Problema com dois Discos.


Visitante

Recommended Posts

Então tudo bem?

 

Tou com um problema tenho dois Discos estranhos um deles não come a 2 dias seguidos, mas anda pelo aquario sem problemas nenhuns, já tentei várias comidas mas nada.

 

O que posso fazer para ele começar a comer?

 

O outro é pior, muito pior, pois de repente começou a esconder-se (mas come muito bem) e apareceram-lhe uns pequenos buracos esbranquiçados na cabeça e as barbatanas parecem k se estão a começar a desfarelar!

 

O que poderá ser?

É alguma doença?

Se sim qual o tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o disco tem buracos esbranquiçaos na cabeça, então, é a terrivel doença do buraco na cabeça.

Podes tratar com flagyl (á venda em qualquer farmácia) ou compra da marca ZMF (não sei se é assim) um medicamento chamado HEXA-EX que mata especialmente o parasita Hexamita.

 

Boa sorte.

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar fazer um tratamento de flagyl, quando ao outro medicamento não conheço (Hexa-EX), é de que marca em concreto?

 

Flagyl:

 

Como hei-de administrá-lo no meu aquario? (atenção não tenho outro aquario apenas aquele, só tem discos)

Quanto tempo?

Dosagem?

Muda de água?

blá

blá

....

 

 

Hexa-EX:

Qual a marca deste medicamento?

Como hei-de administrá-lo no meu aquario? (atenção não tenho outro aquario apenas aquele, só tem discos)

Quanto tempo?

Dosagem?

Muda de água?

 

 

Será que posso fazer os dois tratamentos ao mesmo tempo?

 

Ajudem-me por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Que doença é essa "é a terrivel doença do buraco na cabeça"?

É assim tão mau?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar fazer um tratamento de flagyl, quando ao outro medicamento não conheço (Hexa-EX), é de que marca em concreto?

 

Flagyl:

 

Como hei-de administrá-lo no meu aquario? (atenção não tenho outro aquario apenas aquele, só tem discos)

Quanto tempo?

Dosagem?

Muda de água?

blá

blá

....

 

 

Hexa-EX:

Qual a marca deste medicamento?

Como hei-de administrá-lo no meu aquario? (atenção não tenho outro aquario apenas aquele, só tem discos)

Quanto tempo?

Dosagem?

Muda de água?

 

 

Será que posso fazer os dois tratamentos ao mesmo tempo?

 

Ajudem-me por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Que doença é essa "é a terrivel doença do buraco na cabeça"?

É assim tão mau?

Quais as sua causas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

Lê este post:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3050

 

Troca 50 % da água e aumenta a temperatura 33,34º.

Penso que tambem tens um problema bacteriano, no teu lugar tratava a água com o bactopur direct e dava flagyl na comida .

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se faz o tratamento de bactopur?

 

A um pequeno promenor que eu não indiquei no inicio, coloquei os discos no aquario a 3 - 4 dias, será que isto interessa ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Não me quero estar a meter na tua opinião,mas o Lego´s man diz que um deles não come por isso acho melhor fazer o tratamento com o flagyl na agua e não no comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pessoal ontem comecei o tratamento dos meus discos, quando sai do trabalho, fui logo a farmacia e comprei FLAGYL e já o coloquei na água agora é ver o resultado.

 

Já agora reparei que aquele disco que não comia, tinha umas das guelras tapadas, depois de ler um bocado verifiquei que é uma doença que também se trata com o FLAGYL!!!

 

É verdade?

 

Qual o melhor procedimento para efectuar o tratamento com FLAGYL?

 

São tantas opiniões que um gajo fica um bocado baralhado (uns dizem para mudar a água todos os dias e fazer o tratamento durante 7 dias, outros dizem para fazer mudas de água de 2 em 2 ou 3 em 3 dias e fazer o tratamento durante 14 dias, sei lá tanta opinião que nem sei)!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Que doença é essa "é a terrivel doença do buraco na cabeça"?

 

É uma doença que costuma afectar os Discos. Se o peixe não for tratado a tempo as manchas brancas que apareceram na cabeça do Disco começam a transformar-se em autênticos "buracos". Não é muito mortal para o peixe. O problema é que pode começar a ganhar infecções devido a bactérias/fungos. Além do mais, depois de curado (Isto se o peixe se safar) costuma ficar a "mazela" (marcas dos buracos).

 

Como hei-de administrá-lo no meu aquario? (atenção não tenho outro aquario apenas aquele, só tem discos)

 

Aqui está mal... :shock: Sem outro aquário é complicado.

Eu acho que é uma regra de ouro (das mais importantes... (será ?? :) )) para quem tem discos: ter sempre um aqua hospital!!

Fazer tratamento de peixes no aquário comunitário, a não ser que tenha afectado todos os peixes, é complicado.

1º - Vais submeter peixes "bons" a tratamentos desnecessários;

2º - Vais ter de aumentar a temperatura do aqua;

3º - Relacionado com o ponto 2, muitos peixes não toleram as temperaturas altas;

4º - Tens de fazer TPA's e repor mais medicamento (mais água=mais medicamento=mais caro)

5º - And so on, and so on... :)

 

aquele disco que não comia, tinha umas das guelras tapadas, depois de ler um bocado verifiquei que é uma doença que também se trata com o FLAGYL!

 

Pode ser que o tratamento com o Flagyl ajude... Esperamos que sim... :)

 

Qual o melhor procedimento para efectuar o tratamento com FLAGYL

 

- 1 comprimido por cada 40lts de água (bem diluído previamente);

- Aumento de temperatura para 34/35º;

- Muitas Vitaminas;

 

Eu costumava colocar 1 comprimido por dia com troca de água de 50%. Depois de começar a frequentar o fórum li algures que o Flagyl só "actuava" durante 8 horas. Passei a administrar 2 vezes ao dia (de manhã e à noite) sempre com TPA de 50% antes durante 5 dias ou até o peixe mostrar sinais de melhora...

 

As melhoras para os discos. :)

 

Abraços,

Nuno

 

PS: Compra um aqua hospital! :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem quero-te agradecer primeiro que tudo a tua resposta, pois está muito completa e esclarecedora!!!

 

Agora só tenho mais uma pequena duvida, trocas parciais de água de 50% por dia, não é muito, isso é capaz de desequilibrar o aqua ou nem por isso?

 

O tratamento faz algum mal ás bombas (as bacterias podem morrer)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

LeGo's MaN dizes que os discus estão no aquario a 3 ou 4 dias.

Então na minha opinião o problema esta precisamente ai. Os peixes ainda não estão ambientados.

Da tempo para os peixes se ambientarem ao aquario e vai verificando as condiçãoes da agua.

Um dos piores erros que se comentem com os discus é carrega-los com medicamentos por tudo e por nada.

Mantenho alguns discus e muito raramente uso medicamentos.

Ja agora em que aquario tens os discus?

Dimensões, filtragem, etc..

 

Boa sorte

fsoares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então na minha opinião o problema esta precisamente ai. Os peixes ainda não estão ambientados.
Um dos piores erros que se comentem com os discus é carrega-los com medicamentos por tudo e por nada.

 

Concordo 100% com o que disseste. No entanto repara que o LeGo's MaN disse:

 

começou a esconder-se (mas come muito bem) e apareceram-lhe uns pequenos buracos esbranquiçados na cabeça e as barbatanas parecem k se estão a começar a desfarelar
aquele disco que não comia, tinha umas das guelras tapadas

 

Ja agora em que aquario tens os discus?  

Dimensões, filtragem, etc..

 

Aqui vou partir do princípio que ele leu bastante antes de comprar os discos e que tem tudo dentro "do considerado normal e bem".

 

De qualquer maneira era bom se nos pudesse facultar essa informação.

 

Lego's Man: 50% de troca de água porque é o que se faz em aquas hospital. Deve ser feito porque retiras água com medicamento e assim evitas excessos. Além do mais também para manter a qualidade da água. Se o disco tiver boa qualidade de água melhor...

 

Se não for 50% faz 40%... Mas quanto mais melhor.

 

O Flagyl não afecta as bactérias. Se afectar deve ser pouca coisa.

No entanto, com as TPA não temos de nos preocupar com os níveis de amônia/nitritos/nitratos (partindo do princípio que a água de reposição está isente deles) pois os valores, em princípio, vão ser baixos ou nulos.

 

Que tamanho tem o aqua? Capacidade (litros)?

 

Cumprimentos,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o áquario tem 100x40x50!

 

A filtragem é feita por um filtro externo da EHEIM Professional de 700Lt/Hora e um filtro de caixa!

 

PH - 6.8

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 0

 

Vamos ver o que o tratamento vai fazer aos peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem, pelos vistos o trtamento vai ser feito no comunitário. :wink:

 

Quais são os outros peixes que tens no aqua?

Podes sempre retirar alguma água do aquário e depois fazer tratamento, ou seja, em vez de teres 150lts retiras 50 e fazes tratamento nesses 100 (isto uma ideia...).

 

Não te esqueças de aumentar a temperatura para obteres melhores resultados.

 

Vai dando notícias de como corre o tratamento.

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem é um aquario comunitário, apenas com 3 discos, 20 Nariz de Bebado e 5 Imperadores.

 

A temperatura já aumentei 33 - 34.

 

Bem para já (comecei ontem o tratamento), está tudo bem vamos ver o resto.

 

Ontem reparei que aquele disco que não comia, estava com a respiração muito acelarada e apenas uma das guelras mexia, hoje vamos ver, espero bem que já mexam as duas é que ontem a respiração estava mesmo muito acelarada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É normal a respiração acelerada visto que só está a respirar por uma guelra... Isso é normal em muitos destes casos.

 

Convém aumentares a oxigenação da água. Ou através de pedras porosas ou arranjar maneira de movimentar a água à superficie (talvez com a saída de água dos filtros). Com o aumento de temperatura o nível de oxigénio no aqua diminui...

 

Aquilo que não te convém agora é teres um peixe com dificuldades respiratórias e inda por cima com falta de oxigénio. :wink:

 

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pessoal, passado dois dias de tratamento, por incrivel que seja, o disco que estava com os buracos está como novo, pelo menos a olho nu.

 

O outro que tinha o problema da guelra e não comia, também já consegue respirar das duas guelras, mas ainda não come :)!!!

 

Devo continuar o tratamento?

 

Ou continua por mais uns dias até o outro começar a comer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Continua com o tratamento. Isso é tipo as pessoas... não podes parar um tratamento a meio... 8)

 

O outro esperemos que comece a comer em breve. Assim que começar coloca algum FLagyl na comida. Assim consegues um combate mais eficaz a parasitas internos.

 

A dose na comida não sei bem a quantidade. Eu costumo por a olhómetro... :) Não tenho balança de precisão em casa... :D

Não coloques em excesso... não vá o peixe morrer de overdose... :) :D

 

Evita stressar os peixes (nas TPA, barulhos, etc).

 

Outra coisa, também muito importante (para já não), quando estiverem bons tens de baixar a temperatura gradualmente. Nada de baixar 5/6º bruscamente... Corres o risco de aparecerem outras doenças.

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta.

 

Vou continuar então dizer só mais ou menos quanto tempo devo de continuar o tratamento.

 

Já tenho estado a dar flagyl juntamente com a comida, para já acho que o tratamento está a ter resultados muito positivos.

 

Vamos ver o que dá no final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem conforme prometido, aqui estão as noticias mais recentes:

 

O disco que estava com buracos, está cinco estrelas os buracos desapareceram completamente e as barbatanas estão também cinco estrelas.

Como muito bem e anda pelo aquario sem problemas.

 

O disco que não comia e tinha a guelra colada, ainda não come, mas a guelra já descolou. (continua sem comer e como está muito fraco os outros dois atacam-no com regularidade).

 

O que lhe hei-de fazer?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais