Recommended Posts

Boa noite pessoal.

 

Estava hoje a fazer o primeiro teste ao aqua depois da mudança de layout assustei-me quando o teste de KH deu um valor de 10 mg/l.

Uso o teste da nutrafin e ficou amarelo com a primeira gota.

 

Será normal?

 

Cumprimentos.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ao mudares o layout, apenas rearranjaste areão/substracto? e troncos e pedras?

 

Já agora, se puderes medir o pH também. Injectavas CO2, e deixaste de injectar? Introduziste alguma coisa "ácida" dentro do aquário?

 

Diz-nos qualquer coisa, se faz favor.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mudança de layout foi radical.

Areao e substrato novo (ADA) e mais dois troncos novos (guardei os antigos).

 

Os valores agora estão:

 

amonia 2.4

ph 6.4

nitri 0.3

gh 60 ml/l CaCO3 (3 gotas)

kh 10 ml/l CaCO3 (1 gotas)

 

Antes tinha isto:

 

amonia < 0.6

ph 7.0

nitri 0.1

gh 140 ml/l CaCO3 (7 gotas)

kh 110 ml/l CaCO3 (11 gotas)

 

Sempre teve CO2 e continua.

 

Cumps

 

PS: Sem que os restantes valores podem estar alterados, pois o aqua ainda esta a ciclar. Mas nao esperava ver o KH com o valor actual como está.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em prnicipio deve ter sido dos troncos, é normal ele acidificarem a água e tornarem-na mais mole, o substracto da ADA não tenho a certeza mas penso que seja neutro, mas para teres a certeza disso podes fazer uma experiencia, agarras num bocado de substrato e metes num copo, testas a água antes e depois de ter o substracto, assim tiras as duvidas do que poderá ser.

 

Se a tua ideia é fazer um plantado tens os valores muito bons, quem me dera ter conseguido isso quando tinha o meu, o unico problema com um KH tão baixo vai ser as mudanças de Ph, tens de ter muito cuidado com isso

 

Eu quando li o teu post inicial foi um bocado asim por alto e, tinha ficado com a ideia que o kH tinha subido por isso é que te disse que o meu era 14.

 

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

A mudança de layout foi radical.

Areao e substrato novo (ADA) e mais dois troncos novos (guardei os antigos).

Normalíssimo...

Ao introduzires esse substracto novo, ele vai baixar o pH para valores da ordem de 6.0-6.5

E é também certo e sabido, que quanto menor o pH, mais pequenos serão o GH e o KH.

 

E se antigamente tinhas CO2 a bombar, e tinhas um pH dessa ordem, é normal que o KH fosse alto (muitos iões bicarbonato e carbonato na água).

Agora, quase todo o CO2 está na forma de ácido carbónico (H2CO3) e CO2.

 

Sem que os restantes valores podem estar alterados, pois o aqua ainda esta a ciclar. Mas não (palavra corrigida) esperava ver o KH com o valor actual como está.

É muito previsível... não te preocupes. Se tens um KH tão baixo, até é bom, de certa forma. Quer dizer que a maior parte do CO2 que injectes, está na forma de CO2, assimilável pelas plantas.

Vai medindo o pH, se não oscilar, mesmo tendo um KH baixo, é bom sinal. Significa que o areão, por si só, está a estabilizar o pH.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.