doenca da Columnaris em discus IMPORTANTE!!!!!!


five pra one

Recommended Posts

boas

 

bem ca estou eu a relatar o que se passou com um dos meus discus, entao foi assim:

 

num belo dia reparei que o peixe tinha na barbatana caudal zonas mais brancas n liguei muito pois estava a medicar para parasitas das guelras e pensei que fosse uma acumulaçao de muco naquela zona. no dia seguinte estava a abrir um buraco pequeno. n mediquei imediatamente pois n sabia do que se tratava e era o ultimo dia do tratamento para parasitas. dois dias depois o buraco ja estava o triplo, tudo indicava para que fosse um ataque bacteriano, por isso mediquei com bactopur direct, e um fungicida da waterlife.

 

nos 3 dias seguintes(dias de tratamento) abriu mais um buraco na parte de baixo da barbatana caudal e as barbatanas de cima e de baixo tambem ja estavam a começar a ficar afectadas, decidi entao cortar as partes afectadas da barbatana caudal e desinfectar com betadine concentrado. a boa noticia e que resultou mas ja se estava a espalhar pelo peixe todo e n podia cortar as barbatanas todas ao peixe.

 

fiz uma pesquisa aprofundada no livro do ictiologista Gerald Bassleer e os sintomas eram iguais a columnaris disease.

 

no livro dizia que era uma doença fulminante e que o medicamento a usar seria niforpirinol ou entao um novo tipo de droga a enrofloxacina( nome do medicamento BAYTRIL da empresa BAYER).

 

por esta altura o peixe ja começava a andar de barbatanas fechadas e escondido mas ainda se alimentava. decidi entao arriscar pela nova droga fui a farmacia e comprei em suspençao(liquido) administrei 10ml por cada 100 litros(quantidade indicada pelo Bassleer)durante 7 dias.o peixe começou entao a melhorar gradualmente e os buracos começaram a sarar.

 

agora apesar de ainda ter alguns buracos eles estao a começar a fechar e o peixe ja anda de barbatanas abertas e a comer lindamente.

 

resumindo e concluindo o niforpirinol n fez nada, o que ainda atrazou o seu progresso foram as desinfeccoes com betadine dermico e o que as matou foi a enrofloxacina( o BAYTRIL).

 

fica aki o meu relato. achei importante partilhar pois esta doença avança rapidamente e se o diagnostico e respetivo tratamentos n sao feitos rapidamente o peixe é consumido pela bacteria num instante.

 

espero que ajude

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente.

Devias era pô-lo no tópico genérico de doenças de discus, "inamovivel" deste forum.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alem do baytril na agua, tb embebiamos uma vez por dia o granulado no medicamento.

 

infelizmente, e por falta de lembrança, n tiramos fotos para fazer aocmpanhar o texto, mas aina lhe vou tirar uma foto daqui a bocado... apesar de aparentar ja estar boa, as barbatanas ainda estam lesadas, por isso da para ver qq coisa.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma achega.

Gosto bastante dos medicamentos da Waterlife.

Nestas situações tenho usado o Myxazin (acho que se escreve assim) com muito bons resultados.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ainda bem que gostram do topico. tentei descrever o mais detalhadamente que consegui mas ha sempre alguns detalhe que falham como o do medicamento no granulado, mas o meu irmao ja se emcarregou disso

 

as fotos estao muitissimo boas, podemos ver bem o aspecto de ferida que as barbatanas apresentam e depois evolui para necrose do tecido.

 

vao postando os vossos comentarios e duvidas que tenham a cerca do nosso procedimento,

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais