Calha de ilum. de 11 watts para aqua. de 10 litros.


Recommended Posts

Oi pessoal...

 

Esta calha está a servir de teste para fazer uma adaptação uma calha semelhante da aquapor de 15watts que é tão conhecida por ser um pouco complicada para adicionar mais lampadas

 

Esta calha é de 28 cm, e que é usada para aquários de 10 litros. Inicialmente vinha com uma lampada normalissima, de filamento, e que como tal não servia para aquários. Na altura não sabia nada de aquários (se é que hoje sei alguma coisa !! :wink: ), mas começei a suspeitar que essa luz não era adequada quando o plástico reflector da calha, começou a derreter com o calor!!

Como tenho agora mais dois aquários, este serve principalmente para hospital....

 

Material que usei:

- Basquilho e balastro G23 - 8,90 euros

- Lampada philips de 11 watts 827 - 4,20 euros

 

1- retirei todo o material que lá estava (casquilhos, lâmpada etc):

2- Montar casquilho + balastro (vem já tudo junto):

 

Pic_3789_5.jpg

 

3- Colocar a lâmpada (com um pouco de presistência e força, é possivel colocar a lAmina de plastico reflectora)

 

Pic_3789_6.jpg

 

4- e fez-se luz:

 

Pic_3789_7.jpg

 

Esta explicação pode ser básica para muita gente, mas a verdade é que para pessoas como eu ( foi a primeira vez que montel tal coisa) que não percebem muito disto (de electricidade e coisas assim), isto pode ajudar.

 

O meu plano será fazer algo semelhante para uma calha de 15 watts da aquapor.

 

obrigada a todos

 

wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Woody.

 

Acho muito boa essa foto reportagem de uma adaptação de uma calha.

 

Só te queria advertir para uma coisa. essa lâmpada que compraste, não é a mais indicada para plantas :wink:

Apesar de não ser perceptível nas fotos, ela dá uma cor muito amarelada, certo?

 

É uma Lumilux Interna, se for da Osram.

O melhor que tens a fazer, na minha opinião, é tentares encontrar essa lâmpada com uma temperatura de cor, a rondar os 6500 K.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Então é só para teste, certo?

 

Vais retirar essa lâmpada dessa calha, certo?

 

É que num aquário hospital, não faz muito sentido teres uma razão Watt/L tão elevada :twisted:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.