Ajudem-me a montar sistema de iluminação


Recommended Posts

Olá

Tenho aquário em Kit de 35 litros (50 cm), q vem com uma lâmpada de 15W. Quero ter algumas plantas e sei que a luz q possuo não é suficiente.

Eu não pesco nada de electricidade mas vou pedir a um familiar q me ponha um sistema de iluminação mais correcto.

Queria a vossa ajuda e q me dissesem qual o material q tenho q comprar? Se a lampada for das compridas tem de ser comprada numa loja de aquarofilia ou pode ser numa simples loja de electrónica.

E já agora, li alguma coisa sobre utilizar papel de alumíni, é necessário.

Conto com a vossa ajuda. ;)

Esmeralda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 50cm não há muita escolha.

 

Talvez as PC sejam o melhor pois as HQI são muito potentes para o tamanho do aqua...

 

28W com +- 33 cm de comprimento...

 

Acho que chega ferpeitamente...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com 50cm não há muita escolha.

Porque dizes isso? E só falas em PC's e HQI?

 

Acho que o método mais económico (custo inicial) até é em T8.

Eu tenho um aquário exactamente como o da Esmeralda e optei por colocar 3 lâmpadas de 15 Watts cada (se bem que para a maior parte das plantas, 30 Watts chegam perfeitamente).

 

Sem falar que tu ao usares 3 lâmpadas podes combinar diversas temperaturas de cor. Enquanto que apenas com uma lâmpada, ficas restricto a uma única temperatura de cor. Sem contar que as lâmpadas T8 são muito mais fáceis de encontrar com as temperaturas que são ideais para as plantas.

Já com as PC's, isso não é muito fácil :lol:

 

Não estou a dizer que as T8 são melhores que as PC's ou que as HQI. Só acho é que o seu uso não deve ser descartado assim tão facilmente do leque de opções.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o papel de aluminio faz uma grande diferença, é uma coisa que podes fazer já, sem precisares de cohecimentos de electricidade. :lol:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

o papel de aluminio faz uma grande diferença, é uma coisa que podes fazer já, sem precisares de cohecimentos de electricidade.

Depende... do tipo de reflector que a Esmeralda tiver. Se tiver a lâmpada dentro de uma calha da Aquapor (por exemplo), aconselho a colocar o papel de alumínio.

Mas se tiver um reflector próprio, acho que não vale a pena andar a fazer isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes assim: abres a calha, tiras a lampada rodando, forras a papel de aluminio, mas não ponhas por baixo da parte metálica da lampada, colocas a lampada e pronto, tá feito :lol:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com 50cm não há muita escolha.

Porque dizes isso? E só falas em PC's e HQI?

 

Acho que o método mais económico (custo inicial) até é em T8.

Eu tenho um aquário exactamente como o da Esmeralda e optei por colocar 3 lâmpadas de 15 Watts cada (se bem que para a maior parte das plantas, 30 Watts chegam perfeitamente).

 

Sem falar que tu ao usares 3 lâmpadas podes combinar diversas temperaturas de cor. Enquanto que apenas com uma lâmpada, ficas restricto a uma única temperatura de cor. Sem contar que as lâmpadas T8 são muito mais fáceis de encontrar com as temperaturas que são ideais para as plantas.

Já com as PC's, isso não é muito fácil :D

 

Não estou a dizer que as T8 são melhores que as PC's ou que as HQI. Só acho é que o seu uso não deve ser descartado assim tão facilmente do leque de opções.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Realmente, por vezes o cerebro parece que para. :lol:

 

Tens toda a razão Ivanpantz...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.