Recommended Posts

Boa noite

 

Durante uns tempos vou fazer um interregno nas aquisições de seres vivos para o meu aqua, excepto equipas de limpeza, de modo a juntar $$$ para a calha HQI.

 

No entanto, tenho objectivos mais baratos no que diz respeito ao futuro imediato do meu aqua.

 

Pretendo melhorar a iluminação da minha sump/refugio.

Tive 1 lâmpada Flora Glo de 18W. Entretanto morreu e adquiri e adquiri 1 lâmpada actínica 18W. Tenho Caetomorpha e Caulerpa. Neste momento a lâmpada está acessa 24h.

 

Pretendo adquirir uma calha de 2x18W.

 

Questão:

Coloco 2 lâmpadas Flora Glo ou 1 lâmpada Flora Glo + actinica?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Obrigado a ambos.

Nuno, as lâmpada de 6500K de que falas são aquelas típicas de cozinha?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

 

Feliz Ano Novo 2006!!!

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, as lâmpada de 6500K de que falas são aquelas típicas de cozinha?

 

Sim! Das mais baratuchas. Normalmente têm um número de código de cor a terminar em 60 ou 65. Qualquer coisa como 860 ou 865. Penso que são chamadas "daylight". Também há as "Cool-light", "True Light" e "Warm- qualquer coisa" mas essas até são mais caras e têm temperatura de cor menos razoáveis para o efeito que pretendes.

 

Que não me censurem os logistas, importadores e distribuidores mas, para fotossíntese pura e dura, acho os 6500k clássicos (lâmpadas não especializadas para aquariofilia) incontornáveis quer em termos de PAR (medida de eficiência fotosintética) quer em termos de quantidade de luz por euro dispendido.

 

Prepara-te para mudar as lâmpadas de 6 em 6 meses se as vais ter 24/24. Religiosamente, acrescento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais