Umas dúvidas, ajudem sff :)


Recommended Posts

boas :)

 

tenho uma dúvida, o meu aquário tem 35L, mas o termostato que lá tenho, nao me é suficiente, nao sei qual é a sua potência, visto que me foi oferecido... mas tem menos de 50W de certeza absoluta, o problema deste termostaato é que não me aquece a água até aos tão desejados 25/27 graus, apenas consegue até aos 21... mesmo estando a dar o seu máximo! :D

Será que resolvo de certeza este problema com um termostato com 50W?

 

 

Também tenho o meu aquário com plantas aquáticas bastante simples, tenho 2 plantas das quais desconheço o nome, mas são bem bonitas, mugo de java e riccia, a minha dúvida é que oiço falar bastante no fórum de CO2 nos aquários e que faz bem ás plantas, mas ao certo o que faz o CO2 num aquário? Como é "posto" num aquário? Quanto custa um "kit" para um aquário de 35L +/- ???

 

Agradeço desde já a vossa "paciência" pa ler estas dúvidas! Obrigado!

 

(procurei no "pequisar" sobre o CO2, mas á 5ª página não tinha encontrado nada sobre o seu funcionamento...)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, quanto ao termostato usa uma regra simples: 1w por litro de água.

 

quanto ao co2 eu não uso, mas há muito pessoal que usa co2 caseiro, que básicamente é uma garrafa de plástico com um tudo e um "conta-gotas". dentro da garrafa á uma solução que liberta co2 aos poucos e o vai metendo dentro do aqua.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo esclarecimento quanto ao termostato :D

 

mas quanto ao CO2 fiquei na mesma! continuo sem saber a sua função num aquário!

 

mas obrigado pela duvida do termostato :D :)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Existem vários tópicos sobre para que é que serve o CO2... :)

 

Se não encontraste nenhum, ou é porque começaste a ler sobre coisas de química e não ligaste, ou então estás a fazer a procura mal...

 

O CO2 é a fonte de Carbono primária para as plantas. Tudo bem que num aquário normal ele já existe dissolvido na água sobre a forma de ácido carbónico/bicarbonato/carbonato, mas quando temos muitas plantas, a sua escassez pode originar algas, devido aos outros elementos não serem absorvidos pelas plantas.

E como o carbono é dos elementos essenciais para os seres vivos, convém que não haja carências deste.

Se por ventura não adicionasses CO2 a um plantado que o necessitasse, as plantas iriam-no retirar da água, aumentando assim o pH. Mas isto resultaria numa diminuição do crescimento das plantas, até porque quanto maior o pH, menos disponíveis estão a maior parte dos micro elementos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas quanto ao CO2 fiquei na mesma! continuo sem saber a sua função num aquário!

 

Como deves saber, as plantas realizam fotossintese na presença de luz.. basicamente consomem o CO2 e libertam O2.. ao injectares CO2 no aqua vais "alimentar" as plantinhas de maneira a que o seu crescimento/desenvolvimento seja notável..

 

Pesquisa sobre projectos DIY de CO2 caseiro aqui no fórum.. vais encontrar imensa informação...

 

Já agora.. utilizo um sistema semelhante a este aqui:

http://www.aquariofiliadigital.com/viewtopic.php?t=108

 

Espero ter ajudado :)

Cumprimentos,

Carlos Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.