As eternas algas.....


NJP

Recommended Posts

Boas,

Neste momento estou com o aquario cheio de algas filamentosas.

 

o setup domeu aquario é:

Aqua 100x40x50

Iluminação: Calha Lifetech HQI 150W + PC 2x27W

Injecção de CO2 por botija

Filtro Eheim 2224 700Lt/h

 

Fauna:

- +/- 20 Paracheiredon innesi,(neons)

- 8 Nannostomus beckfordi (peixe lápis)

- 3 Cardina japonica

- 2 Corydoras agassi

- 3 SAE

- 2 Discus

 

Flora:

- Bacopa monnieri

- Didiplis diandra

- Echinodorus bleheri

- Eleocharis acicularis

- Glossostigma elatinoides

- Limnophila aromatica

- Ludwigia inclinata var. verticillata ("Cuba")

- Myriophyllum aquaticum (Green)

- Rotala rotundifolia

- Rotala sp. "Nanjenshan"

 

Estou a pensar deixar a luz desligada durante dois dias para tentar reduzir, (de preferencia eliminar), as algas.

 

A minha pergunta é a seguinte:

- Dado que tenho uma calha HQI de 150 + 2x27 PC, devo desligar tudo ou devo deixar as PC`s ligadas? (de notar que estas PC´s são actinicas, e num aquario de agua doce não estão lá a fazer nada, mas por falta de €€ ainda não me foi possivel troca-las), no entanto estando ligadas sempre é possivel ver o que se passa no aquario.

 

Aguardo "feed beak" dos mais exprientes nesta matéria, pois estou a pensar por este metodo no final da semana, (Quarta e Quinta).

 

Obg

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu também já tive uma problema enorme com essas algas filamentosas. Há cerca de 2 semanas desliguei por completo as luzes durante dois dias e as algas aparentemente morreram... Até agora não dão sinais de crescimento e desfizeram-se na água....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Eu também estou com esse problema num dos meus aquas e fiz o mesmo que o membro Artur Jorge e até agora têm vindo a desaparecer...

 

Experimenta pode ser que resulte senão também já li aqui no fórum que os camarões e os caracóis (penso que as neritinas não sei sequer se se escreve assim :D ) são boas para este tipo de algas.

 

Eu ainda não sei o que vou fazer ao meu aqua já que de tempos a tempos estas atacam em força para depois desaparecerem... Agora até as minhas ampulárias as têm na casca! :(

 

Tenta fazer o que eu fiz que é desligar as luzes tipo 2 dias e depois vais aumentando o fotoperíodo gradualmente... Comigo elas aos poucos têm estado a desaparecer... A ver vamos.

 

Cumprimentos a todos e espero ter ajudado. :wink:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

é so para dizer que já lá vão 1,5 dias de luz desligada e as algas não dão parte fraca...

...alguem tem mais alguma solução? devo perlongar o prazo?

 

...qualquer dica é bem vinda...pois o desespero já é grande...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

um colega meu e eu tinhamos em nosso aquarios e deixamos 3 dias sem luz sem co2 e sem adicionar qualquer fertelizante, resumindo so o filtro a trabalhar, fazemos tpa nesses 3 dias de tipo 30% da agua do aquario e compremos ottos e siamensis e ja estao quase todas eliminadas.

 

quer dizer no meu colega o aquario ta limpo no meu so falta um bocadinho mesmo.

 

espero ter ajudado

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquario desse tamanho, com essa iluminação e essas plantas tens uma equipe de limpeza muito reduzida, coloca mais umas caridinas japonicas e uns otto´s. baixa o fotoperiodo e troca a agua com mais frequência.

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais queria agradecer todas as respostas,

 

Ivo Serralha

Para um aquario desse tamanho, com essa iluminação e essas plantas tens uma equipe de limpeza muito reduzida

 

Que equipa sugeriam? neste momento aumentei a equipe para:

- 3 Cardina japonica

- 2 Corydoras agassi

- 6 SAE

 

Será que chega? é que se aumentar muito esta equipe corro o risco de ficar com o aquario super povoado!!!

O que faço.....desespero...

 

Ivo Serralha

baixa o fotoperiodo e troca a agua com mais frequência

 

Qual o fotoperiodo que aconselhas?

Quanto ás TPAs estou a fazer 10% do aquario dia sim dia não, será suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ªnota:

-Por o aquário às escuras durante 2-3-4 dias afecta mais as algas que as plantas.O objectivo é que as algas morram...as plantas acabam por recuperar dos efeitos provocados por esse "blackout", muitas vezes até é supreendente o crescimento das mesmas durante essa fase da "escuridão"...

2ªnota:

-não existem aquário sem algas..

3ªnota:

-um aquário (quase) sem algas é um aquário em equilibrio de inumeros factores entre eles nºplantas, luz, co2, fertilização,fauna...a procura desse equilibrio é uma procura constante.O facto de se eliminarem algas de uma determinada maneira não implica que essa eliminação seja definitiva, uma vez que os factores que levaram a condições ideais para o aparecimento de algas , podem manter-se...

4ªnota:

-não há (quase ) certezas absolutas em termos de aquariofilia ,não é bem assim mas a ideia que pretendo dar enfase é a ideia de que o que resulta para uma pessoa na eliminação das algas pode não resultar para outra....um exemplo disso é Tpa`s resultam para muita gente e para é contra-indicada...

5ªnota:

-em principio uma boa equipa de limpeza é 90% de sucesso na luta contra as algas...ottos, sae`s, camarões são um "must"...

6ªnota:

-O FILTRO PRECISA DE LIMPEZA...

 

7ªnota

-A consulta deste site é imprescindivel

http://www.otocinclus.com/articles/algae.html

 

(esse nº de sae`s parece-me satisfatório)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais