Fórmula para TPA's


Recommended Posts

Desculpem mais este tópico sobre TPA's mas qto mais leio mais me confundo ;)

 

Há alguma fórmula para se calcular o número e a litragem de TPA's de um aqua?

Então para um de cerca de 60 litros... como fazer?

 

Deve-se repousar a água ou pode-se metê-la directamente na torneira? Se for melhor repousar convém aquecê-la antes, tipo no fogão?

 

Há quem junte ainda produto tipo Aquasafe, mas quantos menos químicos, n seria melhor?

 

Muito obrigada pela vossa ajuda! :?

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu pessoalmente uso um programa que eu acho muito util se quizeres está aqui o link :

http://www.aquahobby.com/b_special.php

e carrega em download :wink:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Piscis,

 

Há alguma fórmula para se calcular o número e a litragem de TPA's de um aqua?  

Então para um de cerca de 60 litros... como fazer?

 

Haver um standardizada, nao sei, mas o pessoal costuma usar a percentagem, por exemplo, se o teu aqua tem 60l, equivale a 100% portanto uma troca semanal de 10% a 15% não estaria mal o que equivalia (se fosse 15%) a 9l semanais que trocarias.

 

Eu aconselhava-te a fazer trocas semanais, visto que, o aqua tem 60l. Claro esta que depende da populaçao que tiveres, quanto mais carga organica maior sera a troca que tens que fazer.

 

Deve-se repousar a água ou pode-se metê-la directamente na torneira? Se for melhor repousar convém aquecê-la antes, tipo no fogão?

 

Sim, deve-se deixar repousar a agua, e aquece-la com outro termostato, para que nao haja choque termico para os peixes, ja li que este choques termico provocam debelidade no sistema imunitario do peixe, e ele fica mais susceptivel de contrair alguma doença ou parasita.

 

Há quem junte ainda produto tipo Aquasafe, mas quantos menos químicos, n seria melhor?

 

O aquasafe, "tira" o cloro, cloramina, e outros "produtos" da agua, e apenas uma mais valia para quem acha que a sua agua de torneira tem quantidades anormais dessas tais substancias, eu nunca usei, deixando repousar o cloro sai por si mesmo, evaporando.

 

Penso que fui esclarecedor...

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada aos dois!

Foi muito esclarecedor.

:wink:

Mas só tenho mais uma dúvida: repousar água por 24/48 horas é o suficiente não é? É o que tenho feito...

 

Obrigada :!:

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha formula para TPA é directa do cano, repondo só o nível do que evaporou... não retiro agua...

 

e não é por isso que os ramirezis deixam de procriar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha formula para TPA é directa do cano, repondo só o nível do que evaporou... não retiro agua...

 

e não é por isso que os ramirezis deixam de procriar...

 

 

Exactamente... isso foi o que fiz toda a vida nos meus aquas (comunitários!), apenas repunha a água evaporada :) Nunca tive más experiências, no que consta a mortandade de peixes, muito pelo contrário.

 

Mas de facto, todas as publicações e opiniões sobre o assuntoi que tenho lido ultimamente, falam em TPA's. Sempre pensei que a água qto «mais antiga» melhor... :) mas tenho de me render à opinião geral... que as TPA's são mesmo necessárias.

 

Já agora queria esclarecer mais uma coisa: é verdade que os peixes deixam de continuar a crescer se não forem realizadas TPA's?

 

Obrigada pela ajuda e interesse de todos vós!

 

Cumprimentoooos!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade. O mesmo se passa comigo. E se por ventura vinham a morrer, era devido à perseguição de outro peixe.

No ultimo aqua que montei, já lá vão 3 meses ainda não me morreu nenhum, só uma coridora (dentre 3) que desapareceu misteriosamente :?

