Ajuda....filtro


Recommended Posts

Boa tarde.

"Todos são bons".... em função daquilo a que se destinam :cry: .

Se nesse aqua vais só colocar um NEON qualquer um serve :wink: .

Caso vas incluir um "TUBARÃO MARTELO" bom.... escolhe um potente.

:lol: Tens de dar dados + concretos e pormenorizados.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Assim é diferente.

Um bom filtro que faça, umas 5 x hora a agua do aqua.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá TiagoC,

 

há tópicos por aí com diversos planos de construção de sumps. normalmente do lado dos salgados.

 

Tens duas hipóteses, ou usas a função de pesquisa e navegas um bocado pelo fórum, ou fazes um search no Google por "sump plans", por exemplo e encontrarás ainda mais planos que aqui.

 

Existem diversas formas de fazer um sump, e especialmente de fazer a captação de água no tanque principal. Há quem use colunas secas, ou então Overflows.

 

Eu uso um overflow, mas este não apanha o lixo que os mbunas deixam no fundo do tanque, pelo que tenho de recorrer a um filtro interno junto ao nivel do chão, para ir caçando os detritos.

 

Penso que mesmo no caso da coluna seca, terás o mesmo problema dos detritos no fundo do tanque, por isso, na minha opinião, garantindo que se tem um sump apra uma eficaz filtragem biológica, é importante ter algumas powerheads dentro do tanque principal, para manter a água em movimento nas zonas mais mortas de corrente.

 

Relativamente ao tanque que compôe o sump, se por acaso tiveres um tanque antigo com cerca de 80cm, deve ser suficiente para ti.

Depois só é necessário conceber e realizar os compartimentos, distribuir as matérias filtrantes e a bomba de retorno e pimbas... :wink:

 

Quanto à bomba de retorno, tenta adquirir a mais potente que puderes. No meu tanque de mbunas eu filtro a água 10X com o sump. Podes tentar um rácio idêntico. No teu caso, e admitindo que o sump levaria uns 40 L de água, poderias apontar para uma bomba de 4000L/h, que nunca o será efectivamente porque depois há algumas perdas de caudal nas curvas dos tubos de retorno e perdas por altura. Mas mesmo que ficasses no fim com 3800L/h seria muito bom.

 

Além disso podes colocar tb os termóstatos dentro do sump... Mas atenção a um detalhe, convém que tenhas o compartimento do sump bem regrigerado, para que não haja condensação.

 

Se fizeres o móvel em madeira, convém tratar a madeira toda com um produto qualquer para evitar a entrada de humidade.

 

Além disso, cuidado com o design do móvel. Não cries zonas que possam servir de caixa de ressonância. mais tarde terás uma bomba que acabará por transmitir vibrações ao móvel, que se tiver uma zona de ressonância, acabará por se tornar um pouco desagradável de ouvir, dependedo de onde estiver o tanque, claro.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tiago!!!

 

Acho que podes recorer perfeitamente a um Rena XP3 ou a um fluval 404 e para melhorar a circulação da agua aumentas-lhe um Fluval 4Plus que é bom e barato.

É logico que uma sump é sempre uma boa opção para quem tiver espaço

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.