Algas em folhas velhas


KuSsTa

Recommended Posts

Olá a todas. Gostava de saber porque é que nas folhas mais velhas das minhas plantas começaram a aparecer umas algas verdes escuras nas bordas das folhas. Faço trocas de água parciais de 30% +/- semanalmente, o meu aqua tem 120 litros brutos, tenho 60 w (uma power-glo á frente e uma daylight atras) fertilizo com Tetra PlantaMin e com potássio da Seachem. Eu não estranho o ter algas, estranho sim ser só nas folhas mais velhas. Obrigada a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem sem perceber muito do fenómeno fisico em sim, normalmente as folhas velhas são mais propensas ao ataque de algas porque tem um ritmo de crescimento mais baixo que as folhas novas, ou seja no que toca a "combate" directo com as algas tem menos vantagens, como crescem mais lentamente mais facilmente as algas se depositam nelas.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como te disse nao sei bem como explicar estes fenómenos fisicamente....agora claro que há qualquer coisa a fazer, embora as plantas velhas sejam mais propicias a serem atacadas por algas não implica que as tenham de ter.

Que tipo de algas são ao certo? São filamentosas? E estão a tornar-se uma praga nas outras plantas?

Já toda a gente passou problemas de algas e se leres por aqui todos respondem a mandar verificar os niveis de fosfatos e nitratos certo? podes começar por ai....continuar e talvez intensificar as trocas parciais claro.....e tens o aquario há quanto tempo? como sabes as montagens recentes sofrem normalmente um ataque de algas. E depois há sempre que contar com a preciosa ajuda dos comedores de algas - ottos, comedores de algas chineses, raposas, camarões e o meu preferido o caracol dourado...mas atenção que algumas especies não se adequam em aquarios pequenos.

Enfim manda ai um setup geral do teu aquario para a malta criticar

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais