FredSilva Publicado Dezembro 6, 2005 Publicado Dezembro 6, 2005 Boas, Tenho um aquário de 240L com muitas plantas, 4 discus uns néons uns otos e pouco mais, ultimamente comecei a detectar nitratos e decidi montar uma sump para um melhor desempenho a nível de filtragem, pois o JBL250CristalProfi deixou de ter o desempenho desejável quando comecei a ter discus, devido á “poluição” que eles produzem e da própria comida “poluidora”. A questão é, o que devo meter na sump? Eu fiz o seguinte, meti fibra de vidro á entrada com as biobolas a fazer um sistema de seco/molhado nas próprias biobolas, em cima de uma mistura de argila expandida, com areão vulcânico por onde a agua passa. As trocas de água são feitas com água que está num recipiente de 100L com um filtro de cerâmica, turfa e bomba de ar. Acham que está correcto? Obrigado Cumprimentos Frederico Silva. Citar
Joao Machado Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 Na minha opinião a sump deverá fazer 2/3 tipos de filtragem: - Mecanica -> Esponjas: de preferencia teres uma de "poro" maior à entrada na sump que deverá ser limpa MUITAS vezes. Depois deverias por mais uma ou duas ou três, sempre com a porosidade a diminuir. - Biologica -> "Substrato de fixação de bactérias": Bioballs, rolos de cabelo, ceramica, tubos cortado aos bocados, etc. - Quimica -> QUANDO NECESSÁRIO -carvão, turfa, etc, etc. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
FredSilva Publicado: Dezembro 7, 2005 Autor Publicado: Dezembro 7, 2005 Obrigado João. Então vamos lá ver se o que eu estou a pensar em fazer está correcto. Seria meter no filtro JBL só esponja como dizes, e a agua passava pelo seco/molhado e cerâmicas na sump, e em 3 gavetas de esponjas no filtro. Que dizes? Mais uma pergunta, os diferentes tipos de filtragem biológica servem para diferentes tipos de bactérias, ou elas fixam-se melhor em vários tipos de materiais? Obrigado. Citar
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 Tudo certo. Os varios materias foram meras sugestões. Convém ser uma material que não obstrua com facilidade e como uma grande superficie, por expl. as Biobolas. à entrada na sump deves também por esponjas para que as impurezas em suspensão na àgua não cheguem às bactérias. Ao reler agora o tópico vi que falas de NITRATOS. Isso só se elimina com TPAS. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
rasec Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 (...)Ao reler agora o tópico vi que falas de NITRATOS. Isso só se elimina com TPAS. JPM Ou com uma planta na Sump que te consuma muitos nitratos, por exemplo (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], salvinia... Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Recommended Posts