Ajudem-me Guppy Esquisito


Esmeralda

Recommended Posts

Olá a Todos os Forenses

 

No outro dia, reparei numa femea de Guppy que estava prestes a dar a luz muito parada, pensei que (palavra corrigida) fosse aquele momento de ter alvins. Acontece que (palavra corrigida) à noite morreu e então reparei que (palavra corrigida) o rabo estava esquisito, parecia ratado.

 

Ontem à noite vi uma outra fêmea da mm raça também (palavra corrigida) grávida, também (palavra corrigida) com o rabo ratado (de manhã não tinha nada). muito (palavra corrigida) intrigada fiquei, e estive alguns momentos a observar o aquário e só vi os guppys machos constantemente atrás delas. Por precaução separei as grávidas.

Tenho dentro do aquário neons, guppys, moli e platy.

 

O que (palavra corrigida) acham que (palavra corrigida) se passa? Não entendo...

Se for alguma doença, não é concidência dar em duas grávidas?

Ajudem-me....

Esmeralda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ajuda um pouco se nos disseres o tamanho do teu aquário, o numero de peixes que lá tens, que tipo de filtro tens e como é que são os intervalos de manutenção e os valores de ph e amónia.

 

As caudas ratadas podem ser apenas o resultado dos machos importunarem as fêmeas demais (possivel se tiveres mais machos que fêmeas) ou por outro lado podem ser o sinal de um ataque de bactérias devido a más condições da água.

É natural que as primeiras baixas sejam entre as fêmeas grávidas pois estão debilitadas em função da sua condição. Se for um ataque de bactérias poderão começar a morrer mais peixes.

 

Só uma achega final. Guppies,molys e platys podem viver juntos... agora para os neons a água dos viviparos não é muito boa pois o ph é ligeiramente superior ao que os neons gostam.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso realmente é estranho....no meu tempo de gupalhada nunca vi nd disso!

podem ser os machos mas não me parece que dê para as matar e os outros peixes não têm habitos agressivos... :wink:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Aquário de 50 cm, PH7 (teste realizado loja especialidade), em relação ao resto não sei, nem sei como devo fazer para saber? Poderei levar um pouco de água a uma loja ou terei de comprar algum aparelho para medir?

 

Tenho 9 neons, um casal platy, um casal de moli, e 4 fêmeas e 5 machos guppys (uma fêmea morreu).

Esmeralda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelas minhas "atabalhoadas" contas isso pareceu-me peixes a mais...ainda a agravante de teres peixes a procriar...pode ser disso ou n...

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parecem peixes a mais... os 9 neons poderiam/deveriam sair mas de resto parece-me acertado, embora no limite e com tendencia a sobrepovoar com os resultados das criações.

 

2 casais + 9 guppies - 15 peixes num aquário de 50L mais ou menos.

à partida e assumindo que a filtragem e a manutenção estão a ser efectuadas o aquário deve ser estável.

 

Resta é saber o filtro que a esmeralda tem e de quanto em quanto tempo é que faz mudas de água e que quantidade de cada vez.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste momento o numero de peixes ainda é aceitavel mas com as criaçoes....duvido que fique estavel durante muito tempo...

é preferivel ter so uma especie a reproduzir e um aqua estavel do que 3 e um aquario sobrepovoado

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto... já vi uma asneira...

 

Esmeralda, disseste num outro tópico que tinhas o aquário à uma semana.

Com uma semana e a quantidade de peixes que tens o problema estará quase de certeza na água pois o teu aquário ainda não está ciclado!

 

Aconselho-te a medires com urgencia o valor de amónia pois suspeito que possa andar lá para cima em valores muito perigosos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o que o nuno disse...uma semana de aquario e demasiados peixes....

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto.

 

Agora das duas uma... ou devolves os peixitos à loja ficando apenas com um ou dois para te completarem o ciclo, ou então vais ter de mudar a água diariamente até que as bactérias do filtro consigam dar conta do recado.

 

Que tipo de filtro tens? Interno ou externo?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

deves tirar todos excepto 2 que serão os responsáveis por te completar o ciclo de amónia.

Talvez 2 guppies macho ou 2 gupies fêmea (não deixes um casal senão reproduzem-se e complicam ainda mais as coisas)

 

Perguntas o que é um aquário ciclado. Bom o aquário quando o enches de água da primeira vez é esteril e para lá da água não tem condições para manter vida animal.

Isto porquê? Os peixes, como qualquer ser vivo, respiram, comem e fundamentalmente produzem urina e fezes.

Como não há casas de banho na água a urina mistura-se com a água e as fezes depositam-se no fundo.

