João Lázaro Publicado Janeiro 19, 2004 Publicado Janeiro 19, 2004 Boas pessoal.... Estava aqui a ler os tópicos da malta e surgio-me uma duvida a respeito da iluminação. Eu no meu aqua não consigo manter plantas (so mesmo anúbias e valisnérias e mal.....) de resto tudo morre. A duvida que me apareceu é referente à iluminação. Eu tenho um balastro triplo com power-glo, aqua-glo e sun-glo durante cerca de 10 horas com um temporizador automático. Sempre confiei na familia "Glo", mas com tantas marcas não sei se é suficiente. O que acham ? Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Seria preferivel postares aqui a configuração do teu aquario. Tamanho, filtros, etc... Assim a malta pode-te ajudar. Citar
João Lázaro Publicado: Janeiro 19, 2004 Autor Publicado: Janeiro 19, 2004 Aquario de 150*30*40 = 240 litros de agua, 1 filtro externo hydor prime 30 1 bomba prodac professional 310 (2 saidas) 1 balastro triplo com a iluminação já referida Areão negro, troncos e rochas vulcanicas Temperatura 31º (2 termoestatos 300w e 150w) Ph - 7.0 Nitritos - perto do 0 Amonia - 0 Fauna e Flora: 9 discus (4 selvagens + 5 domesticos) 18 pinguins 10 corys de varias raças 2 botias palhaço 1 botia azul 5 otocinclos 4 valisnérias 4 anubias nanas 4 elódeas Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Bem não gosto muito de responder a estas questões até porque não me considero nenhum craque nesta matéria. Mas voou dar a minha modesta opinião. A temperatura não é a mais adequada às plantas que tu tens. Depois tens que ver os niveis de nitratos, amónia, e introduzir co2 para ajudar o crescimento delas. Não referiste o ph, e ele tb é importante na escolha das plantas, podes pesquisar os requisitos das plantas em várias páginas. vais ao tópico plantas e no tópico inamovivel tem lá sites sobre plantas e podes ver as suas necessidades. O resto deixo para os mais experientes te dizerem. Citar
João Lázaro Publicado: Janeiro 19, 2004 Autor Publicado: Janeiro 19, 2004 Já actualizei o setup..... Quanto a tua opinião, desde que venha por bem é bem vinda. A temperatura não é a ideal mas para a manutenção dos discus gosto de ter a temperatura sempre nops 30/31º e sei que esta não me deixa muita margem de manobra A questão do CO2 é algo a pensar mas nunca arrisquei.... Quando à pesquisa de plantas eu sinceramente já testei muitas espécies e acabam sempre por morrer Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Eu tb sou um iniciado em plantas, tenho aquarios há mais de 10 anos, mas plantas só agora estou a tentar mante-las, dantes duravam 6 meses e depois comprava mais. Agora graças a pessoas como o Táslixado entre outros tem-me ajudado a ganhar gosto pelas plantas. Eu experimentei o metodo caseiro do co2 e gostei dos resultados estou só há espera de ganhar mais uns guitos para aquirir um equipamento de co2. Aconselho-te a experimentar o co2 sempre ajuda um pouco. Pelo que apurei funciona como um triangulo adubo + iluminação + Co2. Pessoal mais experiente que te dê mais ajuda. Eu por acaso agora estou a ter sucesso, mas ainda tenho muito que caminhar.... Citar
Daniel Teixeira Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Viva, não percebo às vezes qual o grande dilema em arranjar iluminação decente. Fui hoje a uma loja de bricolgae muito conhecida por todos e lá vi armações da osram e outras marcas incluindo aquelas armações em M com duas lampadas com preços entre os 20€ e os 40€. Encontrei também umas armações com lapadas fluorescentes muito finas cerca de 7mm a 10mm por cerca de 3 contos, estas com várias medidas. Nessa mesma loja, e através de uma sugestão do joao_m_gil (obrigado, foi muito util) comprei três lampadas fluorescentes compactas com casquilho E27 de 26 W e 6400K com o preço de 5 € as três!!!!! óptimas para plantados. Citar
João Lázaro Publicado: Janeiro 19, 2004 Autor Publicado: Janeiro 19, 2004 Eu como percebo pouco de lampada, o que queria saber é se as minhas são boas ou não e se não forem quais é que devo escolher..... Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Viva, As tuas lampadas são boas, são é poucas. A temperatura é um pouco elevada, pode estar aí o problema. Quanto à adição de CO2 acho que devias experimentar, porque para além de ser bom para as plantas também te vai baixar o Ph, que no teu caso está um pouco alto para discos. As Hygrophilas que te dei já morreram? comprei três lampadas fluorescentes compactas com casquilho E27 de 26 W e 6400K com o preço de 5 € as três Onde é que compraste as de 26w? As que eu te disse tinham apenas 15W. Citar
João Lázaro Publicado: Janeiro 19, 2004 Autor Publicado: Janeiro 19, 2004 Olá João, a temperatura tem que estar na ordem dos 30º porque é bom para os discus. Relativamente ao ph, já debati isso com vários colegas de armas daqui do forum, que tambem com têm este ph e sem problema (o problema é para fazer criação que não dá). Quando às que me deste é como te digo, morreu tudo, resta um bocadinho de riccia mas mto mto pouca. Quando ao facto de serem poucas, o balastro leva apenas 3, so comprando outro balastro. Mas quando dizes que são poucas estavas a referir-te a um balastro de quantas lampadas e quais ? Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Viva, As lampadas são de 40W? Se forem as de 40W talvez devas por pelo menos mais uma, mas julgo que o problema não estará na iluminação mas sim na temperatura. Citar
JP Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Vamos lá com calma, a introdução de co2 não faz milagres! É necessário 1º ver se esta é realmente vantajosa para o nosso aquario, isto faz-se medindo o pH e o kh e vendo os valores numa tebela deste género http://192.38.244.204/article.asp?type=aqu...uaristic&id=417 . Recomendo que leiam este artigo, que acho bastante esclarecedor http://www.aquahobby.com/tips/brco2.html A iluminação parece-me realmente pouca, mas tens de ter em atenção também a fauna, com muita luz tens de providenciar enconderijos para os habitantes mais timidos e sensiveis à luz (não sei como são os discos neste aspecto...) Existe no site da tropica uma opção de busca, que me parece ser para ver plantas mais adequadas para aquarios de discus, pode ser que ajude! A temperatura parece ser o 1º parametro que vais ter de ajustar... mas dá uma vista de olhos as caracteristicas das tuas plantas e ve se elas aguentam ou não! Eu pessoalmente gosto da combinação das aqua-glo com as luz do dia, espero ter ajudado. Citar
João Lázaro Publicado: Janeiro 19, 2004 Autor Publicado: Janeiro 19, 2004 Boas Toda a ajuda é bem vinda e vou ler com atençao esse artigo. Mas a tecla onde se está a bater "temperatura do aqua", essa não vou poder alterar muito Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Daniel Teixeira Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Viva, As tuas lampadas são boas, são é poucas. A temperatura é um pouco elevada, pode estar aí o problema. Quanto à adição de CO2 acho que devias experimentar, porque para além de ser bom para as plantas também te vai baixar o Ph, que no teu caso está um pouco alto para discos. As Hygrophilas que te dei já morreram? comprei três lampadas fluorescentes compactas com casquilho E27 de 26 W e 6400K com o preço de 5 € as três Onde é que compraste as de 26w? As que eu te disse tinham apenas 15W. :D realmente tens razão, são de 15W mas queres saber o mais curioso.....uma delas é de 26W, não sei como foi la parar mas foi. E esta? Citar
JP Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Boas, estava a explorar o site da tropica e nem de proposito eles tem lá dois artigos "Success with planted Discus aquaria - part 1" e part 2, aqui fica o link para quem quiser http://192.38.244.204/article.asp?type=aqu...uaristic&id=453 Citar
Recommended Posts