Fertilizantes?


Dream_in

Recommended Posts

Boas. Plantei recentemente o meu aquario mas em vez de colocar substrato (seria dificil!) como fertilizante, comprei uns FertiStiks da "aquatick nature" que foram caros e as plantas estão a ficar amarelas e outras estão mesmo a apodrecer. Penso que é falta de nutrientes.

 

Gostava q me indicassem algum fertilizante liquido ou em pó que fosse barato e eficaz. Já ouvi dizer q os das plantas normais também servem com uma diluição adquada. É verdade?

Aquário nosso que estais no Céu, santificados sejam os vossos peixes, assim na água doce como na salgada...venha a nós o dinheiro p/a manutenção e perdoai-nos a nossa conta de electricidade...Amen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para sabermos se é ou não falta de nutrientes diz-nos o setup completo do aquário.

 

Gostava que (palavra corrigida) me indicassem algum fertilizante liquido ou em pó que fosse barato e eficaz. Já ouvi dizer que (palavra corrigida) os das plantas normais também servem com uma diluição adquada. É verdade?

 

Eu não me metia nisto. Normalmente estes fertilizantes trazem doses brutais de N-P-K

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas então aqui vai:

 

Dimensões: 80x30x40 cm

 

Iluminação: Calha com lampada silvania 18w e 10000k

 

Filtro Interno (350l/h)

 

Areão fino.

 

Sei que a iluminação tb é insuficiente. O que aconselhas? Obrigado

Aquário nosso que estais no Céu, santificados sejam os vossos peixes, assim na água doce como na salgada...venha a nós o dinheiro p/a manutenção e perdoai-nos a nossa conta de electricidade...Amen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, quase de certeza que o teu problema é falta de luz.

Vejamos, a regra que se aconselha para um plantado nos aquários é de 0,8w por litro, segundo os meus calculos deves ter uns 80 litros de àgua, logo devias ter de luz pelo menos 65 w.

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado pela dica. O meu problema é q a minha lampada é de 60 cm de comprimento e não sei se arranjo uma com essa potência e se terei q mudar também o balastro e o arrancador. Cumprimentos

Aquário nosso que estais no Céu, santificados sejam os vossos peixes, assim na água doce como na salgada...venha a nós o dinheiro p/a manutenção e perdoai-nos a nossa conta de electricidade...Amen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Tens uma alternativa, que é muito viável e por experiência própria estou a dar-me bem. Com umas lãmpadas PL-L com suportes 2G11 2x24w e um balastro electrónico 2x 24w e voilá tens o problema resolvido.

Ficas com um total de 66w.

Se perferires e eu aconselho fazer com um balastro electronica de 2x36w e as respectivas 2 lãmpadas de 36w PL-L com o mesmo suporte(2G11) e eleminas a de 18w que tens, ficas com 72w no total.

 

 

Cumps

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Babo, achei as propostas interessantes. Será q encontro esse material em lojas como o Mestre Maco ou Maxmat? Ou terei q ir a uma loja da especialidade? Por quanto me ficaria aproximadamente uma ou outra alternativa? Obrigado pela ajuda. Cumprimentos

Aquário nosso que estais no Céu, santificados sejam os vossos peixes, assim na água doce como na salgada...venha a nós o dinheiro p/a manutenção e perdoai-nos a nossa conta de electricidade...Amen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dream_in

Eu não tive dificuldade nenhuma em encontrar esse tipo de material, pois confesso que tem a haver com a minha profissão e já conheço algumas casas que têm esse tipo de material.

Tenta numa casa da especialidade de armaduras e ou armazéns de material electrico. Porque este tipo de material é muito usado em montagens profissionais. Todavia se na tua localidade tiveres um Leroy, que é tipo aki eles costumam ter.

Espero ter ajudado.

Cumps

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Por quanto me ficaria aproximadamente uma ou outra alternativa?  

 

As lãmpadas são relativamente mais baratas que as de aquarifilia xpto.

Depende do tipo mas andam entre os 5€ e os 12€. Se quiseres uma lãmpada de duas cores (que é as que eu uso) 12€ + -, se quiseres uma com uma temperatura a rondar os 6500ºk fica na ordem dos 7€ + -.

O meu esquema que te aconselho é: uma de 36w Branca/azul ou vermelha de 10000ºK(exemplo Jebo Blanc/Blue 10000ºK ou Blanc/Red 10000ºK) e uma de 36w só branca de 6500ºK(exemplo uma philips PL-L 865/4p).

Quanto aos Suportes não me recordo mas sei que são valores baixos.

O pior são os balastros electrónicos que rondam dos 20 a 30 aerios :wink: .

Mas vale a pena. Uma das vantagens é os baixos consumos e bom lux para as plantas, as baixas temperaturas dos balastros electrónicos e são mais certinhos para a duração das lâmpadas.

 

A outra alternativa é tu aproveitares a que tens e acrescentar uma de 55w PL.

Fica-te mais barato pois só tens que investir em um suporte 2G11, um balastro de 55w e uma lãmpada.

 

Espreita aqui para veres as lãmpadas

 

http://www.temploaquatico.pt/index.php?area=0

 

Espero ter ajudado, qualquer dúvida...Diz

 

Cumprimentos

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais