse genero e o problema era a temperatura ou seja se a garrafa estiver muito fria pode diminuir ou ate parar a produçao de Co2 . Eu resolvi o problema pondo a garrafa em cima da calha da lamp do aqua , passados apenas 20 minutos já estava a sair Co2 e até agora tem estado a funcionar sempre bem por isso tenta aumentar a temp da garrafa de alguma maneira que vais ver que resolves esse problema :twisted:

 

Cumps. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelos vistos o meu problema não é tao evidente ou eu não expliquei bem a situaçao....as bolhas saiem pelo tubo e ad leveduras estao a produzir bem. o problema é que elas ficam coladas ao plastico logo nos primeiros degraus e não avançam pelo difusor acima...... :twisted:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

tenho um igual ao teu.

Não tenho tido problemas.

Por vezes pode ficar com restos de lixo acumulado, ou então n tens o difusor perfeitamente na vertical...

Experimenta colocá_lo junto a uma das paredes do aquário para garantires q este fique perfeitamente vertical.

Pode ser tb alguma imperfeição do plástico, mas sinceramente qd isso acontece no meu é por sujidade.

 

Mas isso já tu disseste q n é visto teres limpo...

 

espero ter ajudado, um abraço.

 

Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor pode não estar direito e é mesmo assim nos primeiros dias. Lê as instrucções da caixa e lá vem a dizer isso: nos primeiros dias é normal que as bolhas tenham dificuldade a percorrer a escada. Quando as primeiras acabam de percorrer, as seguintes já percorrem mais facilmente e assim sucessivamente.

 

Com tantos difusores no mercado bem melhores, foste logo para esse... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor pode não estar direito e é mesmo assim nos primeiros dias. Lê as instrucções da caixa e lá vem a dizer isso: nos primeiros dias é normal que as bolhas tenham dificuldade a percorrer a escada. Quando as primeiras acabam de percorrer, as seguintes já percorrem mais facilmente e assim sucessivamente.

 

Com tantos difusores no mercado bem melhores, foste logo para esse...  :arrow:

 

sei lá onde é que a caixa ja vai....deve ter ido po lixo juntamente com a espuma dos vasos das plantas e essas cenas :twisted:

optei por este difusor porque até agora é o que me satisfaz melhor. ja experimentei o da Eheim de cerâmica e sinceramente não fiquei satisfeito pois as bolhas, apesar de pequenas, pouco se dissolviam e chegavam à superfície praticamente do mesmo tamanho....

este não é bonito, ocupa algum espaço e os caracóis têm uma queda natural para se meterem no caminho das bolhas, mas até agora é o que me satisfaz melhor e me permite ter quantidades astronómicas de CO2 na agua (que eu não vou entrar em valores para não me darem nas orelhas :wink: ) :arrow:

obrigado André, ja estou mais descansado

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O unico motivo que penso estar aliado a essa "não subida" das bolhas é o difusor estar inclinado.

 

Já agora, o teu sistema é de botija, certo?

 

Quanto á questão do Difusor da Eheim em cerâmica, também reparei que o aproveitamento de Co2 é inferior ao da Nutrafin e aliás não tive outra solução senão dar mais gás :oops:

Acho que vou acabar por colocar outra vez o da Nutrafin e ao contrário da maioria dos "aficionados da planta" dou-lhe preferência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora aproveito este tópico para pedir uma ajudinha,

 

alguém me aconselha um método não caseiro de CO2 barato? já agora quanto foi esse kit?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora aproveito este tópico para pedir uma ajudinha,  

 

alguém me aconselha um método não caseiro de CO2 barato? já agora quanto foi esse kit?

 

o Kit completo da nutrafin, como o que está na foto, ronda os 30€. funciona bastante bem mas o seu principio de funcionamento é identico ao caseiro: leveduras que consomen açucar e libertam CO2. podes comprar o injector como eu e utilizar uma garrafa caseira. eu so comprei o difusor de escada porque queria usa-lo com uma garrafa de 1.5L, em vez dos 0.5 que penso ser o volume da garrafa da nutrafin.

 

Miguel Silva não, é caseiro de fermentaçao. hoje já começou a funcionar bem, era mesmo como o André tinha dito.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.