iniciação


aRusXka

Recommended Posts

ola!!

 

Tenho um aquario pequeno...tem no maximo 60 cm de largura...mais ou menos..mas nao passa disso...ja o tenho montado...com varios peixes (dos quais; guppies,plattys,mollys,plecostumos albino e um limpa fundos qu enao sie o nome..masnao é = aos que se ve normalmente....é cor de laranja com riscas largar pretas..nao sei se assim vao la...) .

o meu aquario ta mt pobre a nivel visual(xeguei a essa conclusao pelos aqaurios que ja vi aki...)

 

So tenho pedras mt fininha no fundo...e nao tenho assim uma grande altura de pedras...tenho duas rochazitas...e dps o normal que nao tem nada a ver com o visual...termostato,filtro..bomba...

 

e estava interessada em por plantas...mas nao percebo nada e gostava q me ajudassem....tenho uma camada mt fina de pedras...axo que as plantas nao se aguentam...mas tb nao sei como costumam fazer...keria que me dissessem se possivel umas plantas resistentes...pq como novata nestes assuntos, é melhro serem resistentes..se é que ha..que me dissessem exactamente o que fazer...e se isso nao vai alterar a estabilidade do meu aqaurio que agora ate se tem mantido...se é preciso dps comprar fertilizantes e essas coisas todas...se possivel , claro!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se o teu limpa-fundos por acaso é uma bótia palhaço?

 

tn_Bomac_u3.jpg

 

Quando dizes que tens uma camada muito fina de pedras queres dizer de areão? deves evitar as plantas de raiz profunda. As plantas que o taslixado recomendou são fixes pq são de fácil manutenção, mas as Hygrofilas são de raiz profunda e se tens pouco areão talvêz n se aguentem. Aconselho-te feto de java, musgo de java e anubias - todas elas agarram-se a rochas e troncos (prende-as com um bocadinho de linha no ínicio) e tb são baratas e muito fáceis de encontrar à venda e de manter. Depois compras um fertilizante para aquário tipo amtra ou outra marca qq. e administras com MUITA calma e respeitando muito bem as indicações. Mais adubo não é igual a melhores plantas, tal como mais comida não é igual a melhores peixes. O sucesso está em seres equilibrada.

 

Musgo de Java Vesicularia dubyana

varenr003.jpg

 

Feto de Java Microsorum pteropus

varenr008.jpg

 

Anubia Barteri Anubias barteri

varenr101A.jpg

 

Beijinhos,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

mas as Hygrofilas são de raiz profunda e se tens pouco areão talvêz n se aguentem

Se calhar confudiste hygrophilas com Echynodurus.

As hygrophilas são umas boas plantas para começares porque são faceis de manter e retiram muitos nutrientes da coluna de agua.

É um pouco longe mas se quiseres vir até cá posso arranjar-te algumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar confudiste hygrophilas com Echynodurus

 

lol, népias, mas obrigadinho pelo atestado :roll::wink:

Nunca deves ter visto as raizes de uma Hygrophila difformis adulta :), as minhas davam banho às da amazónia :twisted:.

Mas é tudo uma questão deste amigo aqui experimentar e verificar por sí próprio se lhe serve ou não.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

lol, népias, mas obrigadinho pelo atestado

Desculpa :twisted: , mas não era intenção. :roll:

As minhas Hygrophillas têm finas raizes que servem para se fixarem, seja ao areão ou a outra planta. Por vezes quando podo outras plantas tenho que ter cuidado em não puxar porque pode vir uma Hygrophilla atras. :wink:

A minha Echinodurus Major deve ter raizes que se espalham por todo o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa  , mas não era intenção.

No problemo! :twisted:

Mas nota que nem todas as echinodorus são major e nem todas as Hygrophilas são as tuas. Em contrapartida o Feto e Musgo de java e todas as Anubias têm garantidamente curtas raízes. E mais, como sabes agarram-se a rochas e madeiras, parece-me muito indicado quando quase n há areão.

Para além do mais uma planta de raiz forte é sinal de uma planta que retira muito o sustento do substrato, neste caso isso está fora de questão. Parece-me mais sensato atacar as plantas de águas duras habituadas a retirar grande sustento directamente da água.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!!

 

Sim o meu limpa fundos é esse.o botia palhaço!