É obvio que se não forem retiradas de alguma forma em pouco tempo as condições da água detioram-se de tal forma que a vida no aquário se torna impossivel.

A "reciclagem" da urina, fezes e demais desperdicios está ao cargo de bactérias que as transformam em etapas sucessivas em compostos cada vez menos agressivos para os peixes.

 

Assim, a amónia resultante da urina e materiais em decomposição e que é altamente tóxica para os peixes é reciclada em nitritos (menos tóxicos) e por sua vez os nitritos são reciclados em nitratos que serão absorvidos por algumas plantas e que são também o motivo pelo qual fazemos trocas de água para evitar que a sua concentração se torne muito elevada.

Esta "reciclagem" é levada a cabo como disse acima por bactérias de 2 grupos distintos e que levam algum tempo (normalmente 72h por cada grupo) até se fixarem no aquário e existirem em numero suficiente.

 

Ao processo de fixação de bactérias e posterior remoção dos compostos orgânicos chama-se o ciclo do aquário.

No inicio as bactérias não existem em numero suficiente e colocares muitos peixes provoca um efeito semelhante a uma greve dos homens do lixo numa grande cidade... o lixo acomula-se de tal forma que se não for removido torna-se perigoso para a saúde.

 

Por isso, no inicio coloca-se apenas um ou dois peixes, exactamente para evitar que os compostos perigosos atinjam niveis muito elevados e perigosos.

Tens mais informação sobre o ciclo do aquário no Manual de inicio aqui neste forum.

 

Espero que tenha dado para perceber um pouco melhor... se tiveres mais duvidas avisa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes smp comprar os kits....sao mais caros mas acho que compensa

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

Esmeralda, um conselho, calma, asneira todos fazemos, com muitos ou poucos anos de aquariofilia.

A tua ansiedade de teres um aqua povoado, levou aque te " esquecesses" de uma ajuda essencial - ler, ler, ver sites e ler. ainda que simples indicações elas ajudam a prevenir erros.

por exemplo ler os tópicos desta nossa encicloédia ( o forum) já teria ajudado.

 

já muita coisa foi dita, mas permitindo-me ser practico:

 

deverias se aindanão os fizes-te adquirir um frasquinho de satrter de bacterias e colocar no filtro ( na esponja) logo aseguir a uma muda de 40% da agua.

a agua de reposição deverá pelomenos ser tratada por um anticloro.

 

quanto aos peixes:

se queres reproduzir Guppys Ok u macho par tres femeas.

deve dar para teres muitas alegrias.

o mesmo racio para molys e platys.

 

quanto aos neons, para já tenta que aloja te os aceite de volta, ate trocar por produtos ou bater no preço dos mesmos.

 

não ha lições finais em aquariofilia ( acho eu) há sim elementos indicadores.

por exemplo par 50 litros o maximo de peixes serão aproximadamente 50 cms de peixes ( le e ve a medida de cada peixe em adulto e faz contas), no entanto de inicio poderá ter 2 ou tres para fazer o ciclo bacteriano, e ao fim de + ou- 20 dias começares gradualmente a introduzir mais ( de preferencia compativeis em exigencias Ph Dureza alimentação ETC)

 

plantas, ajuda muito se colocares algumas de inicio, mas que condições tens?

que tipo de substrato?

 

o musgo e fetos de java a par das anubias já deve dar um bom layout.

 

boa sorte e sempre que precises, aqui estamos todos

 

Um braço

Mestre

:)(Y)

diz o tubarão para femea:

- tubaralhas-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sabem-me dizer se existe à venda algum teste que (palavra corrigida) meça várias coisas, em conta?

É que (palavra corrigida) liguei para uma loja que (palavra corrigida) me disse que (palavra corrigida) o teste só para medir amónia custa à volta de 10€.

que (palavra corrigida) marcas?

 

Na minha opinião esquece o teste de amónia e compra antes um teste de nitritos.

 

Com este consegues observar bem a evolução do ciclo do aquário. Primeiro haverá uma evolução da quantidade de nitritos presentes, sendo que, depois, esta irá baixar. Assim que vires que a curva descendente dos nitritos está perto do zero, é porque tens o aquário ciclado.

 

Seja como for isto não significa que possas, logo, povoar o aquário "à fartazana"!!! :D Convém que vás metendo os peixes aos poucos por forma a que a filtragem biológica se vá adpatando a sobrecarga de poluentes.

 

Aconselho, antes de mais, que leias as FAQs de aquariofilia... eles explicam-te o funcionamento da filtragem.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.