 

A razão que me levou a começar a fazer TPA's foi por ler algures e em conversa com uma ou outra pessoa, que não fazendo TPA's os peixes deixavam de crescer, por libertação de uma hormona qualquer na água... :roll: De facto, em todos os aquas que fui tendo, os meus escalares, por exemplo, nunca atingiram grandes dimensões... cresceram muito pouco mais que o tamanho com que os adquiri...

O mesmo estou a notar com os peixes deste novo aqua que em 3 meses a sua dimensão não se alterou substancialmente; parece até que estabilizou.

 

Gostava que me dessem a vossa opinião em relação a isto. Será que isto do crescimento dos peixes não passa de um mito ou tem algum fundo de verdade?

 

Muito obrigada pelas vossas opiniões e interesse!

Cumprimentos a todos! :)

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que levantas essa questão... os meus ramis pouco crescem, mas em contrapartida, os cardinais já mais que dobraram de tamanho...

 

Penso que os peixes têm uma altura ideal para crescer, se forem dadas condições nessa altura, eles crescem passado esse tempo penso que já não adianta, pois pouco vão crescer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário plantado com cerca de 220 lts (250 lts brutos) e faço tpa's semanais de cerca de 30 %, medidos a "olhómetro". Quer os peixes, quer as plantas não se queixam, antes pelo contrario. nem mesmo os 4 discus jovens que lá tenho.

Uso água aquecida pelo esquentador, passando por um sistema de dois filtros, um micro de rede e outro de carvão activado (ver fotos), que comprei no AKI. Quando tenho, uso anti-cloro, mas quando não tenho não uso e não noto diferenças.

 

Fotos:

tpadetalhe0ek.th.jpg

 

tpafiltro3il.th.jpg

 

 

tpaaqua1gp.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada por todas as vossas opinões!

 

Miguel Claro, obrigada ainda fotos, mas é pena que não abram :?

Parece-me ser um sistema interessante!

 

Obrigada e cumprimentos a todos! :?

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

As TPAs, não são só para os peixes. Também são para plantas e aproveita-se para limpar um pouco o areão, com o sifão.

Agora, é efectivamente necessário ter cuidado com a temperatura a que se coloca a àgua, uma vez que o choque térmico, despoleta o aparecimento de parasitas, nomeadamente Ictio. Se tiverem Bótias então :roll: como eu descobri...

 

As fotos do Miguel:

 

Fotos:

tpadetalhe0ek.th.jpg

 

tpafiltro3il.th.jpg

 

 

tpaaqua1gp.th.jpg

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas fotos.

 

Uau que bela engenhoca! :cry: Mas de facto parece bastante mais simples do que andar com gerricans ou garrafões e termoestatos... Sobretudo para quem tem grandes quantidades de água para mudar. De facto não é bem o meu caso, porque o meu aqua é de 60l.

 

Contudo, seria viável fazer um sistema semelhante, por exemplo... com uma garrafa de 1,5l cortada no fundo cheia de carvão e fazer passar a agua directamente da torneira por lá e depois directamente no aqua?

 

Já agora o que é um «micro de rede» ? :cry: Esperava elucidar-me com as fotos mas fiquei na mesma eheh É o mesmo que lã/ fibra de vidro?

 

Muito obrigada a todos!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Piscis!

 

O filtro micro de rede (talvez esta não seja a designação correcta) é um filtro em que a água passa por uma espécie de rede finissima, com apenas X microns de permeabilidade.

 

Ou seja, naqueles dois copos verdes que se vêem na foto, estão os filtros, um é o tal de rede e no outro, o de carvão activado.

 

Quanto à temperatura da água, eu tento afinar (também a olhómetro) o esquentador para +/- 27º, mas só no inverno, no verão, quando está calor, vai directa do cano.

 

Ainda sobre a importância das tpas. São vitais para os seres vivos superiores que habitam o aquário, pois só assim é que se renova o seu meio vital, a água. Imagina um grupo de animais ou mesmo pessoas num espaço fechado e estanque. O ar acaba por ficar saturado. No aquário acontece o mesmo com a respiração, as fezes e urina dos peixes, etc.

 

Já às plantas, as tpas fornecem parte dos os micronutrientes indespensáveis à fotossintese; mas não dispensam a fertilização periódica, nos aquários densamente plantados.

 

Para um aquário pequeno, de 60 lts, o melhor é encheres dois garrafões de 5 lts, e deixares a repousar, abertos, uns dias e assim não precisas de anti-cloro. Se ficarem dentro de casa, a água não fica muito fria e podes pôr directamente no aquário.

 

Se a água estiver muito fria e fizer descer a temperatura do aquário mais que um grau, faz o seguinte: não enchas completamente os garrafões, quando os deixares a repousar. No dia da mudança acabas de os encher com água bem quente da torneira, para no total ela fique à temperatura desejada. Fica algum cloro na água, mas em quantidade desprezível.

 

Se criares uma rotina semanal, em que deixas logo a água a repousar para a semana seguinte, as tpas não custam nada e vais ver que o aquário fica muito melhor, mais limpo e os vivos mais saudáveis!

 

Um abraço

Miguel

 

Fotos (parece-me que desta vez vão ficar visiveis!)

Na segunda foto vê-se a magueira ligada à torneira do lava-louça, para isso é preciso desatarrachar o chuveiro e atarrachar uma peça própria para encaixar a mangueira. (tudo do Aki)

tpafiltro4fp.jpg

 

tpadetalhe0ek.jpg

 

tpaaqua6me.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, bom dia!

 

Comprei este material no Aki, mas existe em qualquer hipermercado de Bricolage e tenho a certeza que se for procurar no comércio especializado em material de construção, também encontro e provavelmente muito mais barato, pois os ditos centros de bricolage são sempre muito mais caros.

 

Do preço já não me recordo muito bem, mas penso que ficou tudo por cerca de 50€. Filtros, massas filtrantes e as peças de ligação. As mangueiras eu já tinha. E é material da marca "Gardena". Também existe no Aki. Bem como uma linha branca desse tipo de produtos para rega.

 

Este tipo de filtro de água é utilizado para vários fins, em especial para consumo humano. Eu só uso para as Tpa's.

 

Cumps

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela explicação Miguel. Realmente é o que tenho feito: deixar a água a descansar. E é boa ideia não encher totalmente e no dia meter o resto com água mto quente. Assim a temperatura fica mais compensada.

 

Qto a esse sistema está muito interessante, sobretudo para quem tem aquas de grandes dimensões. Se calhar se fizesses mais uns quantos e vendesses aqui no forum, ainda ganhavas uns trocos :D

Qto a essa rede nicro, compraste tb no Aki? Achas que também é bom para colocar num filtro externo, além dos outros materias, tipo cerâmica e lã de vidro?

 

PS. Já agora bom tubo!!! :?

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Piscis

 

A rede Micro não é mais que uma peça que está dentro de um daquele tubos verdes e consisite numa espécie de novelo de cordel enrolado que a água tem de atravessar.

 

Além dos centros de bricolage, também já vi à venda em loja especializadas em aquariofila, na Redfish ou na Discusworld, por exemplo.

 

Quanto à tubaça foi fixe especialmente porque foi um daqueles dias em que entrei três vezes e estive, no total, cerca de 6 horas na água, sempre a bombar. Foz do Arelho Novembro04.

 

Se quiseres ver a foto, o link é este:

http://img227.imageshack.us/img227/4281/co...ozdoarelho2.jpg

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem nada haver com o assunto... A foz do arelho no ano passado no mês de novembro deu o mês todo altas ondas! Bom tubo, é pena é seres bicudo lol :?

Um abraço e boas ondas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando o "off the reccord"...

 

Bicudos ou bodyboarders... os peixes chegaram lá primeiro eheheh :oops:

 

Boas ondas e bons.. aquas!

 

Ps. Foz do Arelho é simplesmente lindooooo!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.