 

Para ja o amigo que disseste é Uma amiga :twisted:

 

 

Vou tentar arranjar entao feto e musgo de java...ou anubias..vou escolher.tb n tenho um aquario mt grande.as plantas soa boas para os peixes né??

mas isso agarra se as pedrinhas?? sao dakelas pedrinhas de cor que se compra por exemplo nos supermercados ou lojas de animais...sabes quais sao??e tenho uma camada mt fina..e dps nao sei como agarrar isso..é que tenho umas pedras maiores a que xamei pequenas rochas..mas sao bastante pequenas para agarrar as plantas.troncos nao tenho...como faço??

 

beijinhos**********

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto às pedrinhas coloridas só uma palavra. Elas são muito bonitas e tudo, mas os peixes n se sentem muito à vontade c elas. Como são normalmente cores garridas, o peixe sentes-se desprotegido por estar pouco camuflado. Aqui deves tomar a decisão se queres agradar a ti ou aos peixes :twisted: Estou a dizer isto caso n saibas, n vejo nada de mal em meter areão colorido se isso te agrada não vais matar peixes por isso :roll:

Tanto as anubias como o feto têm raizes que se agarram ao que puderem, isso quer dizer que podes enterrá-las no areão ou prendê-las a rochas ou troncos (se os tiveres) o musgo tb se agarra ao que puder, mas dada a sua forma n serve para enterrar no areão - podes deixá-lo a flutuar, quando os viviparos (molly, platy, guppy) tiverem filhotes (e vão ter acredita) o musgo serve de refúgio para eles até serem suficientemente grandinhos para se aventurarem em água aberta.

Podes também meter uma das que o taslixado disse, são plantas fáceis e pode ser que esteja enganado e se acabem por dar bem.

 

Beijinhos,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao respondi ao tas lixado.

 

desculpa..

 

tb nao sei bem o que dizer acerca do meu aquario...

 

o ph ronda os 6,7..nao sei bem...tenho o teste do ph e tento po lo sempre dentro do normal...

 

o aquario é pequeno....

ja disse q peixes tenho..nao sei o q tenho de dizer mais...sorry...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes pedras, referes-te ao areão no fundo ou são mmo pedras? se for areão, basta colocares areão normal por cima. Até resolves o prob de teres mto pouco areão e assim podes colocar plantas + à vontade.

 

tenho o teste do ph e tento po lo sempre dentro do normal

Nota que não há pH "normal" cada espécie é uma espécie, discus e apistogrammas gostam de pH <6 enquanto Tropheus & Cª gostam de pH >8, para o teu caso é à volta de 7, mas n metas químicos de alteração de pH, deixa andar, muda água, mas só isso... buffers químicos num aqua pequeno é mto perigoso.

 

É mto simples, comidinha (pouca), mudas de água e mais nada. Talvês umas gotinhas de adubo qdo tiveres plantas e pronto. Um dos equipamentos mais importantes para o aquário é uma trela, mas para o dono :twisted:

 

Beijinhos,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi arusxka!

 

nos arredores de alhandra conheço algumas lojas de aquariofilia que têm plantas e troncos e nao é muito caro. aqui na povoa de sta iria ha 2 e têm muita variadade de plantas e troncos. sei que no forte e em santa iria da azoia ha uma loja mas nunca la foi e nao sei bse ha plantas ou nao.e em alverca e vila franca de xira nao sei se existe alguma.se nao encontrares tenho musgo de java , feto de java , anubias e um peque no tronco que te posso vender barato.

 

abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah nem tinha reparado que és de Alhandra :) Tens aí na Póvoa o Koala por trás dos bombeiros ou p'ra lá de Stª Iria a loja do Brôa, e deve haver mais q n conheço... ah há uma piriri no C.C. Serra Nova no alto da Póvoa. O blue-glow deve saber dar-te mais nomes.

 

***s

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem so responder agora....

 

eu agora tou em exames...qd acabar os exames eu tava a pensar em por uma calma de pedrinhas normais por cima...para ficar com uma camada maior para que as plantas se "segurem"...axam que faço mal?? nao vou tirar as outras pedras...so por mais por cima...nao deve fazer mal...so que nao tem nada a ver...as que tenho sao pedrinhas dakelas azuis e verdes..misturei as cores...e as que vou por sao dakelas pedras normais...

 

e dps ponho as plantas...e ate posso vir aki por uma foto para voces verem...mas so dps dos exames...agora nao tenho tido mt tempo para nada..infelizmente....:?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais