Recommended Posts

Publicado

Olá,

Recentemente (há 3 semanas) deparei-me com uma Molinésia fêmea com um pequeno ponto negro na região abdominal. Fui observando e, manteve-se o mesmo sem aparente evolução, sendo o comportamento do peixe perfeitamente normal.

Há dias tive um ataque de ictio no aqua (comunitário plantado de 120 litros e ± 30 peixes) e aumentei a temperatura para 30º, retirei a luz por 3 dias e apliquei um medicamento contra o ictio da Avipor.

Ao 4º dia, recoloquei a luz e fiz uma TPA de 35% e ao 5º dia o ictio desapareceu aparentemente sem baixas.

Ontem, após uma semana do aparecimento do ictio, a Molinésia afectada morreu. Retirei-a do aqua e abri a barriga que tinha dois buracos: um que eu já tinha visto e outro mais atrás. A barriga estava literalmente sem nada. Nem intestinos nem nada.

Alguém sabe o que teria tido? Algum parasita interno ? Será que os outros peixes estarão em perigo ? Devo aplicar algum tratamento ?

Publicado:

Boa tarde.

A barriga e as tripas, sendo a parte mais mole a par dos olhos foram.... comidas por outros peixes.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

João,

Não me parece. Os buracos que mensionei eram demasiado pequenos e perfeitos para que os outros peixes tivessem andado a mordiscar as vísceras da molly. Tinham para aí 1 mm de diâmetro no máximo.

Não terá sido um qualquer parasita interior que "comeu" tudo e depois saiu ?