Recommended Posts

Publicado

boas tenho um aqua de 60l plantado com uma aqua glo de 15w pois as plantas nao estavam famosas, e estava con algas castanhas filamentosas , entao acrescentei outra lampeda igual, as algas estao a ir-se, mas estou a penssar por mais uma de 15w mas de 7000k, assim ficava com 45w, mais o co2, o que acham da ideia, por favor ajuden-me que ainda nao sou muito axpert. de:Ricardo oliveira. ; um abraço.

Publicado:

olá

Não há uma resposta absoluta para a tua questão.

A potência da iluminação, bem como a sua qualidade depende do tipo de plantas que queres manter, da altura do aquário e até do gosto pessoal...

Com uma iluminação forte terás maior crescimento das plantas, mas também maior consumo de CO2. Se conseguires proporcionar este gás na quntidade certa, tudo bem, caso contrário vai haver uma subida progressiva do pH com a subsequente paragem do crescimento das plantas e uma explosão de algas

Saudações aquariófilas

Duque

Publicado:

Pois é people...

O problema para os iniciantes é sempre o mesmo, mas acho que vou tentar superar o meu construindo a minha própria calha de 1 metro!

Também ainda não sei que tipo de lâmpadas usar, mas vou agora mesmo a uma casa da especialidade para ver o que me aconselham a fazer (especialidade de luz e não aquários)!

Estava a pensar fazer uma estrutura em madeira que pudesse levar três lâmpadas de 26 watts tipo grow-lux (acho que é assim que se escreve), mas de qualquer das formas parece-me pouco fluxo luminoso para as plantas... (musgo de java, echinodorus, ceratopteris cornuta, elodea, cabomba e mais outra que não me recordo do nome... é verdade, mais três anúbias nanas em dois troncos e uma anúbia hastifolia!) e ainda gostaria de um dia (para breve) colocar glossostigma, que é mais exigente em termos de luz pelo que já li.

Dêm-me as vossas opiniões... fazer a calha com ventoinhas de refrigeração, ou não? É verdade, vou pô-la por cima do vidro do aquário para evitar problemas com a humidade, ou devia suapende-la e tirar o vidro para aproveitar melhor a luz?

São tantas dúvidas que às vezes só apetece desistir, mas acho que desta vez é mesmo a sério... he he he :lol:

Abraços e obrigado a todos desde já!

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Publicado:

boas b.b acho que vais no bom caminho pois as tres pra 100120 ja esta razoavel mas tal como me tem dito comforme as plantas, e m- 1wl o recomendado tal como os k-para plantados e indicado de 5000k a 7000k, quanto ao uso de arrefecimento no caso de teres a calha sustente acho que nao e necessario, mas quem sou eu ainda um aprendiz que se farta de ler e o que aconsse-lho. DE:Ricardo, e boa sorte.

Publicado:

Eu acabei de acrescentar uma sera plante de 15w e 4900k a duas aqua glo de 15w e 18000k para 60l o que achao.

Publicado:

jose lima muito obrigado pela opiniao, acho que resolvi o problema, tal como o topico anterior, muito obrigado.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!