Circulação da agua


jose_marques

Recommended Posts

Boas

 

Considerando a info na faq de ajuda a iniciados, a circulação da agua deverá ser 20 a 30x o volume do aquario.

 

Isso significa no meu caso num aqua de 150x60x50 com cerca de 400 litros, deverá ser de 12.000 litros.

 

Como estou numa fase de grande reestruturaçao, com a instalaçao de um sump, estou a altura de resolver o problema, porque tenho muito pouca circulaçao...

 

Por isso, o que acham correcto?

 

Uma bomba de 6000 litros do sump para o aqua, a meter agua em dois locais diferentes, mais duas powerheads de 3000 litros cada uma?

 

Isto não é demais ???

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José.

 

A questão da circulação está directamente relacionada com as espécies de corais que pretendes manter.

 

Se é teu objectivo manter SPS deves apostar então nas 20 a 30x o volume do aquário.

 

Caso contrário 15 a 20x chegará perfeitamente para manter LPS e moles.

 

Eu não optaria por deixar a maior parte do trabalho à bomba de retorno, uma vez que esta tem de vencer a altura da subida, no entanto, há bons resultados com sistemas de closed loop e 6000 l/h complementados no tanque principal pode ser uma boa escolha se optares por este método.

 

No aquário aposta em powerheads dos 4000 l/h para cima, uma vez que o aquário ainda é comprido.

 

A título de curiosidade refiro-te que o meu aquário tem essas dimensões e eu tenho

 

2 tunze stream 6000 - 7000 l/h cada

1 eheim 1260 no retorno - 2400 l/h

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte,

 

Estive a ver a Tunze 6000, e a Tunze 6060 ... a 2ª é a metade do preço, e a diferença parece-me que é a impossibilidade de regular o fluxo, ou seja, está sempre ao máximo. Para mim, parece-me que chega. O que achas?

 

O meu objectivo serão SPS... o teu aquário está a ficar espetacular!

 

Amanha vou postar umas fotos do meu (triste) aquário... nas ultimas semanas, expecialmente desde que comecei a ler o forum, descobri que tenho praticamente tudo mal. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fazia o retorno através duma eheim 1260 e um close loop com uma lifetech de 9000L/h com 6 saídas e consoante o layout da rocha. ( não tenho destas bombas, mas já as vi a trabalhar, fiquei surpreendido com o desempenho e a nível de ruido é muito silenciosa... Ah! biggrin e economicas para uma bomba que faz 9000L/h :?)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

José,tenho um aquário com o tamanho do teu e tenho a seguinte circulação:2tunze turbelle stream 6100 12000lcada.3 aquaclear4500l 1life 2000l+1 de retorno OR3500.Total 34000litros de circulação.Pensei que fosse um exagero este caudal uma vez que tenho de água real 353l,pois tenho 200kg de rocha no aquário.E agora mais que nunca penso como o Diogo Lopes:quanto mais circulação melhor ,menos algas.Pensa só que tenho neste momento 97vezes em vez de os 20 ou 30 de padrão que mencionam.350litros reais do aquário*97=33,950.Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é realmente impressionante!!! Não são demasiadas bombas dentro do aqua? (posta umas fotos!!)

 

Desde o inicio do post já fiz umas alterações... 2x Tunze 6060 e uma bomba de retorno Aquabee Up 3000 ... ou seja, 15.000 litros... está melhor, mas o verde das rochas ainda não desapareceu...

 

Vamos ver como se vai portar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Estou com o Duarte... circulacao é bom mas depende muito daquilo que se pretende em termos de corais. Por exemplo esse tipo de circulacao para LPS, nao seria bom... mas se for um aqua quase exclusivo de sps seria optimo. ;)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Tito terá um maremoto dentro do aqua!!! Não será preciso tanto, mas ajuda muito no controlo das algas!

 

Neste momento tenho 1 Turbelle 6100 (12.000 l/h) + 2 Turbelle 7400/2 (4000 l/h) + Hailea (2500 l/h - alimentação refúgio superior e restante para circulação aquário principal) + 4 retornos ligados a uma IWAKI 5000 l/h. Isto dá uma totalidade de 27500 l/h correspondendo a 55x o volume do aqua.

 

Não consegues ver uma única bomba no aqua, pois estão todas dissimuladas na RV...

 

Pic_8386_3.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais