Uma opniao..qual escolher?


Recommended Posts

Boas,

Queria pedir uma opniao a todos voçes....que seria melhor 2 tunze stream de 20000 litros cada com controlador ou 4 stream de 120000 com controlador tendo em conta os gastos de electricidade e custos das bombas...e já agora a eficiençia de cada kit dentro do aquario de 3,30.........

obrigado a todos

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Bubbles

 

2x20000=40000L/h

4x12000=48000L/h

Vantagem para 4x12000L/h :multi:

 

2x20000 Turbelle® stream 6200 = 453.00 EUR x 2= 906 EUR + multicontrolador = 226.60 EUR

Total=1132,6 EUR

 

4x12000=1,456.10 EUR (Kit TS48 - 4 pumps Turbelle® stream 6100 + multicontrolador 7095)

 

Estamos a falar de uma diferença de cerca de 300 Euros para ter + 8000L/h...

Uma bomba 7200/2 (2400L/h custa cerca de 200 euros...para ter 1 ideia.

Vantagem para 4x12000L/h :multi:

 

2x62W=124W

4x45W=180W

 

Estamos a falar de uma diferença de cerca de 60W.

60W gasta uma bomba de retorno... porque nao pensar em optar por uma bomba externa para reduzir o calor passado para a agua, se for essa a nossa preocupaçao?

O que sao 60W no meio de tanto aparelho a consumir?

 

2x20000 (permite 2 fluxos)

4x12000 (permite 4 fluxos)

Vantagem para 4x12000L/h :multi:

 

Medidas do aquario=3.30x1.10x0.80

=2900L :multi:

 

2x20000=13.8x de fluxo

4x12000=16.5x de fluxo

Vantagem para 4x12000L/h :multi:

 

 

Ufa!

Espero que tenha ajudado!

 

Grato pela atençao

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal duas de 20000 nas pontas e uma de 12000 no centro? Ou pelo menos 2 de 20000 nas pontas e uma fixa de 8500 litros no centro. :multi:

Francamente melhor e uma melhor relação preço/ efeito.

Claro que depois com o tempo e com o crescimento dos corais e, conforme a decoração e necessidades, poderás fazer um "upgrade".

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois... falou quem sabe e quem teve esse problema no seu pequeno aqua de 4,5 metros!!! Ainda assim e uma vez que o aqua em causa tem 3,3 m acho que optava pelos 4 fluxos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bubbles,

 

Então e fotos actuais do teu aquário?!

 

Na minha opinião deves optar apenas por bombas de 20.000 l/h (4), tens muita água para movimentar. Poupa no controlador e comprar para já as bombas. É o preço a pagar por teres um aquário de 3,5m!

 

Boas festas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença entre as 6100 e as 6200 não é assim tão grande, ora vejam lá:

 

The Stream 6000 has a flow of about 1.2m by .6m

 

The 6100 has a flow of about 2.2m by .6m

 

The 6200 is about 2.4m by .8m

 

Informações do Mr. Tunze USA (roger vitko).

 

Fazendo fé nesta informação, claramente com 4 x 6100 ficas melhor servido.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas paga mais e, na minha opinião, não é para as colocar nos 4 cantos, mas sim na parede de fundo equidistantes e direccionadas para a frente as do meio e as das pontas a meio da parede lateral.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes também optar por fazer um "closed loop" com uma bomba exterior potente. Outra opção também é fazeres um "surge device" que requer algum espaço exterior em que colocas um reservatório acima do nível do aquário.

 

Alexandre, a diferença do fluxo da 6100 para a 6200 ainda é alguma, num aquário com 3,5m parece-me que compensa na medida em que aumenta a probabilidade de os fluxos chocarem criando alguma turbulência. Com este volume de água o simulador de ondas parece-me desnecessário se as bombas forem bem orientadas. Quando planeei o meu aquário de recife maior a minha preocupação foi ter uma circulação de água acima de 20x e procurar bombas potentes que proporcionassem um fluxo abrangente em profundidade e turbulento.

 

Boas festas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Eu estou a preparar o meu nano-reef de 200L para começar a colocar no final do ano que vem corais duros.

 

Deste modo, e influenciado (ainda que apenas por posts do Diogo Lopes), vou colocar cerca de 53x de circulaçao. Como? Tenho uma Tunze 7200/2 (2400L/h), vem outra a caminho. Vou coloca-las no mesmo single controller. Chegou ontem a minha Marea 2400 e vou encomendar outra, ficando assim com 9600L/h. As Marea parecem ser muito suaves e vou coloca-las junto ao areao apontadas para o centro do aquario. Espero assim obter bons resultados no que diz respeito ao bem estar dos meus cirurgioes, constribuicao para o desaparecimento de algas indesejaveis e bem estar do meus futuros corais duros, bem como para o aumento do efeito Redox.

 

Grato pela atençao

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Também tenho um aq. de recife de 200l mas com uma circulaçao bastante inferior à que vais colocar no teu, nem tenho sequer espaço para essas bombas todas. Estou bastante curioso para ver o crescimento dos teus corais para saber se vale a pena aumentar a minha circulação. Gostava de ver fotos do teu aquário para ver como posicionaste as bombas.

 

Boas festas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Ricardo

 

Ainda sou tenho 1 Tunze 7200/2. As restantes ( + 1 Tunze 7200/2 e 2 Marea 2400) vou coloca-las ate ao final do mes de Janeiro.

 

Corais duros vou colocar no final do ano que vem, pois so nessa altura vou adquirir calha HQI. Tenho 1 Lifetech 108W e ja tive alguns dissabores. Vou deixar de comprar corais e juntar $$$ para a calha HQI 5 estrelas (3x150W + T5)

 

Grato pela atençao

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos bowdown

Mas eu devo optar por 4 de 12000 porque se for a ver bem ,ja com as outras duas tunze de 8500 ,acho que fico bem servido,pois sempre sao 6 fluxos diferentes,alem de tudo isto eu tenho poucos corais duros ....sao mais moles e anemonas e já sabem como sao os moles nao é!!!!se ouver muita corrente eles nao para quietos,por isso acho que chega.Alem disto tudo ainda ha uma bomba exterior da deltec que sempre faz uns 7000 litros mais ou menos(que para mim é uma exelente bomba pois nem se ouve a trabalhar e magnifica e tem um consumo minimo para a bomba que é)só é pena é o preço bowdown

Estava a pensar por as duas 12000 em cada lateral viradas para a frente ,fazendo intercalar o seu funcionamento tipo ondulaçao,e as de 8500 na parede trazeira viradas cada uma ligeiramente para a parede lateral fazendo contra corrente,digam de sua opniao....

Quanto as fotos ponho quando o aquario estabilizar pois como teve que levar muita agua alem da velha que eu já tinha apareçeram algumas indesejaveis algas.... bowdown mas em contrapartida tive um BOOM de alga coralina com o novo reactor fiquei muito surpreendido com a rapidez com que apareçeu.

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais