Praziquentel


Recommended Posts

Boas Nuno,

 

Há uma semana atrás os meus Diskus apresentavam-se um pouco escuros, as fezes eram amareladas claras, mas não viscosas, eram consistentes, e um deles passava muitas vezes sozinho de baixo de uma folha ou outra, esse mesmo não comia flocos nem granulados, a única coisa que ele comia era congelados, artémia e outra papa para diskus.

 

Fiz tratamento com Flagyl, como me foi indicado pelo um menbro do forum.

 

O meu pensamento foi, 1º. vou fazer Flagyl e depois farei Praziquentel, pois eles de vez em quando tremiam com as barbatanas e passavam à beira de folhas e iam de gáz contra a elas como se tivessem a coçar.

 

Dei prioridade ao Flagyl.

 

Ao 3º. dia notei diferenças positivas nos seus comportamentos, estavam mais clarinhos e vivaços.

 

No último dia de Flagil notei que não estavam bem, todos escondidos lá atrás, só quatro vieram comer o outro que só comia congelados não comeu, e o mais forte deles todos, o maior e mais glutão ficou no mesmo sitio.

 

Notei que eles tremiam bastante com as barbatanas e estavam mais escuros e coçavam-se nas folhas e tinham 1 ponto branco aqui e ali, os bótias tinham mais mas tambem pouca coisa.

 

Mudei 50lt de água, administrei Gustapur da Sera e meti bomba com difusor para boa oxigenação.

 

Ao outro dia não notei diferenças tinham mais alguns pontos brancos e tremiam mais vezes as barbatanas.

 

Mudei novamente 50lt, meti carvão durante 3 horas e http://meti novo medicamento, Micropur para vermes das guelras e pele e mineral Sat, ambos da sera, para reforçar a eficiência do mycropur.

 

O tratamento com Praziquente era necessário 2 caixas (4 comprimidos) + 2 caixas passado 7 dias, no total de 4 caixas, 5 euros cada caixa, total 20 Euros, e dai a minha pergunta do Praziquentel, pois penso que o medicamento de aquarofilia fique mais em conta, dai a minha perguntal sobre o Praziquentel.

 

Ontem cheguei a casa tinham ainda mais pontos brancos do que no dia anterior, mudei novamente 50lt, subi a temperatura para 32º e meti nova dose de mycropur.

 

O mycropur é para os vermes das guelras e pele e o Gustapur é para o ictio.

 

Penso ter um misto de doenças.

 

Não posso meter os dois medicamentos ao mesmo tempo, por isso tento combater o ictio com a temperatura.

 

Hoje, (último dia de mycropur), ainda não sei como está o panorama, só sei quando chegar a casa logo.

 

Tenho tambem consciência que o tratamento com Flagyl não teve eficácia de 100%, acho que terei também de fazer novamente, mas na água, como me foi aconselhado por um menbro deste forum, que se não desse resultado na comida, para fazer na água.

 

E o filme está neste estado, espero não ter nenhuma desilusão logo.

 

Eu sou de Mafamude, vivo à beira da Câmara de Gaia.

 

Obrigado e um abraço,

 

Rui Cruz,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Após algumas pesquisas aqui no forum, pude verificar que várias vezes indicas-te, e outros membros tambem a lampada UV para irradicar algumas doenças.

 

Esqueci-me de dizer que, por incrivel que pareça, ontem ontem no último dia do Flagyl comprei uma lampada UV de 11W para 200lt, só que quando cheguei a casa o filme estava negro, os Diskus estavam doentes como acima referi, (até parece que as bactérias advinharam que ia comprar a UV para lhes limpar o sebo), e por isso ainda não a instalei, porque me disseram que a lampada limpava o medicamento da água, por isso estou à espera de irradicar o problema, afim de instalar a mesma.

 

Será que tenho a arma na mão sem fazer uso dela, ou realmente a UV, saca o medicamento da água?

 

Abraço,

 

Rui Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a que temperatura tens tido o teu aqua ?

com a mexelania de medicamentos que já usaste até ademira como é que ainda não aconteceu uma desgraça

sinfona bem o fundo do aqua e acresçenta agua 30 0u 40% de preferencia á mesma temperatura para não haver grande choque termico e por sua vez não aumentar o surto de ictio o que não é normal em aquas de temperaturas constantes de 30 graus depois compra bactopur da sera e segue a instruções é natural que algumas plantas se recintam por causa da subida da temperatura e toma especial cuidado com as bótias

conta coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois compra bactopur da sera

Pode ser de origem bacteriana ou parasitas externos...

Como têm pontos brancos talvez seja mesmo problema com parasitas.

 

Verifica se notas manchas brancas nos discus, se estão opacos, se têm as barbatanas opacas ou a desfazer, se as barbatanas apresentam "raios" de sangue, onde se situam esses pontos, etc.

 

O aumento de temperatura nem sempre é bom pois, se for problemas bacteriano, pode contribuir para um desenvolvimento mais rápido de algumas bactérias.

 

Como não temos fotos não temos como dar um diagonóstico correcto.

 

Eu optava por colocar Costapur+Bactopur Direct (é o que se arranja mais facilmente).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno Miguel e Zé Carlos,

 

Peço desculpa mas não tive acesso à este fim de semana.

 

Na Sexta feira quando cheguei a casa estava já tudo a passear à frente do aquário, comeram e o comportamento deles já estavam iguais, um ponto branco aqui e ali, principalmente nos Botias, mas menos do que tinham, excepto um deles que estava escondido atrás de plantas, tentei ver o que tinha, para meu espanto, tinhaos olhos completamente tapados com uma plicula densa e branca, pareciam cataratas, e estava escuro e a respiração bastante ofegante, o resto não tinha pontos brancos, nem manchas, nem barbatanas com cistos ou esfarrapadas.

 

Tirei-o do aquário principal e meti-o num aquário hospital de 20lt, tirei 10lt do aquário principal e 10 da torneira devidamente acondicionada.

 

Depois de ler e pesquisar bastante, não cheguei a conclusão nenhuma do medicamento administrar, tinha que tratar do bicho o quanto antes.

 

Um amigo meu que tambem tem Discus, quando o viu, tambem não sabia o que estava acontecer com ele, diz que tambem nunca tinha visto nada assim, aconselhou-me e até foi ele que me deu uns comprimidos de Baktopur Direct, meti no aquário juntamente com Baktopur liquido, e Sera Mineral Salt, para favorecer a oxigenação e falta de minerais.

 

 

Passou de Sexta para Sábado, no Sábado continuava exactamente igual nem melhor nem pior, andava em circulos à tona da água a tentar apanhar as bolhinhas de ar do difusor, mas sempre em circulos, e às vezes disprava contra os vidros, até a mim me doia.

 

De Sábado para Domingo quando cheguei ao aquário estava morto.

 

Estou bastante triste e desgostoso por não o ter conseguido safar, ainda por cima a fazer tratamentos às cegas.

 

Duas pessoas disseram-me que o problema estava com a quimica da água, um disse-me que era o Ph baixo (acidose) não podia ser porque tenho o Ph a 7 e outro disse-me que era a dureza dos Carbonatos muito baixa e o Ph encontrava-se instavel, tambem não podia ser porque faço os teste de Ph regularmente e o Ph nem mexe está sempre igual.

 

Enfim, este é o primeiro Disku que perdi e o que mais gostava, estou bastante incomodado com o cenário que se passou no fim de semana, vou continuar a pesquisar no sentido de entender bem o que se passou para que de hoje para amanhã não me aconteça o mesmo ou se acontecer saiba tratar convenientemente.

 

O tratamento dos outros com mycopur acabou no Sabado, no Domingo fiz uma boa aspiração ao areão, limpei vidros, meti carvão e introduzi bactérias Nitrivec no mesmo, fiz uma mudança de água de 30% devidamente acondicionada, introduzi também Nitrivec e meti tambem Sera Mineral Salt, dei artemia com vitaminas liquidas fisthamin e comeram bem, e estão bem neste momento, a não ser uma pinta branca aqui e outra ali principalmente nos Bótias, mas mantenho a temperatura a 32º, sei que não é bom para as plantas, mas neste momento estou mais preocupado com a saude dos peixes do que as plantas.

 

Na quarta feira já vou meter o Uv, só estou à espera da Bomba externa de 300lt/h.

 

Eu tenho consciência que o tratemento com Flagyl que fiz antes deste filme todo não foi eficaz, terei que fazer na água, vou deixar passar pelo o menos 2 dias, será que a UV saca-me o Flagyl da àgua?

 

Um abraço pra voçês,

 

Rui Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...na minha modesta opinião o teu peixe morreu dos tratamentos e não da doença (já me acondeceu), eu estou há meses com problemas de parasitas das guelrras e da pele, já experimentei todo o tipo de tratamentos, e nehum se demonstrou 100% eficaz, remedeia e mais nada, já gastei contos e contos em praziquantel (o mais eficaz na minha opinião), mas sempre com intervalos de 10 dias no minimo entre tratamentos e muitas trocas de agua...

 

...tambem estou farto destes gajos...

 

...abraços, e melhor sorte no futuro...

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais