ILUMINAÇAO???


Luis Alves

Recommended Posts

oi

 

e o seguinte eu comprei um aquario de 100cm x 30cm x 40 cm

 

+/- 120 L

 

setup é:

 

filtro interior :roll: com bomba da reef 500L/H

substrato da prodac (humus)

termostato 200W

calha com 2 x 33W (2 lampadas brancas e 2 rosa/roxa)

 

 

... e

 

ontem coloquei uma calha feita por mim :arrow:

 

com lampadas flurescentes da philips (com 1 metro) com 23W cada

 

 

agora a minha duvida é???

 

será que estas ultimas lampadas sao indicadas para plantados, ou servem mas sao fracas para o efeito???

 

e será que tenho w que cheguem???

 

tirem-me estas duvidas se faz favor

 

desde já obrigado

 

fiquem bem

 

xauzao

 

boas festas

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos por partes:

 

Relativamente à potência, tudo depende do tipo de plantas que queres colocar (plantas vermelhas - rodofila , são muito mais exigentes do que qualquer outra planta verde) mas em termos genéricos recomenda-se entre 0.5 a 1 w/l (quanto mais melhor desde que as algas não saiam beneficiadas).... Agora a respeito da cor da lâmpada já li vários artigos que recomendam uma combinação de 6500k e algumas de 8000k e em menor proporção as lâmpadas de 10000k, penso que se pretenda obter um espectro de luz que favoreça todas as plantas... Mas relativamente a este assunto posso-te dizer que a luz do nosso sol tem uma temperatura de cor que ronda os 6000k (não sei precisar) por isso, e tendo em conta que as plantas resultam de milhões de anos de evolução adaptativa talvez fosse melhor uma iluminação apenas de 6500k. Contudo desconheço se existem estudos controlados que comparem a iluminação 6500k vs 6500+8000+10000.... Acho que seria interessante alguém com conhecimento nesta área completar e se for caso disso emendar os erros que eu possa ter apresentado aqui.....

 

P.S.: As lâmpadas fluorescentes são indicadas para aquarios tem apenas atenção à temperatura de cor (essas devem ter entre 4000k a 5000k mas penso que servem....)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais