reproduçao escalares


Visitante

Recommended Posts

tenho 2 escalares no meu aquario (comunitario) não sei se são 1 macho e 1 femea

mas ontem reparei que 1 deles me encheu uma folha de ovos e nao deixava mais nenhum aproximar-se hoje de manha quando fui ver a folha ja estava vazia :cry:

 

 

o que devo fazer da proxima vez que isto me acontecer :D

como distinguir se é macho ou femea :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres fazer reprodução de escalares, coloca um molho de canas atadas, com espaço entre elas, de forma a deixar uma "clareira" no centro para eles poderem nadar coloca um mínimo de 6 escalares e vais ver como vão surgir muito rápidamntre casais. Tens que atar muito bem as canas para não flutuarem e deixar espaços, para os peixes poderem nadar entre elas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

eu ja tive reproduçao de escalares e quando os pais comem os ovos pode ser:

 

-os pais sentiramse demasiado ameaçados (aconteceume 2 vezes)

-outros peixes comeram os ovos

-tens 2 femeas e os ovos nao foram fecundados (os pais comeram os ovos)

-os ovos tinham todos fungos (os pais comeram os ovos)

 

 

 

estas sao as possiveis causas que me ocorrem.

 

 

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :P

Quando te referes a canas para os escalares, são canas normais e têm que ser de que altura (o meu aquário tem 75 cm de altura)? :P

 

 

Abraços :wink:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É normal os casais de escalares comerem os ovos nas primeiras posturas, será talvez fruto da inexperiência deles. Por outro lado também é normal eles comerem os ovos quando verificam que as condições da água não permitirem que os seus alevinos venham a sobreviver.

 

Muito provavelmente eles continuarão a por ovos em intervalos de cerca de 12 dias a duas semanas e se verificares que eles continuam a comer os ovos porque não tentar alterar as condições. Por exemplo colocando-os num aquário sozinhos ou até considerar retirar os ovos do aquário onde estes desovam.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Ja fiz bastantes reproduçoes de escalares e para isso usava um tubo de PVC e quando começava a desova preparava um aquario ao lado com agua do mesmo aquario. Quando acabava a desova retirava com rapidez o respectivo tubo com os ovos e metia no novo aquario. Neste aquario deitava umas gotas a zul de mitlene para evitar os fungos. Fui sempre bem sucedido com este sistema. Ate sempre, Rui[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Eu queria fazer uma surpresa á minha mulher, como ela gosta muito de escalares Gustavo de ter um aquário só com: :( :D

- Escalares e corys :)

 

A minha duvida é qual a medida para um aquário de escalares? :D

 

Pois já tenho um de 150*50*75 e não posso por outro em casa. :)

 

 

Abraços :)

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rui já agora gostava de saber se usas algum método especial para evitar que os ovos entrem em contacto com o ar ou se simplesmente retiras o tubo e os ovos ficam por segundos fora de água? É uma dúvida que tenho, pois sempre tive o cuidado por receio de matar os ovos, de garantir que os mesmos não entrassem em contacto com o ar.

 

Neves, quanto ao tamanho para um aquário de escalares deve manter um aquário que tenha 15 litros de água (+ ou -) por cada escalar, embora ache que deves ter um aquário com pelo meno 40 cms de altura. Assim sendo se calhar o mínimo para manter escalares deve ser 80 litros.

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Ola

b]Com efeito os ovos apanham ar por segundos.Quando fazia a tranferencia ja tinha tudo preparado no novo aq.Ou seja a mesma agua, mesma temp. Normalmente era num aquario de 50 l mas que so tinha + - 25 l. So mudava um pouco de agua depois de eles terem nascido e porque a artemia que dava poluia um pouco a agua, mas muito pouco para os alevins nao sentirem a mudança. Ok. Aguardo mais perguntas. Ate breve.[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só uma achega: o meu timing de tirar os tubos PVC com as posturas é logo que os bicharocos nascem.

Não porque haja qualquer problema com a mudança dos ovos, mas para evitar ao máximo que eles funguem.

Isto porque o trabalho dos pais é mais eficaz que a pedra difusora e porque o 2º aquário, mesmo com água do 1º, não tem necessáriamente as mesmas características e equilíbrio.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Eu retiro os ovos logo a seguir 'a postura. Tenho boas taxas de sucesso.

Os ovos passam pelo ar e a agua que uso no segundo aquario e' agua saida da torneira com 1 filtro de esponja e uma pedra difusora durante 2 dias!

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Conseguia 90% ou + de escalares por ninhada, todos com um desenvolvimento uniforme.

Como geralmente criava 2 posturas em simultâneo, eram cerca de 1000 de cada vez (500/postura).

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fOSGASSSSSEEEEEE

 

Não queres dar a receita ao pessoal? Quais os passos seguidos, cuidados, como os mantinhas e como os fazias crescer.

 

Fazias artémia para tanta malta?

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Muito resumido, ok?

 

1-

Timing de tirar os tubos PVC com as posturas é logo que os bicharocos nascem.  

Não porque haja qualquer problema com a mudança dos ovos, mas para evitar ao máximo que eles funguem.  

Isto porque o trabalho dos pais é mais eficaz que a pedra difusora e porque o 2º aquário, mesmo com água do 1º, não tem necessáriamente as mesmas características e equilíbrio.

 

2- Artémia recém-nascida durante 1 mês, +- de 2 em 2 h (5 a 6 vezes/dia).

Artémia congelada, inicialmente cortada durante o 2º mês, e ir fazendo a habituação a comida seca.

Qualquer comida a partir do 2º mês.

 

3- Sempre usei FBF no 1º mês (qualquer dia vou experimentar os filtros de esponja), com substrato proporcional ao tamanho dos bichos, para que eles nunca se consigam enterrar.

 

4- Aspecto essencial: ter aquas de vários tamanhos durante o 1º mês, de modo a que o cardume domine facilmente o aqua onde está, tipo o dobro do volume do cardume. Mais ou menos isto:

 

esal%20peq.JPG

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prendias os tubos de PVC com uma ventosa ou usavas algum peso?

 

Trocas de água? Qto em Qto tempo e já agora os aquas para onde mudavas os escalares estavam ciclados ou ias mudando regularmente a água e isso evitava a necessidade de ciclar previamente o aquário?

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Sem trocas, ou trocas apenas no limite.

- Aquas ciclados, excepto os 2 1ºs.

- Tubos PVC encostados no vidro de trás e semi enterrados.

 

A-%20estante%20I.JPG

 

B-%20estante%20II.JPG

 

C-%20estante%20III.JPG

 

Desculpem a qualidade das fotos

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá luís!

 

belo fish room!!!!

quando eu for morar sozinho (daqui a uns aninhos) e tiver dinheiro tb vou ter um fish room :lol: .

só uma pergunta: porque é que utilizas areão nos aquários de criação?

não é mais facil a manutenção de plantados?

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Tas disse:

só uma pergunta: porque é que utilizas areão nos aquários de criação?  

não é mais facil a manutenção de plantados?  

 

Ó Tas, Tas mesmo apanhadinho pelas planTas

 

Quererias dizer pelados em vez de plantados ?

 

É que as fotos têm 1 ano, e há um ano ainda nem sabia o que era um pelado, hehehehe... Mas que funcionavam, funcionavam...

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão torna o aquário mais trabalhoso de manter e limpar, mas é um espaço excelente para a fixação de bactérias que em muito ajudam a manter um aquário saudável.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Parabens pelo teu fish room. E eu que pensava que tinha tido muitos escalares!!! Há cerca de 10 anos a garagem dos meus pais não tinha automóveis, tinha aquários e cheguei a ter 10 casais em posturas constantes o que fez com que tivesse cerca de 5000 escalares em casa.

 

Nessa altura vendiam-se muito bem para as lojas (Correia e Serpa; Ruimar, Aquaplante, Aquachile; etc) a cerca de 40/50 escudos cada, com cerca de 2 meses (o que era bastante mais barato do que as lojas compravam à Mil Aquários. Com 18 anos este dinheirinho dava jeito!!!

 

E agora, como é que é? O que é que fazes aos escalares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais