Guerras entre mollys de véu.


Recommended Posts

Tenhu notado um estranho comportamento nas minhas novas mollys de véu. Já há alguns dias o casal pos-se numa posicao esquesita:

 

<cabeca--------cauda«

»cauda--------cabeca>

o macho deu tres pancadas com a cauda na cabeca da fÊmea, depois a fÊmea repetiu, o macho fez a mesma coisa e a fÊmea tambem(enquanto isto se passou eles estavam no mesmo sitio). Nºao consegui ver o final pois tive de me ir embora. Agora a fÊmea está a bicar o macho no seu corpo com alguma intensidade e depois o macho faz o mesmo à femea. Enquanto um faz o outro tenta escapar (os dois iam-se movendo pelo aquario).

 

Gostava de saber se isto é alguam especie de acasalamento, se é um comportamento noramal ou se é grave.

 

Obrigado´

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oie

 

Realmente esse rito é estranho. Nunca li nem vi nada do genero, mas eu sou apenas uma iniciante. De qualque forma deixo te aqui um resumo do processo de acasalamento das mollys.

 

- As molinésias podem reproduzir-se em intervalos de 30 a 40 dias, este é o período médio de sua gestação, que também é influenciado pela temperatura da água que quanto mais quente mais rápido é sua gestação.

- No acasalamento, o macho persegue a fêmea, mostra suas nadadeiras bem abertas e a fecundação ocorre internamente com o casal nadando lado a lado e o macho direcionando o gonopódio (órgão copulador) no orifício genital da fêmea, isto tudo é muito rápido. o cruzamento pode ocorrer entre peixes de gêneros iguais mas de espécies diferentes, gerando indivíduos híbridos que não conseguem se reproduzir.

- A fêmea recebe o esperma do macho em seu ventre onde os ovos se desenvolvem. O filhote quando nasce já tem um tamanho satisfatório e é bem esperto, conseguindo alimento e esconderijo, sobreviverá e crescerá. Seu crescimento dependerá de uma boa e variada alimentação (veja mais sobre seus hábitos alimentares na reportagem sobre o molinésia). Por ser um peixe ovovivíparo, a mãe não transfere nutrientes para o feto, portanto uma fêmea adulta bem alimentada não siguinifica filhotes saudáveis. portanto você deve alimentá-los bem após o nascimento, para que não adoeçam e cresçam saudáveis.

- Os alevinos são expelidos normalmente de cabeça e enrolados. Os pais podem devorar em poucos segundos, por isso também é bom que eles sejam bem alimentados, sem exageros (uma boa alimentação não quer dizer muita comida e sim alimentos de qualidade. Leia mais sobre alimentação aqui). Use uma criadeira para abrigar a fêmea prenha durante a gestação, ou mantenha-na em um aquário com muitas plantase esconderijos. Quando uma fêmea vai dar cria ela se isola do grupo de peixes do aquário e sua respiração acelera. Sua cria pode ter de 30 a 80 filhotes dependendo do tamanho da fêmea.

- Após muitas gestações, as fêmeas podem ficar corcundas, por isso sempre observe quando for comprar molinésias para reproduzir. Não se esqueça de alimentá-las bem no período pré-parto, pois precisam de muito cálcio.

- Após o parto, é conveniente que você tranfira os filhotes para outro aquário, para que não sejam ameaçados de serem devorados e ficar sem comida. Uma boa alimentação é escencial para seu desenvolvimento e prevenção a doenças geradas por debilidade do peixe.

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI...

 

Obrigado, aposto que vai ser útil :wink: . Podes me responder a duas perguntas? de que site tiraste essa informacao? e já agora, sabes como posso saber quando é que a fÊmea vai dar à luz?

 

obrigado...

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Peço desculpa por estar a trazer o topico de volta mas as mollys voltaram a fazer o mesmo ritual e eu gostava de saber se mais alguem sabe alguma coisa disto.

 

 

 

Desde ja obrigado :wink:

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Três perguntas:

 

1) Qual o tamanho das mollies e do aquário?

2) Neste espaço de tempo já reproduziram (ou pelo menos engravidaram mesmo que tu não tenhas visto os alevins)?

3) Tens a certeza que é macho e fêmea? Não serão dois machos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

1) Qual o tamanho das mollies e do aquário? O aqua tem 100 litros com 1 metro de comprimento, as outras não tenho a certeza.

 

2) Neste espaço de tempo já reproduziram (ou pelo menos engravidaram mesmo que tu não tenhas visto os alevins)? É possivel, também posso ter confundido com alevins de Guppy pois quando notei que a fêmea parecia grávida juntei-a com os guppys, e toda a gente sabe como são os guppys a reproduzir :wink: .

 

 

3) Tens a certeza que é macho e fêmea? Não serão dois machos? Visto que são mollys de véu tenho a certeza que são macho e fÊmea, nesta espécie as diferenças são enormes a começar pelo véu em si.

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais esconderijos eles não podiam ter :wink: . Agora eles estao é sempre um atras do outro. Sempre foi o macho atras da femea mas temsido ao contratio ultimamente.

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Isso acontece no meu aqua é um dos maus habitos que os molys apanharam nos ultimos tempos, que penso que se irá desenvolver, estão sempre a debicar em tudo à procura de comida.

Axo que eles teem esse comportamento que eu classifico com um catar de parazitas (Tipo dos primatas).

Não demoto contras nesses comprotamentos.

Cumps

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...